A Páscoa pelo mundo

Com comemorações peculiares, descubra como a Páscoa é celebrada em diferentes culturas ao redor do mundo

05/04/2023 por Fernando Moura

Sabemos que Páscoa é uma festa religiosa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo em todo mundo. Sabemos também que a data é marcada pelo consumo de ovos de chocolate, trazidos pelo Coelhinho da Páscoa.

O que muitos não sabem é que essa tradição não é retratada da mesma maneira em todo o mundo. Alguns países na Ásia e Europa tem maneiras bem peculiares de celebrar a data. Vamos conhecer algumas:

Páscoa na Finlândia

Uma semana antes da Páscoa, as crianças saem às ruas fantasiadas e pedindo gostosuras, assim como no Halloween, mas com uma missão adicional: enfeitar as ruas com fitas coloridas.

O sábado, na cultura tradicional finlandesa, é o dia em que as bruxas andam soltas e, por esse motivo, fogueiras são queimadas para afastar os maus espíritos.

Páscoa na Austrália

O coelho é o mascote da Páscoa no Brasil, na Austrália, o mascote já é outro. Mas, para sua surpresa, não é o canguru.

Na Austrália, os coelhos são vistos como pragas, por esse motivo, o país adotou o Bilby, um pequeno marsupial da mesma família dos cangurus e que vive ameaçado de extinção. Parte do dinheiro arrecadado na data, é revertido para um fundo de proteção ao animal.

? Se liga na parceria: UNISUAM realiza oficina de chocolate para mulheres do Complexo do Alemão

Páscoa na Grécia

Berço da civilização ocidental, o país localizado no sudeste europeu também tem uma maneira especial de celebrar a Páscoa.

? Descubra: Especial de Páscoa: como Empreender na Gastronomia?

Segundo a tradição, o ovo simboliza a vida e o vermelho, o sangue de Jesus. Por esse motivo, os ovos de galinha são pintados de vermelho e distribuídos para os convidados da celebração. Então, como reza a lenda, eles devem encostar um ovo no outro até rachar. O último que tiver seu ovo rachado, terá sorte no próximo ano.

Páscoa na França

Algumas cidades da França tem uma uma das celebrações de Páscoa mais peculiar e diferente do mundo.

Em toda Segunda de Páscoa, nas comunidades de Bessières e Mazeres, desde 1973 , as pessoas saem às ruas para ver os Cavaleiros da Confraria Mundial do Omelete Gigante produzirem um omelete imenso com impressionantes 15 mil ovos.

Páscoa na África do Sul

As festividades da Páscoa no país sul-africano são similares às celebradas no Brasil e em outros países da América. Mas lá, o feriado tem duração de quatro dias: de sexta-feira à segunda-feira, onde as famílias tem o costume de viajar para o litoral.

Os Hot Cross Buns são a principal diferença entre as nossas festividades. Esses pequenos pães doces levemente apimentados e recheados possuem uma cruz na parte de cima e são divididos com amigos e familiares nos cafés da manhã na Sexta-feira Santa. Segundo a tradição, quem divide um Hot Cross Buns com você, será seu amigo por toda vida.

? Oportunidade: Faça sua Graduação sem reajustes

Venha para UNISUAM e descubra um mundo de possibilidades!