Espaço do Mestre
20/08/2021 por Leonardo Medeiros
Tempo de Leitura: 2 minutos
Para compreender o mundo atual, não basta olhar apenas para o que acontece no presente, mas compreender as transformações urbanas em perspectiva sócio-histórica, visto que as cidades não são estanques.
Este post é para você que se dedica a estudar o fenômeno do planejamento urbano em múltiplas perspectivas: arquiteto, urbanista, engenheiro, geógrafo, cientista social, etc.
? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio
Atualmente, se discute se as cidades devem ser inteligentes, educadoras ou sustentáveis. A nossa proposta vai além de todos esses adjetivos: seria a cidade o melhor lugar para a relação entre o ser humano e o ambiente?
A pandemia da COVID-19 tem gerado novas demandas para se pensar, sobre a cidade e o urbano. As cidades antigas e modernas não estavam preparadas para um vírus como este, o que obrigou parte da população a ficar em casa e nos fez pensar em soluções para as cidades e como viver nelas.
A pandemia mostrou, principalmente, que não basta o conhecimento técnico, isso temos, mas é preciso o olhar que considera as singularidades da paisagem analisada. E que tal fazer isso com ferramentas adequadas?
Na Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano UNISUAM, os módulos estão organizados para oferecer ao estudante uma visão — ao mesmo tempo — global e local, através de um movimento dialético que considera a história das cidades, as teorias que se elaboraram para compreendê-la e como, na atualidade, podemos planejar soluções em que ambiente e sociedade possam se desenvolver para o bem comum.
Com o curso, você estará apto a fazer análises urbanas, a considerar os patrimônios existentes e a planejar cidades humanizadas, onde o bem-estar e a convivência entre as pessoas caminhem juntos. Tudo isso, considerando a realidade local e sem perder a relação com o regional e o global.
Gostou? Faça a matrícula e nos veremos em alguns dos módulos para debater essas e outras questões importantes na formação do planejador urbano.
José Lúcio N. Jr. é historiador, pedagogo e sociólogo. Mestre em história política e organizador do livro “Arquitetura e Urbanismo no século XXI: ensaios, pesquisas e relatos de experiência”. Apaixonado pelo Rio de Janeiro, sendo um carioca nordestino — ou nordestino carioca. Viciado em leitura, bons papos e música popular brasileira.
Conheça os cursos da área de Engenharia!
Redator, Copywriter e Jornalista. Meus interesses se movem na órbita dos livros e da cultura. Dentre os amores, o café, a informação fresca e as boas conversas. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", Gandhi.
Deixe um comentário