Renovação de Bolsas: saiba como manter a sua vaga

Fazer a renovação de bolsa é a garantia de um próximo semestre tranquilo. Confira como manter a sua de forma simples e prática.

• Fala, Coruja!

07/11/2022 por Carolina Grimiao

Para muitos alunos, uma bolsa de estudos é o único caminho para a tão sonhada formação profissional. Seja integral ou parcial, este é um recurso por meio do qual a UNISUAM consegue beneficiar muitos estudantes e, dessa forma, oportunizar o acesso ao Ensino Superior.

Porém, esse tipo de recurso possui regras específicas aplicadas a cada tipo de bolsa, e requer uma manutenção frequente. Por isso, a necessidade de realizar a renovação das bolsas de estudo semestralmente é uma forma de garantir a permanência do aluno na universidade com tranquilidade, cumprindo as normas estabelecidas nas legislações correspondentes.

Veja como foi o último Vest Solidário

De toda forma, é comum que os alunos bolsistas se confundam na hora de fazer a renovação. Afinal, cada tipo de bolsa tem as suas características e um cronograma próprio. Pensando nisso, trouxemos um resumão para te ajudar no momento da renovação do seu benefício. Fique atento ao calendário do final do semestre 2022.2 e siga os passos abaixo de acordo com a bolsa que possui.

? Bolsa Convênio, Vizinho e Quero Bolsa:

Essas bolsas possuem um procedimento bem simples. Basta realizar o pagamento da taxa administrativa de R$15. Para gerar o boleto, acesse o Ambiente do Aluno > Menu Lateral > Bolsa de Estudos

? Bolsa Comunidade ou Carência Parcial:

Nesta categoria, temos dois perfis de aluno:

? Alunos cujo terceiro dígito da matrícula é o número 2:
(Ex: 21200000, 20200000, 19200000)
Neste caso será necessário somente realizar o pagamento da taxa administrativa de R$15. Para gerar o boleto acesse o Ambiente do Aluno > Menu Lateral > Bolsa de Estudos.

? Alunos cujo terceiro dígito da matrícula é o número 1:
(Ex: 21100000, 20100000, 19100000)
Neste caso, além de realizar o pagamento da taxa administrativa de R$15, também será necessário apresentar a documentação para comprovação da carência, de acordo com o Edital de Renovação de Bolsas de Estudos

A documentação também pode ser enviada via Protocolo Online. O passo a passo deste procedimento está mais abaixo.

? Bolsa Carência ou Comunidade Integral (100%):

A renovação para este grupo será apenas para alunos em que o terceiro dígito da sua matrícula for o número 1.

(Ex: 21100000, 20100000, 19100000)

Neste caso, não é necessário realizar o pagamento da taxa administrativa, devendo somente apresentar a documentação para comprovação da carência, de acordo com o Edital de Renovação de Bolsas de Estudos.

A documentação também pode ser enviada via Protocolo Online. O passo a passo deste procedimento está abaixo.

Envio da documentação via Protocolo Online:

O protocolo para 2023.1 já foi aberto! Basta acessar o seu  Ambiente do Aluno > Menu Lateral > Protocolo Online > Bolsas  – Entrega de Documentos  > Ver Detalhes > Responder Exigência > Clique em: Documentação de Bolsas (ícone azul) e anexe a documentação > Clique em Confirmar > Incluir Solicitação.

Não deixe de acompanhar o status do seu Protocolo Online!

Após o envio da documentação, acompanhe o protocolo no seu Ambiente do Aluno e fique atento aos possíveis status:

Protocolo Aguardando AtendimentoA sua documentação será analisada
Protocolo em ExigênciaA sua documentação está incompleta. Verifique o documento que está sendo solicitado e inclua no protocolo. Neste caso, também pode ser solicitado o comparecimento na secretaria da Unidade Bonsucesso.
Protocolo DeferidoA documentação foi aceita e a bolsa foi renovada.
Protocolo IndeferidoO protocolo foi indeferido e a bolsa não foi renovada.

Não fique sem estudar: renove a sua Bolsa de Estudos para 2023.1!

Venha para a UNISUAM e esteja preparado para o sucesso!