Como conciliar a maternidade com os estudos?

Mães que estudam encontram diversos desafios na jornada. Conheça algumas dicas para superá-los

• Graduação

10/05/2024 por Fernando Moura

Conciliar a maternidade com estudos é uma tarefa que parece extremamente difícil, afinal de contas, elas exigem bastante dedicação e comprometimento. Embora seja bastante desafiador, o retorno é positivo e a oportunidade deve ser encarada como um investimento não apenas para a mãe, mas também para toda a família.

Se você é uma mãe estudante, confira dicas para facilitar sua jornada e superar os desafios da maternidade e faculdade.

Quais os desafios enfrentados pelas mães estudantes?

O tempo acaba se tornando o maior desafio para as mães que estudam. Ambas as tarefas exigem bastante dedicação e o tempo acaba se tornando curto, principalmente para mães solteiras, que também são donas de casa.

Portanto, entregar trabalhos, estudar e fazer provas enquanto precisa dar toda atenção necessária que uma criança necessita é um desafio e tanto.

Dicas para conciliar a maternidade e os estudos

Separamos algumas dicas para facilitar sua jornada na faculdade, sem deixar as tarefas de mãe de lado. Veja como:

Curso EAD é a melhor opção

Cursar uma faculdade online é uma boa escolha para quem precisa conciliar a maternidade com a faculdade. Uma graduação digital possui uma série de benefícios, como flexibilidade de horários, que permite organizar a própria rotina de estudos, decidindo o melhor horário para estudar e acompanhar as aulas.

Além disso, a graduação EAD ainda garante uma boa economia financeira. Por ter gastos menores de infraestrutura, as mensalidades possuem preços mais acessíveis e você não gasta com transporte e alimentação.

O melhor de tudo é que os cursos a distância têm a mesma qualidade dos presenciais. O diploma é o mesmo, sendo cada vez mais reconhecido no mercado de trabalho.

Organize o seu dia

Desenvolver uma agenda para definir um horário para os estudos é o melhor caminho para conciliar a maternidade com os estudos.

Dessa forma, questione-se: “qual o melhor horário para estudar?”. Essa pergunta vai facilitar a organização de tarefas diárias, adequando o ritmo da sua rotina e permitindo reservar um momento para dedicar-se aos estudos.

Além disso, você pode montar um cronograma de estudos, selecionando as disciplinas que precisa estudar e usufruindo da melhor maneira o tempo disponível para fazer exercícios e acompanhar as aulas.

Portanto, busque desenvolver um cronograma de estudos para conciliar as jornadas como mãe e estudante.

Desenvolva uma rede de apoio

É muito importante contar com ajuda de outras pessoas para conciliar a maternidade com a faculdade. Mãe não faz filho sozinho, divida as responsabilidades com o pai da criança, converse com avós e demais familiares ou amigos que possam cuidar de seu filho durante os momentos de estudos.

Aproveite os intervalos

Sabe aquele momento que seu filho está dormindo, na casa de avós ou amigos? Aproveite esse período para estudar. Com fichas de leituras e mapas mentais, seu estudo pode ser potencializado e mais dinâmico. Aplique essas técnicas para tornar os momentos ainda mais proveitosos.

Mas não se esqueça: tão importante quanto estudar, é descansar. A jornada dupla é bastante cansativa. O descanso é fundamental para manter o foco e motivação. Sempre busque o equilíbrio!

Busque apoio de outras mães

Por fim, uma dica valiosa é conversar com outras mães que passam ou passaram pelo mesmo processo. Procure uma rede de apoio na própria universidade, com colegas de trabalho e amigas. Além dessas mães ajudarem com orientações que podem ser bastante valiosas, elas inspiram, acolhem e motivam para que você não desista do seu sonho profissional.

Como iniciar os estudos sendo mãe?

Se você é mãe, pode concorrer a bolsas integrais de Graduação 100% Online ou Pós-Graduação 100% Online na UNISUAM. Em uma parceria inovadora com a B2Mamy, estão sendo oferecidas 20 bolsas integrais para mães do Rio de Janeiro e São Paulo.

A B2Mamy é a maior comunidade de mães do Brasil. Com o objetivo de tornar mães líderes e livres por meio da educação, saúde, networking e bem-estar, ainda possui diversos programas de incentivo ao empreendedorismo e empregabilidade. É uma grande rede que cuida, abraça, impulsiona, conecta e capacita.

Para se inscrever é muito simples: basta acessar o site e realizar o cadastro.

Casa B2Mamy

Localizada em São Paulo e Rio de Janeiro, a Casa B2Mamy é a primeira casa de eventos e coworking totalmente family friendly com espaço dedicado para as crianças, promovendo um ambiente de trabalho harmonioso para mães, crianças e famílias, com uma atmosfera descontraída.

Nela, você encontra espaços reservados para amamentação, trocador e brinquedoteca com monitoramento e recreação de educadores, para que você possa trabalhar e estudar com o maior conforto e segurança para você e seu filho.

Além disso, a Casa B2Mamy ainda conta com área para eventos e feiras, área externa com jardim.

#BoraFazer UNISUAM!