fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

UNISUAM realizou evento "Promoção da Visibilidade e Orgulho LGBTQIA+"

O evento ocorreu no último dia 29 de junho e contou com a presença de convidados para uma conversa sobre a diversidade de gênero.

  • Fala, Coruja!

06/07/2022 por Pedro Braga

Tempo de Leitura: 2 minutos

A UNISUAM realizou no último dia 29 de junho, o encontro Promoção da Visibilidade e Orgulho LGBTQIA +. O evento contou com a professora Cristiane Medeiros como mediadora e o professor João SIlva na apresentação.

 

Os professores trouxeram o convidado Leonardo Portella, que atuou como repórter no Trans Amsterdam, além de ser Astrólogo e Terapeuta Alternativo. O palestrante também faz parte do Coletivo TransParente, em Niterói, que é voltado para inclusão de pessoas LGBTQIA + no espaço artístico e cultural e promoveu uma roda de conversa sobre o tema: A experiência de um homem trans brasileiro em Amsterdam” (clique para assistir). 

 

No bate-papo, Leonardo relata a sua trajetória, suas descobertas, conquistas e os desafios que enfrentou durante a sua jornada como uma pessoa transsexual. Durante sua fala, ele aborda também aspectos sociais e políticos e o abismo presentes na vida de pessoas do grupo LGBTQIA +, revelando a omissão e a ignorância enraizadas no sistema político do país.

 

A falta de conhecimento e respeito por parte da população também se fez presente na vida do convidado, que conta, inclusive, que já foi agredido enquanto estava no Brasil: “Eu já fui agredido mesmo, de apanhar e acordar em hospital, sem cabelo, eletrodo na cabeça, no peito, e com coágulo por conta de ser uma pessoa trans”, relata.

 

O depoimento de Leonardo corrobora o descaso com a comunidade LGBTQIA +. Em sua fala fica evidente o descaso por parte do poder público. E visando mudar isso, ele passou a fazer parte do Coletivo TransParente, grupo de artistas e militantes LGBTQIA+ que acredita e usa a arte e a cultura como ferramentas de transformação social.

 

E para encerrar o encontro, o Professor Robson Rodrigues de Paula, Professor Adjunto da UNISUAM para uma bate-papo com Fábio Maia, Graduado em Gestão da Informação e Especialista em Tecnologia Educacional e EAD, e Mestre em Educação, Ciências e Saúde. O bate-papo foi sobre a diversidade de gênero no ambiente corporativo (clique para assistir).

 

Recordar as conquistas, como por exemplo, a união e ao casamento civil, alteração do nome no registro civil, dentre outros direitos garantidos pela comunidade, fez parte do encontro. Da mesma forma que promover a diversidade de gênero é fundamental para a inclusão social, é também uma estratégia valiosa para as empresas, pois além de criar um ambiente de trabalho mais dedicado, eleva o aumento da criatividade. 

 

Fábio trouxe dados referentes a uma pesquisa realizada pela empresa Catho sobre a empregabilidade de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho: 33% das empresas entrevistadas não contratam para cargos gerenciais, 38% têm restrições para contratações em quaisquer cargos,  41% dos funcionários dessas empresas dizem já ter sofrido algum tipo de ato discriminatório em ambiente de trabalho, 61% das pessoas escondem sua orientação dos colegas de trabalho.

 

O mês de junho é fundamental para que essas conversas dêem um passo à frente e não se restrinjam apenas às métricas. Trabalhar essa temática é fundamental para que a população entenda a importância de promover ações efetivas para a comunidade LGBTQIA+.

 

Por Pedro Braga

Estagiário do setor de Eventos da UNISUAM, colaborador do Blog, graduando em Comunicação Social, amante da Música e da Literatura.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X