Como é o curso de Psicologia?

Saiba mais sobre o curso de Psicologia da UNISUAM e fique por dentro das tendências de mercado e oportunidades!

31/08/2021 por Julia Abreu

A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais dos seres humanos e está ganhando cada vez mais notoriedade na sociedade, principalmente agora com a pandemia do coronavírus, em que as medidas de isolamento social trouxeram à tona algumas questões de ordem mental.

E, pra explicar como é o curso e o mercado de trabalho para a Psicologia, convidamos o Prof. Jorge Sobrinho, coordenador do curso na UNISUAM, e a Ingrid Moura, egressa do curso e psicóloga bilíngue, para a maratona de lives do projeto Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

O curso de Psicologia dentro do novo modelo MUDE

O curso de Psicologia da UNISUAM existe há mais de 10 anos e, agora, está passando por uma transformação com a implementação do MUDE, o novo sistema de ensino da UNISUAM baseado em competências.

O Prof. Jorge Sobrinho conta que esse novo modelo vem agregar ainda mais experiência e conhecimento, principalmente pela possibilidade de trabalhar casos reais ao longo de toda a formação. E outro grande diferencial é o fato dos alunos já terem contato com essa prática desde o primeiro módulo.

A ideia é que, a cada semestre, exista um módulo que agregue um conjunto de desafios, incluindo a resolução de casos reais e o desenvolvimento de um projeto baseado nessas situações, que permitirão ao aluno o desenvolvimento de competências específicas demandadas pelo mercado de trabalho.

Outro destaque é o professor, nesse novo modelo, atuando mais como um mentor, aproximando-se mais do aluno para entender suas potencialidades e dar feedbacks individuais de pontos a serem melhorados, dessa forma, o aprendizado torna-se mais moderno e dinâmico.

Mercado de trabalho para o psicólogo

O psicólogo possui um amplo campo de atuação, e o Prof. Jorge comenta que a área de Psicologia Organizacional tem oferecido muitas oportunidades, inclusive, com forte demanda de estagiários, o que permite ao aluno atuar desde cedo na carreira, obtendo a experiência necessária para conseguir boas colocações no mercado de trabalho ao fim do curso.

A área clínica da Psicologia, que talvez seja a mais conhecida, também é uma oportunidade, porém os profissionais que desejam ir por esse caminho precisam desenvolver mais o seu lado empreendedor, já que é necessário abrir o seu próprio consultório e, com isso, aprender a lidar com questões administrativas, diferente de quando se trabalha para uma organização.

A Ingrid, egressa do curso de Psicologia da UNISUAM, conta que os estágios foram essenciais para ela adquirir essa experiência e se encontrar como profissional, pois teve a oportunidade de se envolver em diferentes áreas da Psicologia, com destaque para sua atuação na clínica escola de Psicologia da UNISUAM, o SPA — Serviço de Psicologia Aplicada, onde ela teve contato tanto com os atendimentos quanto com a parte administrativa, o que a auxiliou a gerir seu próprio consultório.

De acordo com o Prof. Jorge, a saúde mental é um campo que está crescendo cada vez mais, principalmente na iniciativa privada, com empresas como a AMBEV, que criou uma Diretoria de Saúde Mental, e a própria UNISUAM, que desenvolve um forte trabalho com seus colaboradores e conta com a participação dos alunos do curso nesse processo.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Qual o perfil do psicólogo(a)?

O humano é um ser complexo e para o Prof. Jorge, o(a) aluno(a) que deseja ingressar no curso de Psicologia precisa ter interesse por essa complexidade, além de facilidade para se conectar com as pessoas ao seu redor e o desejo em ajudá-las a mediar e resolver conflitos.

Para a Ingrid, é interessante falar sobre perfil porque ela acredita que o psicólogo vai se moldando junto aos profissionais que estão ao seu redor, porém ele já tem a sua essência. “O perfil não é questão de ser moldado dentro do curso de Psicologia, mas sim você trazer a sua essência para dentro do curso e se moldar ali”, afirma ela, reforçando também que é importante amar o que se faz e acreditar no seu potencial.

Ela comenta, ainda, que o mais importante em todo esse processo é entender quais as suas motivações para seguir essa carreira e que, a partir disso, o candidato deve investigar se o curso vai satisfazer essas necessidades. No caso dela, o que a fez optar pelo curso da UNISUAM foi o fato da inclusão e a possibilidade de se especializar em Libras, área pela qual ela já nutria interesse antes mesmo de começar o curso.

Quer saber o que mais rolou nesse bate-papo? Então assista ao vídeo completo abaixo:

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui. (link para playlist)

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Psicologia, com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Psicologia UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.