Atenção! Você tem   

Horas
Minutos
Segundos

  para garantir seu desconto!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Conheça o Mestrado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM

Torne-se especialista em Ciências da Reabilitação e amplie suas oportunidades na área da saúde.

  • Mestrado

11/11/2024 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 3 minutos

O Mestrado em Ciências da Reabilitação é um programa multidisciplinar de alto qualidade, voltado para profissionais da saúde com formação em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicologia e Enfermagem, interessados em aprofundar seus conhecimentos em reabilitação e saúde. 

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recomendado pela Capes desde 2009, o curso busca qualificar profissionais para a docência em nível superior e a pesquisa, por meio do desenvolvimento do conhecimento acadêmico e profissional aplicados à reabilitação.

O que é Ciências da Reabilitação?

Essa área do conhecimento estuda e desenvolve métodos e práticas para recuperação e a manutenção das capacidades físicas e funcionais das pessoas, especialmente aquelas com limitações ou deficiências. Seu foco é restaurar e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que passaram por traumas, doenças ou possuem condições que limitam suas funções motoras, cognitivas e sensoriais. 

Embora as raízes da reabilitação sejam antigas,baseadas em práticas medicianis milenares, a área ganhou forma estruturada no século XX, com o surgimento da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Um dos nomes mais importantes da reabilitação moderna é Howard A. Rusk, considerado o “pai da reabilitação moderna”.

Saiba mais: UNISUAM abre inscrições para programa de pós-graduação

Na década de 1940, Rusk desenvolveu e expandiu métodos de reabilitação, baseando suas práticas, enfatizando que o tratamento deveria ser integrado com abordagens médicas, sociais e emocionais, para promover total reintegração do paciente. Sua visão inovadora surgiu durante e após a Segunda Guerra Mundial, quando ele tratava de soldados feridos.

A principal contribuição de Rusk foi estruturar a reabilitação em torno de alguns princípios básicos. Como por exemplo, Rusk acreditava que o processo de reabilitação deveria envolver uma equipe de profissionais de diferentes áreas, trabalhando de forma colaborativa, visando uma abordagem holística e multidisciplinar. 

Além disso, Rusk defendia que o paciente deveria ser um participante ativo no processo de reabilitação. Isso implicava em incentivar a independência no processo de recuperação de sua autoestima e confiança. Visando também a reintegração social do paciente, considerando que só estaria finalizada, quando o paciente estivesse apto para retornar ao convívio social, com maior autonomia possível.

A abordagem humanizada de Rusk influenciou amplamente o desenvolvimento de centros de reabilitação e de políticas públicas de saúde até os dias de hoje, ao promover a integração de métodos físicos e psicossociais, enfatizando assim a dignidade e autonomia dos pacientes. 

Seja um profissional especializado em Ciências da Reabilitação

Confira as linhas de pesquisa oferecidas no Mestrado em Ciências da Reabilitação. 

Abordagem Terapêutica em Reabilitação

Estudo de ações de atenção primária, secundária e terciária, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde. Estudo do efeito das intervenções terapêuticas na capacidade funcional e na qualidade de vida nas fases do desenvolvimento, visando a reabilitação de desordens nas diversas populações.

Avaliação Funcional em Reabilitação

Estudo dos aspectos funcionais do processo saúde-doença nas diversas populações, considerando as dimensões biopsicossociais (morfológica, biomecânica, fisiológica, fisiopatológica, cognitiva, emocional e participação). Estudo, desenvolvimento e validação de procedimentos e tecnologias para avaliação funcional em reabilitação.

Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado

Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos, funcionais, psicoemocionais e sociais relacionados à prática de esportes (convencional e adaptado), e a otimização do desempenho esportivo, abrangendo praticantes recreacionais e profissionais em todas as faixas etárias. Estudo dos fatores de risco e proteção de lesões advindas da prática esportiva e dos efeitos de intervenções para sua prevenção, recuperação e reabilitação em diversas populações.

Faça parte de nossos mestrandos

A universidade recebe inscrições para o mestrado em Saúde Biopsicossocial até 27/11/2024 e realizará a prova escrita em 29/11, das 9h30 às 11h30. Divulgaremos o resultado da prova em 04/12, e o curso começará em março de 2025.

#AGORAÉSUAVEZ

Outras sugestões de postagens pra você...

Alunas de Estética e Cosmética apresentam trabalho...
Um grupo de alunas do curso de Estética e Cosmética...
Veja mais
Buteco Universitário
Buteco Universitário: competição agitou o Laboratório de...
Competidores e jurados parceiros celebrando o evento. Foto: Fernando Salles O...
Veja mais
Quais são as tecnologias indígenas?
Quais são as tecnologias indígenas?
Os povos indígenas detém um conhecimento ímpar sobre tecnologias como...
Veja mais

Por Dianne Caamaño

Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X