O QUE É O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

Único no Rio de Janeiro, o Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação da UNISUAM é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recomendado pela CAPES desde 2009. Pelo seu caráter multidisciplinar, é direcionado a todos os profissionais envolvidos com reabilitação, como Fisioterapeutas, Profissionais de Educação Física, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas e Médicos, o Mestrado da UNISUAM proporciona ao aluno bases técnico-científicas para a pesquisa e o ensino, tornando-os apto a exercer as atividades da docência no Ensino Superior e inseri-lo em atividades de pesquisa.

Além disso, o curso faz parte do programa de Ciências da Reabilitação da UNISUAM, que conta ainda com o Doutorado Acadêmico e o Pós-Doutorado para deixar sua formação ainda mais completa.

PESQUISA E APLICAÇÃO EM UM SÓ PROGRAMA

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação abrange estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde, incluindo o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos.

Reabilitação Interdisciplinar

Ciências da Reabilitação da UNISUAM é o único Mestrado do estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar. Esta configuração possibilita a capacitação interdisciplinar de pesquisadores independentes e docentes de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

INOVAÇÃO

Além das linhas de pesquisa tradicionais – Avaliação Funcional em Reabilitação e Abordagem Terapêutica em Reabilitação – o Programa conta com a linha Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado, que inclui o estudo de intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva adaptada e otimizar o desempenho funcional de atletas e paratletas.

LINHAS DE PESQUISA DIVERSIFICADAS

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação tem sua área de concentração nos Aspectos Funcionais em Reabilitação. A finalidade dessa área é analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, os métodos e técnicas de avaliação, bem como a investigação da eficácia de intervenções relacionadas à prevenção e reabilitação física dos sistemas orgânicos no âmbito individual e coletivo.

Aguarde novo edital em breve.

Regimentos do Programa

COMITE DE ÉTICA

A UNISUAM busca através da formação do seu Comitê de Ética em Pesquisa constituir um espaço de reflexão e disseminação dos princípios éticos estabelecidos através da resolução 196/96 entre os pesquisadores da Instituição, orientando e monitorando os projetos para proteger o sujeito da pesquisa. Para tal, e de acordo com orientação do CONEP, sua composição é multidisciplinar, com contribuição de profissionais de várias áreas do conhecimento, da participação de pesquisadores e de representante de usuários.

O referido Comitê foi criado pelo Magnífico Reitor através da resolução 005/05 e aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em 10 de abril de 2006, através da Carta no. 341 CONEP/CNS/MS.

Em novembro de 2006, o Comitê de Ética da UNISUAM foi aprovado para treinamento no SISNEP, passando então a fazer parte do mesmo. Mantendo um calendário de reuniões mensais, o CEP da UNISUAM cumpre sua função consultiva, deliberativa e educativa sobre ética em pesquisa com seres humanos.

Seus membros são voluntários para execução desta tarefa e visando à capacitação de seus membros foi realizado o I Curso de Bioética da UNISUAM e I Encontro de Ética em Pesquisa da UNISUAM, no dia 11 de novembro de 2006. O CEP da UNISUAM realiza reuniões mensais, em que são avaliados os projetos recebidos. Informações adicionais:

http://apl.unisuam.edu.br/hotsite/comite_pesquisa/
RESULTADO FINAL

A previsão de divulgação para o Processo Seletivo ocorre nos meses de maio e outubro. As informações para participar da seleção estão disponíveis no Edital, disponibilizado aqui nesta página.

Em caso de dúvidas ou informações, entre em contato.

Informações:

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação:
Tel.:(21) 3882-9797 ramal: 2012
E-mail: secretariacr@unisuam.edu.br
Endereço: Praça das Nações 34, Bonsucesso - Rio de Janeiro, RJ, Brasil - CEP 21041-010

LINHAS DE PESQUISA

ABORDAGEM TERAPÊUTICA EM REABILITAÇÃO

Estudo de ações de atenção primária, secundária e terciária, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde. Estudo do efeito das intervenções terapêuticas na capacidade funcional e na qualidade de vida nas fases do desenvolvimento, visando a reabilitação de desordens nas diversas populações.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL EM REABILITAÇÃO

Estudo dos aspectos funcionais do processo saúde-doença nas diversas populações, considerando as dimensões biopsicossociais (morfológica, biomecânica, fisiológica, fisiopatológica, cognitiva, emocional e participação). Estudo, desenvolvimento e validação de procedimentos e tecnologias para avaliação funcional em reabilitação.

REABILITAÇÃO NO ESPORTE E NO ESPORTE ADAPTADO

Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e funcionais relacionados à prática de esportes, incluindo os adaptados, e a otimização do desempenho, abrangendo praticantes recreacionais e profissionais em todas as faixas etárias.

Estudo dos fatores de risco e proteção de lesões advindas da prática esportiva e dos efeitos de intervenções para sua prevenção, recuperação e reabilitação em diversas populações.

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação possui 8 laboratórios dedicados e com tecnologia de ponta. Confira:

lab-des-cardio-respiratorio

Laboratório de Desempenho dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório

Este laboratório é utilizado para avaliação da função pulmonar e cardiovascular de indivíduos sadios, com doenças respiratórias e/ou cardiovasculares, bem como de outras populações específicas que requerem uma avaliação mais abrangente, incluindo os sistemas cardiovascular e respiratório.

lab-analise-movimento-humano

Laboratório de Análise do Movimento Humano

Neste laboratório utilizam-se recursos e equipamentos para avaliação da função muscular, particularmente força e resistência à fadiga, com ênfase em indivíduos com doenças ortopédicas e outras populações que requerem uma avaliação mais abrangente, incluindo a musculatura esquelética.

lab-des-musculo-esqueletico

Laboratório de Desempenho Músculo-Esquelético

Este laboratório está equipado com sistema óptico de análise de movimento, permitindo a realização de análises biomecânicas e cinesiológicas por cinemetria bidimensional e tridimensional. As análises de movimento podem ser obtidas em diferentes escalas, desde pequeno porte (por exemplo, movimentos de articulações dos dedos ou da face) até grande porte (por exemplo, caminhada ou corrida).

lab-neurociencias-reab

Laboratório de Neurociências em Reabilitação

Este laboratório está equipado com equipamentos e dispositivos para reabilitação física de pacientes com doenças neurológicas e suas sequelas, tais como Mal de Parkinson, incluindo a recuperação do controle motor, sensibilidade e marcha.

lab-simulacao-computacional

Laboratório de Simulação Computacional e Modelagemem Reabilitação

Neste laboratório são utilizados computadores e programas de última geração para processamento e análise de sinais biomédicos de origem dos sistemas cardiovascular e respiratório, bem como o desenvolvimento de programas de computador para simulações e análises desses sinais.

lab-cinetica-cinematica

Laboratório de Cinética e Cinemática Humana

Neste laboratório são conduzidos projetos de pesquisa para avaliação do controle postural estático e dinâmico, incluindo a avaliação das forças mecânicas atuantes sobre o corpo e a atividade muscular durante tarefas motoras. Também são realizadas avaliações da postura estática por meio da fotogrametria computadorizada.

lab-des-esforco

Laboratório de Desempenho Cardiopulmonar em Esforço

Este laboratório realiza a avaliação do sistema cardiopulmonar durante atividades de esforço físico submáximo e máximo, atendendo principalmente às pesquisas com desporto e paradesporto, bem como indivíduos sadios e com outras doenças com impacto nesses sistemas.

lab-vr

Laboratório de Realidade Virtual em Reabilitação

Este laboratório desenvolve e utiliza a tecnologia de realidade virtual para analisar as disfunções musculoesqueléticas e traumatológicas, a fim de propor intervenções para as condições de saúde.

CORPO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

NomeGoogle Scholar CitationORCIDResearch GateLattes
Agnaldo José Lopes – Doutor em Ciências Médicas
Alex Souto Maior - Doutor em Fisiologia
Arthur de Sá Ferreira – Doutor em Engenharia Biomédica
Erika de Carvalho Rodrigues – Doutora em Fisiologia
Felipe Amorim da Cunha – Doutor em Ciências Médicas
Fernando Guimarães – Doutor em Ciências
Julio Guilherme Silva – Doutor em Saúde Mental
Laura Alice Santos de Oliveira – Doutora em Ciências Biológicas (Neurofisiologia)
Leandro Alberto Calazans Nogueira - Doutor em Neurologia
Marco Antonio Orsini Neves - Doutorado em Medicina (Neurologia)(perfil não localizado)
Ney Meziat Filho - PhD em Saúde Coletiva / Epidemiologia
Patricia Vigário - Pós-doutorado em Medicina (Endocrinologia)
Sara Lucia Silveira de Menezes - Doutora em Ciências Biológicas
Thiago Lemos - PhD em Fisiologia

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira

E-mail: asferreira@unisuam.edu.br

INFORMAÇÕES

Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação

Tel.: +55 (21) 3882-9797 ramal: 2012

E-mail: secretariacr@unisuam.edu.br

Endereço: Praça das Nações 34, Bonsucesso
Rio de Janeiro, RJ, Brasil - CEP 21041-010

Projeto SuiteTCM

Medicina integrativa para pesquisa científica e prática clínica

As práticas médicas chinesa e ocidental contemporânea evoluíram a partir de diferentes culturas e contextos históricos e, portanto, seus conhecimentos médicos representam essa divergência cultural. A informatização da medicina tradicional chinesa (MTC) tem promovido a medicina integrativa para organizar, processar e integrar o conhecimento de anatomia, fisiologia, semiologia, patofisiologia e terapia da MTC.

O Projeto SuiteTCM foi proposto como uma coleção de modelos computacionais integrados, principalmente advindos das ciências da epidemiologia e estatística para informatização da pesquisa científica e prática clínica em MTC para todos os níveis de prevenção. O programa inclui módulos para:

· Simulação de casos (SimTCM);

· Análise e validação de banco de dados (SciTCM);

· Organização de dados (DataTCM);

· Exame clínico e diferenciação de padrões (DiagTCM), incluindo inspeção da língua (TongueTCM) e palpação do pulso (PulseTCM);

· Seleção da intervenção terapêutica em acupuntura (AcuTCM), medicina herbal (HerbsTCM) e dietética (DietTCM);

· Organização de prontuários clínicos (ProntTCM);

· Investigação epidemiológica de dados amostrados (ResearchTCM);

· Educação, treinamento e avaliação de conhecimentos médicos (StudentTCM).

O Projeto SuiteTCM deve contribuir para o desenvolvimento permanente da medicina integrativa e a aplicabilidade da MTC em pesquisa científica e atenção à saúde internacionalmente. O programa SuiteTCM é disponibilizado gratuitamente para download como um arquivo executável.

DONWLOAD da versão mais recente do

Pacotes incluídos: SimTCM 1.0

Laboratório de Simulação Computacional e Modelagem em Reabilitação
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Centro Universitário Augusto Motta

Referências :

Ferreira AS. Promoting integrative medicine by computerization of traditional Chinese medicine for scientific research and clinical practice: The SuiteTCM Project. J Integr Med. 2013; 11(2): 135-139.

Ferreira AS, Pacheco AG. SimTCM: A human patient simulator with application to Chinese medicine diagnostic accuracy studies. J Integr Med. 2014; [in press].


The SuiteTCM Project

Integrative medicine for scientific research and clinical practice

Chinese and contemporary Western medical practices evolved on different cultures and historical contexts and, therefore, their medical knowledge represents this cultural divergence. Computerization of traditional Chinese medicine (TCM) is being used to promote the integrative medicine to manage, process and integrate the knowledge related to TCM anatomy, physiology, semiology, pathophysiology, and therapy.

The SuiteTCM software was proposed as a collection of integrated computational models mainly derived from epidemiology and statistical sciences for computerization of Chinese medicine scientific research and clinical practice in all levels of prevention. The software includes components for:

  • Simulation of cases (SimTCM);
  • Analyses and validation of datasets (SciTCM);
  • Data management (DataTCM);
  • Clinical examination and pattern differentiation (DiagTCM) including tongue inspection (TongueTCM) and pulse palpation ( PulseTCM);
  • Intervention selection on acupuncture (AcuTCM), herbal medicine (HerbsTCM) and dietetics (DietTCM);
  • Management of medical records (ProntTCM);
  • Epidemiologic investigation of sampled data (ResearchTCM);
  • Medical education, training, and assessment (StudentTCM).

The SuiteTCM project is expected to contribute to the ongoing development of integrative medicine and the applicability of TCM in worldwide scientific research and health care. The SuiteTCM software is freely available for download as an executable application.

DONWLOAD the latest version of

Included packages: SimTCM 1.0

Laboratory of Computational Simulation and Modeling in Rehabilitation
Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação
Centro Universitário Augusto Motta

References :

FERREIRA AS. Promoting integrative medicine by computerization of traditional Chinese medicine for scientific research and clinical practice: The SuiteTCM Project. J Integr Med. 2013; 11(2): 135-139.

FERREIRA AS, Pacheco AG. SimTCM: A human patient simulator with application to Chinese medicine diagnostic accuracy studies. J Integr Med. 2014; [in press].

PUBLICAÇÕES

public_augustus

Revista Augustus

public_scientia

Corpus et Scientia

public_semioses

Semioses