Especial de Páscoa: como Empreender na Gastronomia?

Confira dicas especiais para ajudar na hora de iniciar um negócio e um vídeo exclusivo com uma super receita de bombom com doce de leite.

• Chef Coruja

14/04/2022 por Carolina Grimiao

Quem investe em delícias gastronômicas tem clientes o ano inteiro. Com a Páscoa se aproximando, as receitas artesanais ganham ainda mais força. Afinal, quem resiste a um docinho? Segundo dados recentes do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% da sua renda com alimentação fora de casa. Isso sem contar com o serviço de delivery, que não para de crescer.

Com isso, separamos algumas dicas que podem ajudar quem está pensando – ou até mesmo começando – a empreender no ramo:

? Seja diferente

Inovação é a palavra-chave de qualquer negócio. Veja que (quase) tudo é possível desde que você pense em como fazer com a sua identidade. Isso pode ser de um tempero diferente na receita até ao atendimento mais acolhedor. Brindes, promoções, uma comunicação mais divertida… o diferencial nunca sai de moda!

? Atendimento é tudo!

Você pode ter a sobremesa mais deliciosa do bairro, mas se o pedido demorar (sem motivo), a recepção for ruim e o cliente não se sentir bem no lugar, não tem comida boa que salve. O atendimento é primordial. Quem não gosta de ser bem tratado, não é verdade?

? Esteja atento às normas

Antes de abrir um negócio na área da Gastronomia, é fundamental estar alinhado com as normas fiscalizadoras. Por isso, é importante consultar a Vigilância Sanitária e todos os outros órgãos competentes que fiscalizam os estabelecimentos na sua cidade.

? Localização

O lugar escolhido precisa estar de acordo com o público-alvo que se quer alcançar e depende de muitos fatores para comportar o projeto. Se a intenção é atender somente por delivery, busque um lugar que seja o seu local de fabricação e distribuição dos alimentos, delimitando um raio de atendimento na região.

? Continue estudando

Esse é um passo fundamental para todo empreendedor de qualquer área. E na Gastronomia, claro, não vai ser diferente. Veja as tendências e novidades. Estude uma maneira de economizar mais e desperdiçar menos. Procure meios eficazes de organizar seus controles.

No Curso de Gastronomia da UNISUAM, conteúdos como as dicas acima são trabalhados para deixar o aluno preparado para empreender. Aproveite e confira o vídeo exclusivo abaixo para quem quer experimentar uma receita prática, fácil e deliciosa de bombom recheado com doce de leite com o Professor, Chef de Cozinha e Consultor, Marco Aurélio Picolli.

Venha para a Graduação em Gastronomia da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho e para empreender!

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.