O que está procurando?

BLOG

Voltar

5 dicas para aproveitar o Centro do Rio

Tem muitas coisas boas para fazer no Centro do Rio: cultura, lazer e entretenimento são os pontos fortes da nossa Cidade.

  • Nota 10

02/02/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Fundada em 1565, a Cidade recebeu o nome de  São Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem ao rei de Portugal da época, Dom Sebastião. Mas o Centro do Rio só começa a virar bairro em 1567, quando os portugueses que fundaram a cidade passam a ocupar o antigo Morro do Castelo. A partir daí, começa a expansão e o Centro do Rio a ganhar forma com quatro freguesias: São Sebastião, que era a sede do Morro do Castelo; Freguesia da Candelária, Freguesia de São José e Freguesia de Santa Rita. 

 

No início do século XX, houve um processo de modernização do centro da Cidade, que abriu avenidas importantes, como a Avenida Central (atual Avenida Rio Branco) e, alguns anos mais tarde, o Morro do Castelo foi derrubado, dando lugar à atual região do Castelo. A última revitalização do Centro do Rio aconteceu em 2009 com o Porto Maravilha, que fez alterações importantes nas ruas e em alguns prédios da região.

 

Reduto da economia da Cidade, dos principais espaços de cultura, lazer e palco de grandes acontecimentos históricos, o Centro do Rio tem muitas oportunidades, onde os cariocas de todos os bairros se encontram e acendem, dia após dia, a alma da Cidade Maravilhosa. Confira abaixo cinco dicas incríveis do que fazer por essas ruas cheias de histórias:

 

1 – Visitar os mais variados tipos de Museus 

 

Museu Nacional de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes

 

O Centro do Rio possui museus para todos os gostos. Dos mais antigos, como o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Histórico Nacional, aos mais modernos, como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio,  é possível conhecer todos eles indo a pé entre um e outro. As igrejas também oferecem uma verdadeira aula de história em sua arquitetura e muitas possuem acervos muito ricos, seja no valor das peças, seja no valor cultural.

 

 

2 –  Usufruir das mais belas Bibliotecas 

 

Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Português de Leitura

 

Começando com a Biblioteca Nacional, que guarda todo acervo bibliográfico documental do Brasil, e que possui uma arquitetura de encher os olhos. O local possui visitas guiadas e a pesquisa ao material pode ser consultada gratuitamente. Da mesma forma, o Real Gabinete Português de Leitura, que só de entrar já tira o fôlego de qualquer pessoa, tamanha a beleza do lugar e a grandiosidade do acervo. Ambos os locais foram construídos no século XIX e guardam obras raras e fundamentais.

 

 

3 – Curtir as programações dos Centros Culturais 

 

CCBB RJ

Centro Cultural Banco do Brasil

 

O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços mais diversificados para o carioca que busca, em um mesmo lugar, cinema, galerias, teatro, livraria, café e biblioteca. Com entrada gratuita, sempre abriga exposições famosas e renomadas no mundo todo. Ao lado, ainda é possível conhecer o Centro Cultural dos Correios e a Casa França-Brasil. Andando um pouquinho, Caixa Cultural também sempre oferece boas programações.

 

4 – Conhecer todos os redutos culturais a céu aberto

 

Saara RJ

Saara

 

Não tem como ir ao Centro do Rio e não passar pelo Saara. O centro comercial mais popular, localizado em algumas das ruas mais antigas da cidade, abraçou sotaques de todos os lugares do Brasil e do mundo, e possui 800 lojas que vendem tudo o que se possa imaginar. O local perfeito para fazer umas comprinhas, experimentar sabores e temperos variados, e economizar ao mesmo tempo.

 

 

5 – Estudar na UNISUAM Centro

Campanha Vizinhos

 

Isso mesmo! A UNISUAM acaba de inaugurar uma nova unidade no Centro do Rio. Localizado na Rua Camerino, 132, o antigo Polo passa a ser uma unidade com 50 cursos de Graduação entre as modalidades EAD e presencial, que contam com uma estrutura de laboratórios para proporcionar bastante prática. Isso tudo a dez minutos da Central do Brasil, com facilidade de acesso e condução para todos os lugares.

 

Os cursos presenciais oferecidos são: 

Administração

Ciência Contábeis

Gestão de Recursos Humanos

Logística

Engenharia Elétrica 

Engenharia Mecânica

 

Clique para conferir os 44 cursos da modalidade EAD.

 

E para quem trabalha ou mora no Centro do Rio ou bairros adjacentes, como São Cristóvão, Benfica, Complexo da Maré, Gamboa e Santo Cristo, ainda garante 53% de desconto na mensalidade com a Campanha Vizinhos. è só levar um comprovante de residência ou declaração de trabalho com o endereço que o desconto é garantido. Junto com ele, todas as vantagens da UNISUAM, como o Preço Fixo e o Combo Coruja. 

 

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!