Aluna de Jornalismo da UNISUAM tem trabalho aprovado em Congresso Europeu

Karen Ferreira Fraguas defendeu o TCC "A Oposição Inconciliável entre Fake News e a Ética Jornalística" que será apresentado no Congresso Qualis'22 em Portugal.

15/08/2022 por Carolina Grimiao

Motivos para comemorar não faltam. A aluna Karen Ferreira Fraguas, de apenas 25 anos, é a mais nova jornalista formada na UNISUAM e já começa a sua carreira com uma grande conquista: vai levar seu trabalho final, defendido na conclusão do Curso, para um importante congresso internacional, o Qualis’22, a ser realizado em Coimbra, Portugal, de forma híbrida, no próximo mês.

Certa de querer seguir a profissão jornalística desde pequena, a jovem conta que sempre foi muito curiosa e que assiste bastante aos telejornais: “Eu sonhava em ser repórter, fazer grandes matérias, viajar e mostrar a verdade de um assunto, debater e passar informação”, relembra. A decisão de vir para a UNISUAM se deu por uma experiência positiva na família e por ver na grade curricular o que ela buscava:

“Foram anos de muita dedicação, professores que abordavam temas que faziam sentido na aprendizagem e na criação de valor e importância, que são exemplos de profissionais e me deram confiança. O tema do meu trabalho eu escolhi por causa da Professora Vanessa Paiva, da matéria de Ética. O empenho em se fazer entendida nas considerações e de mostrar o que é certo e esperado de um profissional fez toda a diferença”, destaca.

O tema que a jovem se refere é o do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Intitulado  “A Oposição Inconciliável entre Fake News e a Ética Jornalística”, Karen relata que foi durante os debates, onde começou a ficar preocupada com o destino da profissão, que refletiu sobre a forma como o jornalismo é colocado nas redes sociais, nos debates políticos e nas reportagens em geral. Como não queria ser mais uma aluna a falar sobre fake news, tema que está muito presente no meio acadêmico da área, ela deu um novo olhar ao assunto:

“Eu quis ir mais fundo e falar sobre como essas notícias falsas ferem a ética do jornalista, como é vergonhoso que um profissional receba e aceite disseminar informação falsa conscientemente, e, quando não existe a consciência, como é falha a atuação desse jornalista na apuração. Independente da posição política, é inaceitável que propaguem uma meia verdade ou inteira mentira só para ter número de vendas ou clicks. Para isso, utilizei o Código de Ética dos Jornalistas para mostrar onde as fake news ferem a ética e o motivo. Também busquei por alguns portais de fact-checking (checagem de fatos) e fui descobrindo alguns autores para ler pesquisas já feitas sobre isso”, explica.

?Veja também: Escola de Comunicação e Marketing da UNISUAM sob nova Coordenação

Foi durante a defesa do trabalho que a banca, composta pelos professores Ediana Avelar, Nilmar Figueiredo e Vanessa Paiva, incentivou a jovem a procurar por congressos. Percebendo o potencial da sua orientanda, a Professora Vanessa realizou a inscrição de Karen no evento acadêmico Qualis’22, que inicialmente não acreditou na possibilidade de ter o seu trabalho aceito:

“Depois de uma semana eu recebi o e-mail e fiquei anestesiada de ter um trabalho aprovado e convidado a participar de uma bancada internacional sobre Metodologia de Investigação. Felicidade é uma das palavras que melhor descrevem, mas não é a única. Sinto que finalizo a graduação com dever cumprido, pois acho meu tema extremamente relevante, uma vez que a ética jornalística está em crise. O mundo precisa de tudo ‘pra ontem’, de forma instantânea e esquece da apuração e do poder que a palavra e a informação tem. Ainda nem acredito que é verdade!”, comemora.

Para a professora da Escola de Comunicação e Marketing da UNISUAM, Vanessa Paiva, o trabalho da jovem tem muito a contribuir à sociedade: “Orientar o trabalho da Karen foi um prazer. Digo isso não apenas pelo fato de ela ter sido uma aluna muito dedicada ao longo de toda a graduação em Jornalismo, mas também por entender que o tema por ela escolhido é de alta relevância no cenário atual. Refletir sobre fake news e ética jornalística é um serviço que se presta à sociedade democrática. O resultado disso pôde ser visto na defesa do TCC, que rendeu ótimas reflexões e valiosos elogios tecidos pela banca. Fico muito orgulhosa de fazer parte dessa história.”

Cheia de sonhos, Karen pretende dar sequência aos seus estudos: “Estou buscando por uma Pós que se enquadre na área de Metodologia e Investigação Jornalística e também estou olhando para o Marketing. Ainda não sei exatamente sobre o que estudar, mas não vou parar por aqui. A aprovação no congresso me fez querer me dedicar mais e, quem sabe, poder criar outro trabalho e contribuir mais com a sociedade jornalística”, conta.

Em meio a uma trajetória nem sempre fácil, hoje a jovem respira aliviada e esperançosa para seguir em frente: “Queria deixar um espaço para agradecer à Vanessa Paiva, que me inscreveu, acreditou e acompanhou o meu desenvolvimento. Comecei a matéria de Conclusão no meio do ano passado, mas abandonei por uma perda irreparável na minha família. Ela me apoiou assim que eu voltei falando sobre o tema e que também sofria com os meus sumiços por causa de trabalho e filho. Sou muito grata à UNISUAM por aprender na prática e ser desafiada. Me fizeram entender que eu não buscava o diploma e sim, que eu buscava aprendizado e orientação para ser uma jornalista consciente, pensante e atuante.”

Venha para a Escola de Comunicação e Marketing da UNISUAM e esteja pronto para voos cada vez mais altos!