Como escolher uma faculdade: 5 fatores a considerar

A Graduação é o caminho mais rápido para quem busca alcançar uma carreira de sucesso

• Graduação

12/01/2024 por Fernando Moura

Embora você já tenha definido a carreira que deseja trilhar, escolher a faculdade certa pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, é nessa instituição que você passará os próximos anos de sua vida e depositará a confiança em receber a formação adequada, que será determinante para o seu futuro profissional.

Para facilitar o processo de escolha e guiar o seu caminho rumo a uma carreira de sucesso, separamos 5 fatores que você deve considerar antes de escolher uma Instituição de Ensino Superior.

Qualidade do Ensino

O ensino no Brasil é indicado por avaliações do MEC, realizadas através do INEP. Dessa forma, você pode ter uma ratificação oficial da qualidade da instituição. Dessa forma, políticas acadêmicas, de gestão, infraestrutura, planejamento, entre outros fatores, são analisados.

Além disso, é importante observar as filosofias e metodologias aplicadas. Instituições que formam profissionais buscando aliar os conceitos teóricos aos práticos, costumam favorecer o estudante em seu desenvolvimento profissional. Assim, você chega pronto para se destacar no mercado de trabalho.

Infraestrutura

Outro fator fundamental para observar diz respeito à infraestrutura oferecida. Banheiros, bebedouros, sistema de climatização, locais para intervalo e refeição são espaços importantes, que muitas vezes passam despercebidos.

Pensando em espaços específicos que proporcionem o aprendizado, fique de olho em:

• Laboratórios modernos, funcionais e bem equipados;

• Bibliotecas com rico acervo de livros relacionados a matriz curricular;

• Auditórios amplos e estruturados;

• Salas de aula bem iluminadas, carteiras confortáveis e equipamentos em bom estado.

Todos esses fatores são avaliados pelo MEC através da avaliação realizada pelo MEC, mas é importante você conhecer pessoalmente. Visite as instalações da unidade mais próxima de você!

Reputação no mercado de trabalho

É importante optar por uma instituição reconhecida e respeitada no mercado de trabalho. Pergunte a conhecidos e busque informações sobre a taxa de trabalhabilidade da universidade que você pensa em cursar, podem ser bons indicadores. Assim, você tem a certeza de sair na frente no mercado de trabalho.

Localização

É importante levar em consideração a localização da unidade ou do polo mais próximo. Tem fácil acesso? Possui boa estrutura de locomoção? Essas são algumas perguntas que você deve fazer para avaliar. Portanto, observe o tempo de viagem de forma a não impactar os seus estudos ou trabalho, e fique atento nos serviços e comércio ao redor. Uma simples visita pode sanar todas as dúvidas.

Se você pensa em fazer uma faculdade EAD, esses problemas vão passar longe da sua realidade. A modalidade garante mais conforto e flexibilidade, uma vez que você aprende sem sair de casa.

Programas e Projetos

Por fim, mas não menos importante, considere os programas desenvolvidos e os projetos que a instituição participa. Projetos de extensão, por exemplo, possibilitam ao estudante desenvolver novas habilidades que serão muito valiosas em sua caminhada profissional. Demandas e questões relevantes da comunidade acadêmica ajudam a promover impacto social.

Além disso, observe programas de integração com empresas, seja por meio de estágios, oportunidades de emprego, visitas, palestras ou networking. Tudo isso permite que o estudante agregue o máximo de conhecimento possível para sair da faculdade preparado.

Veja outros exemplos importantes para levar em consideração:

• Programas de monitoria;

• Programas de Pesquisa e Iniciação Científica;

• Feira de Profissões;

• Projetos sociais associados a horas complementares;

• Setor que garanta acessibilidade e potencialização da aprendizagem.

Por que fazer UNISUAM?

A UNISUAM é a escolha certa para você que busca um futuro de sucesso. Com três unidades e mais de 20 polos educacionais EAD, a UNISUAM é nota máxima em avaliação do MEC! Isso significa que o Ministério da Educação e Cultura atesta a qualidade do ensino e infraestrutura, não apenas da modalidade presencial, mas também do ensino digital.

Além disso, a UNISUAM possui uma infraestrutura de ponta! São 108 laboratórios super modernos com equipamentos de última geração, garantindo o melhor aprendizado.

Na UNISUAM, os estudantes encontram diversos projetos e parcerias estratégicas, como Workalove, possibilitando o ingresso no mercado de trabalho, além de projetos da Extensão Universitária, onde é possível vivenciar a profissão e desenvolver habilidades fundamentais para qualquer profissional.

Então, não espere para fazer a vida acontecer! Venha para a única faculdade do Brasil com Preço Fixo de verdade, onde você paga o mesmo valor da primeira até a última mensalidade. É a segurança e a tranquilidade que você precisa para focar no desenvolvimento da sua carreira de sucesso!

#BoraFazer UNISUAM!