UNISUAM promove Roda de Conversa: Inclusão LGBTQIA+

Evento acontece no próximo dia 20 de junho, às 17h, e reúne as áreas de Comunicação, Licenciaturas e Direito.

• Diversidade para Todos

09/06/2022 por Carolina Grimiao

A UNISUAM realiza no próximo dia 20 de junho, às 17h, a Roda de Conversa: Inclusão LGBTQIA+. Para isso, convidados das áreas de Comunicação, Licenciaturas e Direito vão debater questões relacionadas às conquistas e avanços da comunidade, o cenário atual da sociedade e o que ainda falta alcançar.

O evento terá como palestrantes Bruno Manzolillo, que é Doutorando em Direito na PUC-Rio, Mestre em Direito pela UERJ e Professor da Graduação em Direito da UNISUAM e da Pós-Graduação da PUC-Rio, além de membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ; Stella Alves, que é Mestre em Educação, Pedagoga e Coordenadora da Escola das Licenciaturas da UNISUAM; e Ronaldo Brito, Gerente de Ensino na UNISUAM. A moderação é de Leonardo Medeiros, Líder de Eventos do Marketing da UNISUAM.

Para os participantes, trazer esse tema é levantar reflexões necessárias sobre a atualidade e o cenário da diversidade. O Professor Bruno Manzolillo vê no encontro essa oportunidade:

A população LGBTQIA+ sempre existiu na História da humanidade, mas é somente agora que seus direitos estão sendo reconhecidos, promovendo uma sociedade cada vez mais inclusiva, onde todos tenham chance de se expressar, participar e viver. Trata-se de garantir respeito e visibilidade a todos, sem que ninguém precise viver às escuras. E não há espaço melhor do que o universitário para que ocorram tais debates.”

A Professora Stella Silva acredita que esta temática também é uma questão da forma como precisamos olhar a sociedade:

” O Brasil é um país signatário de vários documentos internacionais em prol dos Direitos Humanos, incluindo a cartilha dos Princípios de Yogyakarta, que aborda especificamente as áreas de orientação sexual e de gênero. Pensar em Direitos Humanos é, sobretudo, reconhecer que somos diferentes em características e elementos, e o que nos iguala é o pertencimento à humanidade. A Educação está à serviço da formação do cidadão e da garantia ao direito de cada ser humano, sem distinção de cor, raça, gênero ou credo”, reforça.

Além do respeito e da inclusão das comunidades LGBTQIA+, é sempre importante lembrar que nenhum tipo de discriminação deve ser tolerado: “Em 2019 o Supremo Tribunal Federal, através do julgamento histórico da ADO 26, decidiu tornar crime o ato homofóbico, decidindo que todos os atos sejam enquadrados como racismo. Um grande avanço para sociedade”, reforça o Gerente de Ensino Ronaldo Brito.

Por que Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+?

Se trata de uma homenagem ao episódio considerado como o início da luta pelos direitos dessa comunidade nos Estados Unidos, que logo se espalhou para vários outros países ocidentais. Em 28 de junho de 1969, os frequentadores de Stonewall Inn., bar gay no vilarejo de Greenwich, em Nova York, resolveram dar um basta na violência e na perseguição policial nos espaços de convivência que eles frequentavam.

Naquela época, a polícia de Nova York tinha o hábito de invadir bares e eventos gays para prender as pessoas, ainda que elas não estivessem fazendo nada que fosse contra a lei. Nesse dia, ao tentar fazer a mesma coisa contra um grupo, eles foram contra-atacados por outros frequentadores. O episódio seguiu em vários outros lugares e durou semanas, tomando conhecimento mundial e gerando uma movimentação necessária para a causa.

Saiba como participar

O evento vai acontecer na modalidade online pelo Youtube, no dia 20 de junho, às 17h, e pode ser acessado no link Live – Roda de Conversa: Inclusão LGBTQIA+

Para os alunos realizarem a inscrição a fim de garantir as horas complementares, é só clicar em Formulário de Extensão – Roda de Conversa: Inclusão LGBTQIA+

O mediador do encontro e Líder dos Eventos do Marketing da UNISUAM, Leonardo Medeiros, reforça o convite: “Inclusão é tema para os LGBTQIA+, mas também é tema para todo mundo que já se sentiu de fora em algum momento. Inclusão é direito de todos, então este evento convida você a participar da conversa”.

Participe!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.