fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Mestre em Desenvolvimento Local pela UNISUAM tem Projeto de Lei aprovado no Ceará

Brian Rocha é servidor do Município de Mombaça e elaborou uma proposta focada no licenciamento ambiental para o desenvolvimento sustentável da cidade.

  • Histórias de Sucesso

18/08/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Um projeto que vai beneficiar toda a população do Município de Mombaça, no Ceará, por meio de ações socioambientais sustentáveis. Esse é o projeto de Brian Rocha, que surgiu da sua dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local. Formado em Direito pela Universidade Regional do Cariri – Campus Iguatu/CE, especialista em Direito Digital, Direito do Trabalho e Gestão Pública e atualmente atua como Procurador Jurídico efetivo do Município de Mombaça/CE. 

Atuando também como professor, é autor dos livros “Manual Sistematizado de Direito Digital” e “Manual do Servidor Público Municipal: Uma Análise sobre a Legislação do Município de Mombaça/CE”. E leciona disciplinas como Fundamentos Gerais do Direito Administrativo, Licitações e Contratos, Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário Vale do Salgado – UNIVS.


Com essa vasta carreira, Brian queria dar mais um passo na sua carreira: “Estava à procura de uma formação acadêmica que pudesse me ajudar na consolidação dos meus objetivos profissionais e que ao mesmo tempo eu pudesse conciliar o trabalho e o estudo. Conheci uma empresa parceira da UNISUAM que tirou as minhas dúvidas em relação a tempo, investimento e forma de condução das disciplinas. Fiz a seleção, entrei e conheci esse seleto grupo de professores que me acolheram de uma forma muito calorosa. A professora Kátia virou minha orientadora e iniciamos os estudos”, conta.

Atento às demandas internas da cidade, elaborou a proposta de lei: “O município de Mombaça é pequeno, com quase 44.000 habitantes. A ideia do trabalho era mostrar que o licenciamento ambiental é uma estratégia para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. Após a vigência da legislação percebemos que o Município, além de instituir o licenciamento ambiental, tem praticado diversas ações socioambientais sustentáveis, como a implantação da coleta seletiva, audiências públicas relacionadas à proteção do meio ambiente, entre outros normativos”, explica.

? Veja também: Aluno egresso do Mestrado da UNISUAM tem Projeto de Lei aprovado em Minas Gerais

Foi quando encontrou no Mestrado em Desenvolvimento Local um caminho para o desenvolvimento do projeto, que surgiu de resultados de algumas ações municipais já realizadas. Além do licenciamento ambiental, também foi iniciada a coleta seletiva, audiências públicas sobre o meio ambiente, entre outras ações: “Por ser um mestrado profissional que busca desenvolver a Agenda 2030 da ONU, foi possível elaborar essa proposta de projeto de lei como o produto da dissertação. Apesar dos desafios, enviamos ao Prefeito Municipal que encaminhou ao legislativo e veio a aprovação.”

Para Brian, o Mestrado foi o caminho para dar vida às suas ideias: “Só tenho a agradecer à UNISUAM que me acolheu e me ajudou no desenvolvimento dessa tarefa, em especial às Professoras Kátia e Patrícia, que estiveram conduzindo tudo com muito cuidado e atenção. Com o título de mestre, pretendo continuar a pesquisa com foco na Administração Pública, Tecnologia e Direito. E espero poder ingressar no Doutorado em breve”, conclui.

Conheça o Mestrado e o Doutorado em Desenvolvimento Local da UNISUAM e esteja pronto para novos desafios na carreira!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Carolina Grimiao | 22/08/2022 à07 13:26

Oi, Paulo Roberto! Que bom que se interessou em estudar conosco. A equipe do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local vai entrar em contato pelo seu e-mail para esclarecer as suas dúvidas, ok? Você também encontra mais informações neste link: https://hs.unisuam.edu.br/blog-pos-stricto-sensu-venha-para-unisuam Abraços!

Paulo Roberto Batista Torres | 22/08/2022 à10 13:08

Gostaria de informações sobre mensalidade de mestrado e esse financiamento em 2anos com valor para pagar em 4 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X