UNISUAM lança curso de capacitação tecnológica com a AWS re/Start

Parceria com a AWS re/Start e Secretaria Especial da Juventude Carioca tem foco em jovens, mulheres e pessoas que estejam desempregadas ou subempregadas.

• Agenda / Rolou por aqui

17/03/2022 por Carolina Grimiao

Foto: Maurício Peçanha

O Polo de Inovação da UNISUAM (Pólen) reuniu na manhã da última terça-feira, dia 15 de março, no Museu de Arte do Rio, autoridades da área acadêmica, tecnológica e social para o lançamento do curso de formação da AWS re/Start. O programa, que também tem parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), é voltado para capacitar e desenvolver habilidades em carreiras na Nuvem, conectando os alunos aos empregadores.

Estiveram presentes a Diretora de Pesquisa e Inovação e Extensão e Presidente do Conselho de Impacto Social da UNISUAM, Professora Cláudia Costa; a Representante do Movimento de Mulheres na Tecnologia, Cris dos Prazeres; o Secretário de Juventude da Cidade do Rio de Janeiro, Salvino Oliveira; o Presidente da AWS Brasil, Paulo Cunha; e o Reitor da UNISUAM, Arapuan Netto.

Durante a cerimônia de lançamento, o Gestor de Inovação e Internacionalização da UNISUAM, Diego Braga, ressaltou a importância de iniciativas e parcerias como essa: “É muito importante estreitar laços para transformar, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e tecnológica, buscando soluções inovadoras ao mesmo tempo que cria oportunidades para as pessoas”.

Muito satisfeito com a parceria, o Presidente da AWS Brasil, Paulo Cunha, comemorou: “Não é a UNISUAM que é nossa parceira, nós que somos parceiros da UNISUAM!”. Arapuan Netto, Reitor da UNISUAM, celebrou o encontro: “É sobre impactar vidas e transformar o mercado. O nosso ecossistema de inovação deu mais um grande passo”.

O programa tem como foco pessoas desempregadas ou subempregadas, suas famílias e jovens de forma geral. Por meio da aprendizagem baseada em cenários, laboratórios práticos e material didático, os estudantes podem obter as habilidades técnicas e sociais necessárias para uma posição de nível básico na nuvem. Também fornece aos alunos assessoramento na elaboração de currículos e treinamento sobre participação em entrevistas para prepará-los para reuniões e entrevistas com empregadores.

A Amazon Web Services (AWS) é a plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo, possuindo milhares de clientes, como startups, grandes empresas e órgãos governamentais, que utilizam desse serviço para reduzirem custos, ficarem mais ágeis e inovarem com mais rapidez.

Metade das vagas serão destinadas a jovens e mulheres. Não é necessário conhecimento prévio em tecnologia para se inscrever no curso. As  aulas serão oferecidas na modalidade presencial e vão acontecer na UNISUAM, em Bonsucesso. Para realizar a inscrição clique aqui

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.