fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Soft skills: o que são e como desenvolver?

As soft skills são habilidades comportamentais bastante requisitadas no mercado de trabalho

  • Carreiras

17/06/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você provavelmente já ouviu esse termo, mas o que são as soft skills? Elas são habilidades interpessoais e sociais relacionadas a maneira que o profissional se relaciona com companheiros de equipe e se adapta a diferentes situações.

Segundo relatório Global Trends Report, feito pelo Linkedin, 92% dos recrutadores consideram as habilidades interpessoais tão ou mais importantes que os conhecimentos técnicos.

Outro estudo que aponta a importância dessas habilidades foi realizado pelo CareerBuilder, site de recrutamento, que mostrou que 77% das empresas consideram as soft skills tão relevantes quanto as técnicas do dia-a-dia do trabalho.

Dessa forma, preparamos um conteúdo especial para você entender o que são as soft skills e como desenvolvê-las!

O que são soft skills?

Como explicado anteriormente, as soft skills são características comportamentais. Ela se refere à maneira que o profissional lida com as próprias emoções e com o restante da equipe. Quanto melhor você consegue lidar com situações psicológicas e interpessoais, maiores são suas soft skills.

Entretanto, apesar de tão importantes, essas habilidades estão intimamente ligadas à personalidade e fatores emocionais desenvolvidos durante a vida, por esse motivo, são consideradas subjetivas, o que dificulta a mensuração e até mesmo o desenvolvimento. 

Soft Skills x Hard Skills

As soft skills e hard skills caminham juntas e são bastantes utilizadas por profissionais de Recursos Humanos para identificar características de profissionais.

Enquanto as soft skills são subjetivas e estão relacionadas ao comportamento do indivíduo, as hard skills são facilmente identificadas e mensuráveis, uma vez que dizem respeito aos conhecimentos técnicos, sejam teóricos ou práticos.

Por muito tempo, as hard skills foram a competência mais relevante observada. Mas, esse cenário tem se alterado e as soft skills aparecem com mais relevância e valorização no mercado.

Quais são as principais soft skills?

De acordo com estudo realizado pelo PageGroup, a inteligência emocional é a soft skill mais valorizada no Brasil, seguida por trabalho em equipe e comunicação assertiva. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas habilidades:

Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é a habilidade de reconhecer e administrar as próprias emoções, sejam elas pessoais ou durante a execução de tarefas do dia-a-dia. Além de identificar as próprias emoções, também é necessário compreender e lidar com os sentimentos dos outros, sejam companheiros de time, lideranças ou clientes.

Considerada a principal soft skill por 42,7% no Brasil, a inteligência emocional possui cinco componentes fundamentais:

  • Autoconsciência: reconhecer e compreender as próprias emoções;

  • Autogestão: controlar ou redirecionar emoções impulsivas;

  • Motivação: trabalhar com dedicação e persistência em busca de objetivos;

  • Empatia: compreender as emoções dos outros e responder adequadamente;

  • Habilidade social: gerenciar relacionamentos e mover pessoas na direção certa.

Portanto, a inteligência emocional é fundamental para construir relacionamentos saudáveis, tomar decisões e enfrentar desafios.

Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe vem na segunda colocação, sendo requisitada por 38,4% das empresas, como principal habilidade interpessoal requisitada por grandes líderes. 

Essa soft skill é fundamental para o sucesso organizacional, independente do cargo ou setor. Dessa forma, ao atuar bem com clientes, colegas e lideranças, é possível realizar tarefas com mais eficiência.

Comunicação Assertiva

A comunicação é fundamental em diversos âmbitos. Sendo a terceira habilidade mais exigida, consiste em expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de maneira clara, direta e respeitosa.

Dessa forma, a comunicação assertiva permite defender pontos de vista de maneira sem ser agressivo ou passivo, respeitando direitos e opiniões. 

Portanto, ela é muito importante para manter a linearidade nos processos, negociar, colaborar e resolver conflitos.

Outras soft skills

  • Resiliência;

  • Solução de problemas;

  • Ética no trabalho;

  • Empatia;

  • Gerenciamento do tempo;

  • Vontade de aprender;

  • Pensamento criativo;

  • Gestão de conflitos;

  • Pensamento crítico;

  • Negociação;

  • Liderança.

Como desenvolver soft skills?

Para desenvolver uma soft skill, o primeiro passo é o autoconhecimento. Identifique as habilidades que precisam ser aprimoradas e invista em imersões, cursos, mentorias e experiência prática, fique atento aos acontecimentos do dia-a-dia.

Veja algumas dicas para desenvolver e potencializar as suas soft skills:

Invista no autoconhecimento

Quais habilidades você precisa aprimorar? Quais habilidades você já domina?

Se você não sabe responder essas perguntas, fique tranquilo, isso é normal! Por isso, é importante reservar minutos da sua rotina para refletir sobre os acontecimentos do dia, entender o que você sentiu e de que forma reagiu. Essa prática ajuda muito a reconhecer e controlar as emoções.

Dessa forma, com esse tipo de reflexão, você estará apto a responder as perguntas e concentrar seus esforços nas habilidades que precisa potencializar

Alinhe as expectativas sobre o seu cargo

É muito importante alinhar as expectativas do cargo com seu gestor, independente da posição que ocupa na empresa. Entenda o que você pode entregar para a companhia e o que pode ser melhorado. 

Entender o que você pode oferecer e o que esperam de você abre portas para o desenvolvimento contínuo de habilidades no ambiente corporativo.

Exercite a escuta

Parte do processo de soft skill envolve ouvir as pessoas e refletir sobre o que é dito. Mostre interesse no que os companheiros de trabalho têm a dizer. 

Também não pense que precisa reagir ou responder imediatamente. Não tem problema admitir que não sabe uma resposta ou que precisa de tempo para pensar. A escuta proporciona comunicação mais eficiente entre interlocutores.

Arrisque-se

Investir em novos projetos é uma ótima maneira de desenvolver soft skills na prática. Além de ter a oportunidade de conviver e trabalhar com outras pessoas, poderá colocar seu conhecimento à prova.



Liderança, comunicação e trabalho em equipe são algumas das habilidades que você terá a oportunidade de colocar em prática.

Não pare de estudar!

O desenvolvimento de soft skills é contínuo e deve ser aprimorado com cursos e aulas voltadas para o desenvolvimento de habilidades pessoais.

Para destacar-se no mercado, é necessário adotar o conceito lifelong learning, ou aprendizado contínuo, que consiste em adquirir conhecimentos ao longo da vida de maneira contínua e voluntária.

Contextos formais, como universidades e escola, bem como informais e experiências diárias são abordagens enfatizadas pelo conceito

Portanto, lifelong learning é fundamental para manter-se atualizado no mercado de trabalho, com tanta evolução tecnológica e econômica dos dias atuais.

#BoraFazer UNISUAM!

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X