O que está procurando?

BLOG

Voltar

Logística e a pandemia

Entenda como essa área foi crucial em um período focado na necessidade dos serviços essenciais.

  • Espaço do Mestre

18/08/2021 por Leonardo Medeiros

Tempo de Leitura: 2 minutos

Ninguém pode negar que a pandemia, que se iniciou em 2020 e até agora não acabou, influenciou demais na vida das pessoas que estavam no mercado de trabalho, e até mesmo aquelas que não estavam, mas que consumiam produtos normalmente.

Pois bem, o que chamamos hoje de “novo normal” não era conhecido até um ano atrás, então havia a necessidade de adaptação. Mas aqui cabe uma reflexão importante para todos nós: quando se fala em atividade essencial, não cabendo a discussão do que é isso ou não, é importante tirarmos um momento para entender de onde vêm os produtos necessários para a chamada “atividade essencial”? 

Aquelas frutas e verduras que estão na prateleira do supermercado, aquele medicamento na farmácia, aquele combustível no posto de gasolina esperando ou mesmo a matéria-prima, que estava na padaria para se transformar naquele pão quentinho que todos gostam. Isso tudo faz parte de uma estrutura complexa, que existe para que todas as atividades essenciais continuem sendo essenciais para todos nós. Isso, nós chamamos de Logística.

 

 

👉 O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

 

 

A Logística vai coletar os produtos na origem e conectar com os consumidores, que não podiam exercer as atividades normalmente como sempre estavam acostumados. A complexidade dessa operação está, não apenas no transporte, normalmente associado à Logística, mas na produção e na aquisição de matéria-prima, enfim, toda a cadeia de suprimentos está orientada para que não falte o que é essencial, para que todos possam se cuidar, ficando em suas residências. Daí a importância dos profissionais de Logística.

 

O novo profissional de Logística

Agora, nós enxergamos que o profissional de Logística está focado em não deixar faltar o essencial para todos nós, mas até mesmo outras áreas são impactadas diretamente. Vemos faltar veículo novo para ser comercializado por algumas marcas no Brasil, isso porque não há matéria-prima disponível, ou seja, outra área de atuação da Logística que ficou sem funcionar porque falta produto para sua constituição. Nesse caso, falamos de semicondutores, onde na ausência deles, muitos automóveis deixam de ser fabricados, suas concessionárias ficam sem vender e suas fábricas sem produção, culminando em uma crise Logística de escassez de matéria-prima, que impede que a produção seja completa e os consumidores atendidos.

Como podemos verificar, a Logística está presente em tudo na nossa vida e, principalmente, naquilo que chamamos de essencial. A correta atuação dos profissionais voltados para a Logística aumenta o espaço de importância que a sociedade e as economias, em nível global, agregam a esta atividade, razão pela qual tudo se move e tudo se conecta.

Este é o motivo pelo qual precisamos ainda mais da qualificação desejada de pessoas que sejam capazes de colocar tudo para “rodar” como as economias precisam em todo o mundo.

 

Vladimir Gonçalves é mestre em Economia e Gestão Empresarial, coordenador de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios na UNISUAM. Coordena cursos de Pós-Graduação na área de Gestão, além de ser professor na Graduação da UNISUAM.

 

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça os cursos da área de Gestão!

Por Leonardo Medeiros

Redator, Copywriter e Jornalista. Meus interesses se movem na órbita dos livros e da cultura. Dentre os amores, o café, a informação fresca e as boas conversas. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", Gandhi.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish
X

Nosso site está enfrentando instabilidades.
Algumas informações podem não estar disponíveis no momento.

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!