História, cultura e um convite à reflexão no Museu de Arte do Rio (MAR)

Alunos da Escola de Comunicação, Marketing e Design Gráfico da UNISUAM visitam o espaço e trazem as suas impressões sobre a atividade.

• Fala, Coruja!

13/04/2023 por Carolina Grimiao

Apresentando exposições e mostras de curta e longa duração, o MAR é um espaço que une a história à arte contemporânea e reforça sua mensagem de reflexão sobre o que somos, como somos e o que contamos sobre o nosso passado.

Os alunos do módulo de Criatividade da professora Ediana Avelar se reuniram para uma manhã cultural e reflexiva, com muita história e belas exposições no Museu de Arte do Rio (MAR). A visita contou também com a presença do professor e coordenador da Escola de Comunicação, Marketing e Design Gráfico, Gercton Coitinho. Depois de quase 10 anos de inauguração no Rio de Janeiro, o MAR mantém sua missão de promover uma visão diferenciada da história da cidade, conflitos, contradições e expectativas sociais.

Durante a visita guiada por Herbert Vinicius Miranda dos Santos, também conhecido como Jump Freestyle, conhecemos o imenso mar de cultura que transborda pelo museu e resgata a ancestralidade dos povos trazidos para o país no momento mais obscuro da nossa história. Dentre as exposições oferecidas pelo MAR, duas chamaram bastante atenção durante a visita guiada e trouxeram grandes reflexões.

Alunos registram a visita técnica

A exposição “Luz no Caminho”, por Leoa, destaca as vivências da artista no subúrbio em uma série de pinturas sobre tela e jogo de luz e sombra. Com exposição presente no módulo mais recente do MAR, as pinturas de Leoa contrapõem a estética antiga e fechada com uma arquitetura transparente e contemporânea.

Já a exposição “Um defeito de cor”, por Ana Maria Gonçalves, é apresentada a partir de seu trabalho homônimo, um livro de romance que narra a trajetória de Kehinde, mulher africana que precisa lutar por sua liberdade e reconstruir sua vida. Carregando uma vastidão de peças artísticas que não se limitavam ao visual, mas apresentavam obras sonoras e táteis que conversavam intrinsecamente entre si e com o tema central.

“Jump nos conta como aquela obra [Luz no Caminho] conversa com a sua vivência e a de muitos outros que partilham da mesma vivência. Ambos pretos, os dois [Jump e Leoa] se encontram em um lugar, infelizmente, não muito ocupado por pessoas pretas, mas suas histórias e seu trabalho são muito bem vistas e apresentadas no MAR”, comentou o estudante Victor Menezes, que participou da visita guiada.

A manhã cultural dos alunos do módulo Criatividade foi uma verdadeira navegação por gerações e contrastes que saltaram, falaram e presentearam o Rio de Janeiro com sua singularidade. Foi, sem dúvidas, uma experiência singular que transformou o olhar dos futuros comunicadores e os levaram a entender as diversas formas de se expressar e
impactar o mundo com seus trabalhos.

As exposições seguem no MAR por tempo limitado, não deixe de visitar e explorar as sensações e reflexões que as obras despertam em quem as assiste. Acesse o site do Museu de Arte do Rio para maiores informações e descubra a cultura do nosso país com experiências únicas.

Texto: Victor Menezes
Revisão: Thais Fraguas

Venha para a UNISUAM e viva a sua profissão na prática!