UNICOM 2023: Ecos & Conexões

A UNICOM abordou temas como inovação, transformação digital, mercado fonográfico e muito mais!

• Coruja em Ação

14/11/2023 por Fernando Moura

Com a presença de profissionais atuantes no mercado de comunicação, marketing e design, a Escola de Comunicação da UNISUAM, promoveu nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, a 49ª edição da UNICOM, a Semana de Comunicação da UNISUAM, evento anual que reúne o que há de mais atual no mercado através de oficinas, palestras e workshops para os alunos dos cursos da UNISUAM.

Realizada na unidade de Bonsucesso e produzida por alunos da instituição sob a coordenação das professoras Carla Motta, Cláudia Val e Maria João Palma, a 49º edição da Unicom contou com transmissão ao vivo no Youtube e sorteio de brindes.  Para assistir às lives, clique aqui e busque por UNICOM.

Vamos conferir o que rolou na UNICOM 2023!

Inovação e transformação digital no mercado da comunicação.

O primeiro dia da UNICOM iniciou com o tema Inovação e Transformação Digital no Mercado da Comunicação. Os convidados: Cadu Ribeiro – Designer e professor da UNISUAM; Claudia SCOTT – Diretora de Unidade de Negócios da Next Grupo Dreamers; Marina Bulcão – Gerente de operações da ArtPlan e Arthur Raggi – Gerente de projetos da ArtPlan contaram um pouco suas históricas, área de atuação, evolução do mundo digital e mercado de trabalho e os impactos da globalização.

Na parte da noite, o tema foi a comunicação e o mercado de inovações além das tecnologias digitais, com palestrantes como Aline Falcone, Raphaela Vittz e Duda Itajahy. Eles exploraram o papel da inteligência artificial na sociedade, demonstrando como ela está presente em nossas vidas há mais de duas décadas. Os profissionais falaram sobre os aspectos positivos das IAs, como dar voz a pessoas em todo o mundo, e sobre preocupações, como a possibilidade de demissões na área de comunicação devido à automação.

O primeiro dia foi recheado de tecnologia. Pudemos ver, de perto, as diferentes frentes da comunicação neste meio e a forma como podemos evoluir junto delas.

31/10 – O som, o mercado fonográfico e a comunicação

O segundo dia de Unicom trouxe muitas oficinas imperdíveis para os alunos de comunicação da Unisuam. Pela manhã, o professor Samuel deu uma belíssima aula sobre Illustrator Criativo. Já na parte da tarde, o aluno Jonathan Santos e Prof. Cadu Ribeiro foram responsáveis por compartilhar mais sobre o Photoshop. E não parou por aí, para encerrar a tarde de oficinas criativas, o prof. Cadu Ribeiro compartilhou dicas preciosas sobre fotografias com o celular. A profª Fábia Marucci trouxe muitos insights da Redação e Escrita Jornalística e Publicitária. Além da oficina de Storytelling com profª Mirian Magalhães, ufa, muita coisa, né?!

Para a palestra da noite, o segundo dia do evento contou com a participação dos professores Pedro Portugal e Mirian Magalhães como mediadores, e os convidados Orley “Passarinho” Gonçalves, diretor de produção de áudio para propaganda e sócio da produtora de som Nova Onda e Klevis, comunicador e artista no gênero Trap Rap.

Passarinho compartilhou casos de sucesso, como as campanhas para Leader, Avianca e Ipiranga, destacando o processo de gravação de músicas para as campanhas. Na sequência, Klevis falou sobre sua jornada, desde sua formação na Unisuam até seu trabalho como diretor de arte na FM O Dia. Ele ressalta a importância da música como meio de conexão e expressão artística, utilizando-a para lidar com perdas pessoais.

01/11 – Ecos de uma rede. O futuro das carreiras no mercado de trabalho

As oficinas do terceiro e último dia de Unicom focaram no Illustrator Criativo com Ítalo Fontoura, Illustrator para design de embalagem com Thaís Estevo, aluna de Design Gráfico da Unisuam. Além disso, Paulo Aragon trouxe suas habilidades e mostrou aos alunos um pouco mais sobre Fotografia em Estúdio.

Para encerrar a nossa Unicom, os convidados da palestra da noite incluíram Raiana Barreto, psicóloga e professora da Unisuam, Gabriela Anastácia, idealizadora do movimento Impacto Social “Papo de Empreendedora”, Lucas Lisboa, produtor de TV e Cinema na Globo, Julianne Rodrigues, líder de conteúdo do HUB da Prime Video, e Julie Santos, repórter da FLATV. A mediação foi realizada pelas professoras Ediana Avelar e Claudia Val.

Os convidados da noite eram ex-corujas e compartilharam sua trajetória com os alunos presentes. Foi um momento de troca e grande interação, pois eles trouxeram seus depoimentos, destacando os desafios e conquistas ao longo de suas carreiras.

E assim se encerra mais uma edição da UNICOM, marcada pelo tema “Ecos & Conexões”, que trouxe à comunidade acadêmica da Unisuam uma imersão profunda no universo da comunicação. Foi mais do que um evento, foi uma experiência única de aprendizado, networking e inspiração para todos os envolvidos. Agradecemos a todos que tornaram possível este momento de conexões e conhecimento, reafirmando o compromisso da Unisuam em promover o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus estudantes.

*Texto escrito pelos alunos Vínicius Casimiro, Maria Eduarda Vasconcelos e Thaís Fraguas

#BoraFazer UNISUAM!