Doutora em Ciências da Reabilitação realiza o sonho da Docência no Ensino Superior

Vívian de Almeida concluiu o Mestrado e o Doutorado na UNISUAM e hoje colabora com Programa de Ciências da Reabilitação.

• Histórias de Sucesso

25/04/2022 por Carolina Grimiao

A docência em nível Superior e na Área da Saúde sempre foi um sonho para Vívian Pinto de Almeida. Formada em Fisioterapia em 2004, com Especialização em Neurologia, atua desde 2007 no HUGG (Hospital Universitário Graffré e Guinle). Foi da prática que surgiu o desejo em avançar com os estudos:

A docência me encanta naturalmente. Só que para dar aulas, você precisa ser mestre. Tentei me inserir em programas públicos, mas percebi que era preciso ter um projeto já instalado, ter participado de alguma equipe de pesquisa e na época, ser orientado por médicos, e eu não queria isso. Queria ser orientada por um fisioterapeuta. Quando soube do Programa da UNISUAM, com ex-professores meus responsáveis, pessoas que eu já conhecia e admirava,  percebi ‘minha porta’ se abrindo. Fiz o processo seletivo, mesmo com um bebê de 6 meses em casa, e tive êxito”, lembra.

Nesse período, se dedicou ao Mestrado e depois, ao Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM, começou a orientar alunos de mestrado profissional em HIV e Hepatites Virais da UNIRIO e a fazer parte do Comitê de Ética em Pesquisa do HUGG e da Comissão de Cuidados Paliativos. Em 2021, iniciou outro projeto, como fisioterapeuta bolsista no ambulatório de Doenças Raras da Casa Hunter.

? Curso de Fisioterapia da UNISUAM se consolida como o maior do Estado do Rio

A trajetória acadêmica de Vívian na UNISUAM começou em 2011 e, desde então, a carreira profissional tomou outros rumos dentro do que ela buscava. Hoje, a Doutora atua colaborando em bancas de defesa de trabalhos dentro do Programa de Ciências da Reabilitação quando convidada:

Consigo enxergar o programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNISUAM como um dos melhores do Rio de Janeiro. Uma equipe competente, com professores magníficos, que se preocupam em nos auxiliar para o melhor cenário de publicação possível. Ver a interação entre mestrandos, doutorandos e alunos de iniciação científica é algo maravilhoso. Mesmo já egressa desde 2018, já participei de bancas de defesa de mestrado e de doutorado de colegas, o que me encheu de orgulho. Trabalhar ao lado dos professores que tanto me ensinaram tem sido incrível, de verdade.”

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação é reconhecido pelo Ministério da Educação e possui uma abordagem multidisciplinar, direcionado para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e educadores físicos. Com ele, é possível exercer as atividades de pesquisa e docência no Ensino Superior. Já o Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação desenvolve estudos funcionais de desempenho, reabilitação esportiva e paradesportiva voltados para o aperfeiçoamento de técnicas e estratégias

Saiba mais sobre o Mestrado e o Doutorado em Ciências da Reabilitação e esteja pronto para o mercado!