Planejamento Urbano

Que tipo de cidade precisamos? O planejamento urbano é muito mais que agrupar espaços construídos e vazios, mas refletir e propor as melhores formas de viver nas cidades.

• Espaço do Mestre

20/08/2021 por Leonardo Medeiros

Para compreender o mundo atual, não basta olhar apenas para o que acontece no presente, mas compreender as transformações urbanas em perspectiva sócio-histórica, visto que as cidades não são estanques.

Este post é para você que se dedica a estudar o fenômeno do planejamento urbano em múltiplas perspectivas: arquiteto, urbanista, engenheiro, geógrafo, cientista social, etc.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

Muito se fala de planejamento urbano, mas, afinal, qual é o tipo de cidade que precisamos?

Atualmente, se discute se as cidades devem ser inteligentes, educadoras ou sustentáveis. A nossa proposta vai além de todos esses adjetivos: seria a cidade o melhor lugar para a relação entre o ser humano e o ambiente?

A pandemia da COVID-19 tem gerado novas demandas para se pensar, sobre a cidade e o urbano. As cidades antigas e modernas não estavam preparadas para um vírus como este, o que obrigou parte da população a ficar em casa e nos fez pensar em soluções para as cidades e como viver nelas.

A pandemia mostrou, principalmente, que não basta o conhecimento técnico, isso temos, mas é preciso o olhar que considera as singularidades da paisagem analisada. E que tal fazer isso com ferramentas adequadas?

Planejamento e Desenvolvimento Urbano

Na Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano UNISUAM, os módulos estão organizados para oferecer ao estudante uma visão — ao mesmo tempo — global e local, através de um movimento dialético que considera a história das cidades, as teorias que se elaboraram para compreendê-la e como, na atualidade, podemos planejar soluções em que ambiente e sociedade possam se desenvolver para o bem comum.

Com o curso, você estará apto a fazer análises urbanas, a considerar os patrimônios existentes e a planejar cidades humanizadas, onde o bem-estar e a convivência entre as pessoas caminhem juntos. Tudo isso, considerando a realidade local e sem perder a relação com o regional e o global.

Gostou? Faça a matrícula e nos veremos em alguns dos módulos para debater essas e outras questões importantes na formação do planejador urbano.

José Lúcio N. Jr. é historiador, pedagogo e sociólogo. Mestre em história política e organizador do livro “Arquitetura e Urbanismo no século XXI: ensaios, pesquisas e relatos de experiência”. Apaixonado pelo Rio de Janeiro, sendo um carioca nordestino — ou nordestino carioca. Viciado em leitura, bons papos e música popular brasileira.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça os cursos da área de Engenharia!

Por Leonardo Medeiros

Redator, Copywriter e Jornalista. Meus interesses se movem na órbita dos livros e da cultura. Dentre os amores, o café, a informação fresca e as boas conversas. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", Gandhi.