XIX Semana Internacional de Pesquisa, Extensão e Inovação da UNISUAM

O texto dos Professores Patrícia Vigário e Arthur de Sá Ferreira relata detalhes do evento.

• Agenda / Rolou por aqui

27/10/2022 por unisuam

A XIX Semana Internacional de Pesquisa, Extensão e Inovação da UNISUAM aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro. As atividades ocorreram de modo presencial e on-line nos três dias do evento, nas unidades de Bonsucesso, Bangu e Campo Grande. O evento incluiu diversas atividades para os alunos de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado/doutorado). Mais de 800 participantes puderam aprender conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, e com ampla possibilidade de aplicação acadêmica e profissional.

Foram ofertados 14 minicursos ministrados por discentes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL). Os eixos temáticos dos minicursos foram relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): (1) Testes para a avaliação da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo na lesão medular; (2) Avaliação e prescrição de exercícios terapêuticos nas disfunções do joelho; (3) Avaliação e tratamento para indivíduos com desequilíbrio; (4) Avaliação e tratamento fisioterapêutico de pacientes com dor musculoesquelética: o que sabemos?; (5) Fisioterapia nas cefaleias; (6) Prevenção contra a Violência Doméstica; (7) A Economia Circular na Agenda 2030; (8) Ferramentas de Gestão Aplicadas à Prática Comercial; (9) Educação Financeira; (10) Como pesquisar na Base de dados BVS; (11) Avaliação da Salubridade Ambiental – Um estudo de caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; (12) Energia sustentável para prédios públicos e privados; (13) Migrações Forçadas, Sociedade e Direito no Brasil: breve introdução ao debate e (14) Avaliação cinético-funcional aplicada aos distúrbios musculoesqueléticos dos membros inferiores.

Nos pátios das unidades, os alunos dos cursos de graduação apresentaram os seus projetos de Iniciação Científica e de Extensão em formato de pôster, totalizando 28 trabalhos em Bonsucesso, 3 em Bangu e 6 em Campo Grande. Já os alunos de mestrado e doutorado do PPGCR e do PPGDL apresentaram 30 trabalhos entre projetos, pesquisas em andamento e pesquisas concluídas. “O retorno presencial das apresentações proporcionou maior troca de experiências entre os alunos, visitantes e professores avaliadores, incentivando o desenvolvimento de novos projetos pelos alunos”, comenta a Prof. Dr. Patrícia Vigário, docente do PPGCR e PPGDL. Para os alunos das turmas fora de sede, a apresentação dos trabalhos foi realizada de modo remoto, com audiência média de 160 participantes por sala de apresentação.

Na abertura oficial do evento, alunos do Instituto Staumbor fizeram uma apresentação cultural de música com instrumentos de corda, dança e poesia, enaltecendo a integração entre cultura e meio ambiente.

As palestras e mesas redondas “Inovação Tecnológica em Saúde no âmbito do SUS”, “Investigação científica e educação com novas tecnologias”, “Revistas Científicas UNISUAM”, “Educação inclusiva e novas tecnologias como ferramenta de inclusão”, e “Inovações e mentalidades futuristas” contaram com a participação de profissionais e pesquisadores renomados, que propiciaram discussões sobre a importância do uso da tecnologia e inovação em diferentes cenários – desde a inclusão socioeducacional à pesquisas científicas nas diferentes áreas do conhecimento.

“Eventos como a XIX Semana Internacional de Pesquisa, Extensão e Inovação ajudam despertar nos alunos o interesse pela a ciência, o envolvimento em pesquisas científicas e o desenvolvimento de ações em prol de uma sociedade em contínuo crescimento, desenvolvimento e transformação”, relata o Prof. Arthur de Sá Ferreira, docente do PPGCR e PPGDL. “Além disso, reafirmam o compromisso que a UNISUAM possui com ensino de qualidade, pesquisa, extensão, inovação e inclusão social”, completam os professores.

Texto por: Prof. Dr. Patrícia Vigário e Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira

Por unisuam