fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Controle do movimento na doença, na reabilitação e na promoção da saúde

No texto do Professor Thiago Lemos de Carvalho, ele diz que a compreensão de como o corpo se move é fundamental para a saúde e a reabilitação motora.

  • Espaço do Mestre

07/03/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 2 minutos

Há mais de uma década me dedico à pesquisa em controle motor, investigando o controle do equilíbrio postural. Nossas pesquisas visam entender o impacto tanto das alterações neurológicas e musculoesqueléticas quanto do processo de reabilitação no controle do movimento do corpo humano. Pretendemos identificar formas de avaliação do movimento que sejam úteis para diagnóstico de comprometimentos sensório-motores e para determinação de estratégias de reabilitação e promoção da saúde mais adequados para cada população.

 

Desde 2014 coordeno projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado nas áreas de controle motor e reabilitação, promovendo também educação de qualidade dos profissionais envolvidos. Temos mostrado como alterações nos sistemas neurais e musculoesqueléticos afetam a capacidade de manutenção da estabilidade postural em pacientes neurológicos, em atletas com deficiência físico-motora e em pessoas fisicamente ativas. Os estudos desenvolvidos estão concentrados nos eixos de saúde e bem-estar, saúde do idoso e doenças crônicas não-transmissíveis, todas áreas prioritárias na agenda de prioridades de pesquisa do Ministério da Saúde e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

 

Colaborando com outros grupos de pesquisa do Brasil e do exterior, fizemos avanços importantes em temas como cognição motora, avaliação da estabilidade dinâmica e reabilitação no esporte e efeitos da neuroreabilitação no controle postural de pacientes com pós-acidente vascular encefálico (AVE).

 

Entendendo que o controle motor em geral, e o controle postural em particular, se desenrola a partir da relação entre o indivíduo, o ambiente e a tarefa desempenhada, colocamos pessoas com diferentes acometimentos sensório-motores em situações nas quais elas precisam se manter de pé em contextos variados. Por exemplo, pacientes pós-AVE são expostos a um ambiente de realidade aumentada, no qual a visualização os deslocamentos do próprio corpo são usados para corrigir esses mesmos deslocamentos. Em outro estudo, pacientes com doença de Parkinson são posicionados em uma posição instável após uma sessão aguda de neuroestimulação em áreas motoras cerebrais.

 

Esses estudos nos mostram que algumas características do controle motor são fortemente afetadas por essas manipulações do ambiente e na excitabilidade neural, fornecendo ideias para o desenvolvimento de novas ferramentas de avaliação e de terapêutica.

 

Também estudamos o desempenho motor em testes de estabilidade dinâmica, utilizados para avaliação do risco de lesão musculoesquelética de membros inferiores em atletas e pessoas fisicamente ativas. Descobrimos, em um desses estudos, que o padrão de atividade dos músculos do tornozelo é diferente em pessoas com graus variados de risco de lesão, e que o controle postural se mostra distinto entre os membros inferiores direito e esquerdo.

 

Buscamos compreender o controle do movimento em condições normais e patológicas, tendo como meta geral ‘curar a doença e preservar a saúde’, como colocado pelo fisiologista francês Claude Bernard, gerando conhecimentos relevantes e que agregam o trabalho dos profissionais de reabilitação.

 

 

Thiago Lemos de Carvalho, EF, DSc, é docente permanente do

Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM,

thiago.lemos@souunisuam.com.br

 

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM

E fique pronto para o mercado de trabalho!

 

 

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X