fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Gastronomia Contemporânea: conheça a Pós-Graduação

A Gastronomia Contemporânea é uma área da Gastronomia focada na criatividade e inovação

  • Pós-graduação

28/03/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

Na busca por inovação e excelência na arte culinária, a Pós-Graduação em Gastronomia Contemporânea apresenta possibilidades incríveis para a carreira de um cozinheiro profissional. A especialização desvenda os segredos dos pratos mais inventivos e saborosos e foca nas tendências, técnicas e ingredientes que definem a culinária moderna. 

É uma imersão profunda no mundo dos sabores, onde cada mordida é uma experiência sensorial única e cada prato conta uma história de criatividade e inovação. Se você é apaixonado por Gastronomia e busca expandir seus horizontes culinários, conheça agora sobre a Pós-Graduação em Gastronomia Contemporânea.

O que é Gastronomia Contemporânea?

A Gastronomia Contemporânea é uma abordagem com foco nos aspectos modernos da cozinha. Assim, a área proporciona uma imersão em ingredientes, culturas e práticas inovadoras caracterizadas pela criatividade dos chefs, o que permite buscar e experimentar combinações de diferentes sabores, texturas e apresentações.

Essa área da Gastronomia valoriza os ingredientes, a sustentabilidade e o respeito às tradições culinárias. Desta forma, com a incorporação de influências culturais e regionais, a Gastronomia Contemporânea explora diferentes técnicas novas para desenvolver pratos que proporcionem experiências memoráveis.

Estilo urbano

Essa área da Gastronomia tem tudo a ver com os centros urbanos e o encontro das tradicionais cozinhas francesa, italiana, espanhola, portuguesa, árabe, oriental e brasileira, misturando culturas em muitos pratos, o que traz novidades como mudanças de texturas, aromas, temperatura e sabores.

Ingredientes diversos

A Gastronomia Contemporânea é caracterizada pela sua pluralidade e criatividade na escolha dos ingredientes. Embora os ingredientes possam variar dependendo da região, do chef e das tendências atuais, alguns elementos são frequentemente encontrados. Aqui estão alguns exemplos:

  • Ingredientes locais e sazonais: a cozinha contemporânea tem como característica valorizar ingredientes frescos e sazonais disponíveis no período de colheita. Dessa forma, ela garante qualidade e frescor dos alimentos;

  • Proteínas variadas: além de carnes tradicionais, proteínas alternativas como frutos do mar, peixes de água doce e carnes exóticas são bastante utilizadas;

  • Vegetais: os vegetais são cruciais para a cozinha contemporânea, sendo utilizados na preparação e apresentação;

  • Ervas e especiarias: as ervas e especiarias são bastante utilizadas para adicionar sabor e aroma aos pratos. Assim, além de ervas tradicionais, também são utilizadas ervas e especiarias menos comuns;

  • Ingredientes étnicos e globais: a cozinha contemporânea é conhecida por abarcar influências de diferentes culturas e regiões, utilizando ingredientes étnicos para desenvolver pratos inovadores e ecléticos;

  • Técnicas modernas: a gastronomia contemporânea caracteriza-se pelo uso de técnicas modernas, como gastronomia molecular, sous-vide, desidratação, emulsificação, entre outras.

Onde fazer a Pós-Graduação em Gastronomia Contemporânea

A Especialização em Gastronomia Contemporânea da UNISUAM conta com uma abordagem focada nas demandas do mercado atual. Dessa forma, é oferecido um ambiente de aprendizado dinâmico e prático, comandado por uma equipe docente experiente e laboratórios de última geração.

Com o aprendizado adquirido na Pós-Graduação, você estará apto a dominar não apenas as técnicas culinárias mais avançadas, mas também a compreender as tendências e demandas do mercado gastronômico contemporâneo, desde a gestão eficiente de uma cozinha até a criação de pratos inovadores e sustentáveis. Além disso, é incentivado o empreendedorismo e o pensamento crítico, preparando você para os desafios e oportunidades do mundo gastronômico.

Todo esse conhecimento será aplicado em uma grande variedade de ambientes, incluindo restaurantes renomados, hotéis de luxo, empresas de catering, serviços de delivery ou até mesmo iniciar o seu próprio empreendimento gastronômico. 



#BoraFazer Pós-Graduação na UNISUAM!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X