OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM QUEROPOS70
Estude na UNISUAM
22/08/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
A data surgiu como uma forma de valorizar e dar visibilidade ao trabalho desses profissionais fundamentais na educação. A escolha da data tem como objetivo destacar a relevância da função, que muitas vezes acontece nos bastidores, mas que impacta diretamente no desenvolvimento de alunos, professores e instituições de ensino.
A profissão de Supervisor Escolar surge oficialmente na década de 1930, dentro da reforma educacional, e tinha caráter fiscalizador, voltado a garantir que os professores seguissem os programas curriculares e normas técnicas estabelecidas. Com o crescimento da rede de ensino e a modernização da educação, o supervisor ganha maior destaque, sendo visto como parte do controle e padronização do trabalho docente. É a partir dos anos 80, que o supervisor escolar assume uma postura mais formativa e colaborativa, deixando de lado o olhar fiscalizador para apoiar os professores na construção das práticas pedagógicas.
Já o Coordenador Pedagógico surgiu no final dos anos 80, ocupando o espaço que antes era dedicado ao supervisor, e diferente do caráter fiscalizador, ele assume funções mais humanizadas e integradoras trabalhando com professores, alunos e famílias. Ele se consolida como o elo entre a gestão escolar e a prática docente, cuidando da formação continuada dos professores, da mediação de conflitos e da implementação de projetos pedagógicos.
Atualmente, tanto o supervisor quanto o coordenador pedagógico são vistos como lideranças educacionais estratégicas, auxiliando os professores no planejamento curricular, inserindo novas metodologias, integrando tecnologias no ensino e por fim, garantindo uma educação mais inclusiva e participativa.
Diante dos novos desafios da educação, estar atualizado e em constante formação é um diferencial. As transformações tecnológicas, sociais e culturais exigem do coordenador e do supervisor escolar uma visão ampla, estratégica e humana.
Por isso, investir em uma pós-graduação é o caminho para quem deseja assumir este papel com segurança e relevância. Além de ampliar os conhecimentos, a especialização fortalece competências de liderança, gestão e equipes e inovação pedagógicas.
Se você busca desenvolver habilidades necessárias para atuar na gestão e coordenação de escolas, promovendo um ambiente escolar democrático e inclusivo, o curso de pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica é a escolha ideal. Com disciplinas que abordam planejamento, inclusão e mediação de conflitos, o curso capacita profissionais para transformar a escola em um espaço acolhedor e participativo para todos os membros da comunidade escolar.
Agora, se você visa trabalhar em diferentes dimensões da gestão educacional, o curso de pós-graduação em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar combina teoria e prática. Além disso, o programa aborda a organização escolar, supervisão curricular e gestão de pessoas, com foco em práticas inclusivas.
Sim! A especialização para atuar como Supervisor Escolar e/ ou Coordenador Pedagógico da UNISUAM, pode ter um impacto direta e positivamente na trajetória de educadores da rede pública. Além de contribuir com conhecimento prático e estratégico para o dia a dia escolar, ela também pode:
📌 Dica: Consulte o plano de cargos e salários do seu município para saber como usar o seu título de pós-graduação como diferencial na sua carreira pública.
Venha fazer parte dos profissionais que são fundamentais para o meio acadêmico.
Apaixonada por livros, séries, cultura pop e tudo que envolva boas histórias — principalmente se vier com uma xícara de café do lado. Amo escrever sobre o que faz a gente pensar, sonhar e se conectar. Por aqui, trago conteúdo com curiosidade, carinho e uma pitada de criatividade.
Deixe um comentário