Do sabor da infância à profissão: conheça a história de Ana Carolina

Um caso de amor com a Gastronomia trouxe a empreendedora para a UNISUAM

• Chef Coruja

25/03/2022 por Carolina Grimiao

Não tem quem resista àquele cheirinho de bolo quente saindo do forno. Ou então raspar o fundo da panela do brigadeiro. A cozinha desperta afetos, memórias, histórias e muitas vezes talentos. É o caso de Ana Carolina de Souza Pinto, aluna de Gastronomia da UNISUAM, empreendedora da Doceria da Carol, que viu na cozinha um elo de amor entre a sua família e a escolha de uma profissão.

A paixão pela cozinha vem de pequena, com a avó fazendo bolo aos domingos para o lanche da tarde. Carol ficava fascinada assistindo a matriarca misturar os ingredientes com tanto carinho: “Ela dizia: ‘filha, você vai colocando e batendo (na mão com uma bacia e uma colher de pau) até chegar no ponto e depois coloca o fermento’. Ali eu já era apaixonada mas não tinha noção de como passaria a amar a Gastronomia”, relembra. Uma arte que reunia também a mãe e as tias.

Ana Carolina com a filha, a avó e a mãe

Aos 15 anos, começou a fazer trufas e bolos de potes com a sua mãe. Com o passar do tempo, foi aprendendo outros tipos de doces para diversificar o cardápio, mas até então, só vendia por encomenda como um complemento da renda. Mas foi em 2017, quando perdeu o emprego e com uma filha pequena, que encontrou na avó o incentivo para seguir em frente: “Ela me disse: ‘emprego você não tem, mas tem um dom. É só usar ele que o emprego vem’”, e assim ela fez! Decidiu investir no que sabia e amava fazer e as encomendas dispararam.

De cursos de cozinha à Gastronomia da UNISUAM

Como toda empreendedora, Carol foi estudar e se aprimorar na profissão. Depois de alguns cursos de cozinha, decidiu experimentar uma aula na Gastronomia da UNISUAM: “Meu primeiro contato com o ninho foi em agosto de 2021, em um workshop. E na apresentação, o professor Valmir Farias foi muito receptivo e atencioso com todos, nos apresentou os laboratórios, os funcionários e também alguns professores”, conta a universitária, que percebeu que deveria abraçar a oportunidade: “A Graduação em Gastronomia pra mim sempre pareceu ser um sonho muito distante, mas todo esse carinho e recepção me fez enxergar que realmente era o caminho mais certo a seguir”.

Encantada pelo curso, onde pode experimentar diversas receitas, além de todo o conhecimento teórico e prático da profissão, Carol destaca a troca com os professores como o maior ganho nessa experiência acadêmica: “Em apenas uma aula com a professora Alessandra Guarani aprendi mais coisas do que mais de um mês no outro curso. A professora Maria de Lourdes tem um amor tão grande pela profissão e por ensinar que me deu uma enorme tranquilidade. Estou vivendo e realizando meu sonho. De todos cursos que fiz na área gastronômica, eu nunca fui ensinada com tanto acolhimento e amor à profissão como eu tenho aqui”.

Uma gastrônoma em crescimento

Ana Carolina encontrou nos doces uma maneira de vencer o desemprego e fazer o que ama. E percebeu que a Graduação seria um caminho para o seu futuro, para se especializar e oferecer cada vez mais qualidade aos seus clientes. Com a pandemia, iniciou o serviço com delivery na sua cidade (São João de Meriti), depois passou ela mesma a fazer entregas em outros locais da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu, Caxias e Vilar dos Teles. O cardápio hoje é variado: bolos de festas, brigadeiros, brownie, verrines, bolos de pote, pudins, pipocas gourmet, pão de mel, donuts, empadas doces e salgadas, lasanha, salgados fritos e assados são algumas das variedades oferecidas aos clientes e podem ser encontradas no Instagram @doceria.da.carol.

Conheça a Graduação de Gastronomia da UNISUAM

e esteja pronto para o mercado!