Como é o curso de Farmácia?

Saiba mais sobre o curso de Farmácia da UNISUAM, fique por dentro das tendências do mercado e como se tornar um bom profissional da área!

09/08/2021 por Julia Abreu

No passado, os boticários eram os responsáveis por manipular e prescrever medicamentos às pessoas enfermas. Hoje, esses profissionais evoluíram e são conhecidos como Farmacêuticos e, ao contrário do que acontecia no passado, agora possuem muitas ferramentas e um vasto conhecimento ao seu dispor para atuar na cadeia de produção de medicamentos, desde a indústria até a administração ao paciente, para o consumo racional e seguro.

É uma profissão milenar com muitas possibilidades e, por isso, convidamos a Profª Vanessa Índio do Brasil, Coordenadora do curso na UNISUAM, e as Egressas, Adriana Santiago e Aline Barreto, para bate-papo sobre o curso de Farmácia na maratona de lives do projeto Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

Como é o curso dentro do novo modelo MUDE?

O curso de Farmácia UNISUAM é repleto de atividades práticas realizadas nos laboratórios, na farmácia escola, com o serviço clínico da CLESAM, entre outros.

Agregando ainda mais a essa prática, o curso aderiu ao novo modelo de ensino, o MUDE, que, ao invés de trabalhar disciplinas por períodos, trabalha com o desenvolvimento de competências por meio de módulos. Assim, em cada módulo, os alunos recebem mentoria de profissionais da área da Saúde, incluindo Farmacêuticos, e precisam elaborar um projeto baseado em situações reais.

A ideia é aproximar o aluno o máximo possível de situações que acontecem no dia a dia do Farmacêutico para que ele possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para atuar em uma área específica da Farmácia.

Com isso, ao final do módulo de Farmácia Clínica, por exemplo, ele estará apto para ir em busca de oportunidades nessa área, sem ter que esperar até o fim do curso.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Dessa forma, os conhecimentos em comum estão agregados no mesmo módulo, formando uma competência necessária para o profissional e facilitando que os alunos desenvolvam o pensamento crítico, a comunicação, o trabalho em equipe, a criatividade, entre outros.

Profª Vanessa relembra que esse modelo já não segue a ideia do ensino bancário, em que a pessoa só recebe.

“Ela tem que trocar, interagir e quando mudamos para esse modelo de mentoria, existe isso, tanto para o Professor quanto para o aluno, pois o ensino é uma construção conjunta”, afirma ela.

Farmácia é um oceano de oportunidades

A Farmácia é uma área com muitas oportunidades de atuação e esse foi um dos maiores motivos que levou a Adriana a optar pelo curso.

Ela, que é Egressa da primeira turma do curso de Farmácia UNISUAM e também aluna do Mestrado em Desenvolvimento Local, conta que iniciou a sua carreira na Estética e estava em busca de algo que pudesse agregar à sua profissão e acabou escolhendo a Farmácia.

Adriana destaca que com o curso se viu em meio à uma amplitude de recursos, foi incrementando, cada vez mais, a sua carreira e, hoje, atua como Farmacêutica Esteta, Acupunturista e também é Professora.

Aline, Egressa recém-formada, também escolheu o caminho da Farmácia pelas inúmeras possibilidades de áreas de atuação, optando pela área de Farmácia Clínica e Comunitária, sua grande paixão.

“Pra mim, poder trabalhar com o cuidado do amor de alguém é o que me encantou nesse curso”, disse ela.

Profª Vanessa também reforça a alta empregabilidade da área, lembrando que é muito difícil ver um Farmacêutico desempregado, uma vez que o profissional pode atuar em centros de pesquisa, no desenvolvimento de vacinas, nas indústrias farmacêuticas, nas grandes redes de farmácia e, ainda, na área de Farmácia Veterinária, que vem crescendo bastante nos últimos anos.

Quer saber o que mais elas falaram? Então, assista ao vídeo completo abaixo.

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui(Link para a Playlist).

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Farmácia com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRICULAS ABERTAS

Conheça o curso de Farmácia UNISUAM!

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.