Design de Produtos é pra mim?

Saiba mais sobre o que é design de produtos, mercado de trabalho, como construir uma carreira na área e mais sobre o curso da UNISUAM!

29/07/2021 por Julia Abreu

Como o próprio nome já sugere, o Design de Produtos é uma área do design voltada para a solução de problemas referente a produtos e, também, é o mais novo curso de Graduação da UNISUAM.

A área oferece uma gama de possibilidades de atuação, mas ainda intimida aqueles que acreditam não ter o dom da criatividade.

Quer saber mais sobre a área e ter certeza se Design de Produtos é ou não pra você? Então, dá uma conferida nesse post, em que destacamos os principais momentos da live sobre o curso de Design de Produtos da Maratona Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

Entendendo Design de Produtos

Para a Profª Nanda Guima, na sua essência, o design serve para investigar um problema, definir, tratar e entregar uma solução para o cliente.

“Esse conceito pode ser aplicado a uma variedade de áreas do design”, afirma ela.

No caso dos produtos, basta dar uma olhada no seu entorno e você notará que estamos rodeados deles, seja uma cadeira, uma mesa, um computador, uma garrafa de suco, entre outros.

Por serem objetos com os quais estamos todo o tempo em contato, surge a importância de ter um profissional de design na elaboração desses produtos, pois é ele que vai se preocupar com o projeto, o conceito, a ergonomia, a sustentabilidade, dentre outros fatores que impactam no uso destes objetos.

Dá pra ser Designer sem saber desenhar? E a criatividade?

Criatividade e desenho. Ambas habilidades podem assustar alguns candidatos que desejam seguir a carreira, mas pensam “não sei desenhar, será que vou dar certo em Design de Produtos?”.

Antes de mais nada, é preciso estabelecer que o aluno não precisa, necessariamente, saber desenhar algo para ser Designer, porque quando há a necessidade de ilustração em um projeto, em geral, se contrata um profissional especializado nessa área.

? 15 cursos gratuitos e online sobre Design, Arte e Criatividade

Para o Designer, o importante é saber se expressar graficamente e isso ainda no espaço físico, ou seja, ter a ideia de como será o projeto antes mesmo de ir para o digital.

Tanto essa capacidade de expressão gráfica quanto a criatividade são habilidades que podem ser desenvolvidas por meio da prática, estudo, observação e até ao conhecer e conversar com pessoas de outras áreas e é isso que o curso, no novo modelo MUDE, propicia ao aluno.

Carreira e mercado de trabalho

Design de Produtos é uma área com amplas possibilidades de atuação. No mercado atual, muito se fala de criar experiências e, quando falamos de produtos, essa experiência tem início lá na parte de criação, quando tudo ainda é um projeto, passando pela sua produção, como é vendido, se o cliente teve ou não as suas necessidades satisfeitas. Tudo funciona como um ciclo em que o feedback de cada etapa do processo serve para aprimorar o produto e a experiência em torno dele.

Nesse sentido, o Design de Produtos é pensar no todo, entendendo a necessidade do outro e como solucioná-la. Quando pensamos na atuação desse profissional em

toda a cadeia, isso abre um vasto campo para trabalho.

Além disso, um produto também pode ser um item de posicionamento político, social, cultural, como bem lembrou o Prof. Gustavo Jucá – Coordenador do curso.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Ele deu o exemplo de marcas como a Apple, que criou o Iphone, um produto que já nasceu com um diferencial de tecnologia e estilo, mas que está sempre em evolução.

Então o Designer precisa estar sempre atento ao que as pessoas querem e precisam, pois o Design de Produtos é um processo inquietante, que está sempre melhorando.

Outro ponto para manter atenção é na versatilidade da profissão. O Designer pode ser freelancer, trabalhar em empresas ou empreender, vai do gosto e objetivo de carreira de cada um, mas a área é bem versátil e existem muitas possibilidades a serem exploradas. Isso ficou mais em evidência com a pandemia.

Esses foram os principais momentos da live, mas você pode conferir tudo o que foi falado no vídeo completo abaixo:

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui.(link para a playlist)

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Design de Produtos com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Design de Produtos UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.