fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Yellow Belt: Aluna é certificada com honraria

Vitória Francisco de Mattos é a mais nova Yellow Belt com honraria por ser projeto destaque.

  • Histórias de Sucesso

07/04/2021 por Luana Medeiros

Tempo de Leitura: 3 minutos

Vitória Francisco de Mattos, aluna do 10° período do curso de Engenharia de Produção UNISUAM, é a mais nova Yellow Belt e com honraria por ser projeto destaque. ?

Sabe qual é o melhor de tudo nessa história? É que ser destaque não é uma novidade para Vitória! ?



Vitória e o seu primeiro projeto destaque


A trajetória de Vitória na UNISUAM começou em 2014, quando ela decidiu pedir transferência da faculdade onde estudava e veio ser Coruja ?. 

“Em 2015, na disciplina de Empreendedorismo e Cooperativismo, desenvolvi o meu primeiro projeto na UNISUAM, um aplicativo voltado para o público vegano chamado Diet food, com o qual tive a honra de receber projeto destaque. Essa honraria me mostrou que eu poderia voar cada vez mais alto, me apliquei nas aulas, tirava dúvida com Professores, sempre fui aquela aluna que fazia 1.000 perguntas”, conta ela.

 

? O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

 

Vitória tomou gosto pela coisa e, a partir do projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador 2, surgiu o tema de seu TCC.

“O meu segundo projeto foi uma campainha para deficientes auditivos, que me possibilitou conhecer e aprofundar os meus conhecimentos na tecnologia assistiva e vai ser o tema do meu TCC”, destaca ela. 



O estágio na maior fabricante de embalagens de alumínio do mundo


Vitória é estagiária da Ball Corporation, a maior fabricante de embalagens de alumínio do mundo. 

Alocada no setor de Qualidade, a aluna é responsável por realizar a gestão de produtos não conformes, a gestão de processos produtivos, a gestão de produtos químicos, assim como a elaboração de procedimentos, participação atuante nas reuniões de gestão de rotinas (diárias, semanais e mensais) e condução de projetos de melhorias.

“Na Ball, sou estagiária de qualidade e tenho como objetivo satisfazer e ter a preferência dos nossos clientes através da redução de NOC (número de ocorrências no cliente), de redução de produto não conforme, aderência ao indicador de processo, aderência aos parâmetros de inspeção e processo, entre outros”, diz ela. 

Por meio do estágio, Vitória teve a oportunidade de abrir um DMAIC liderando o seu primeiro projeto para receber a certificação Yellow Belt.



Mas, afinal, o que é DMAIC e qual é a sua importância? E o certificado Yellow Belt, para que serve? ?


DMAIC 

É uma metodologia utilizada na gestão de qualidade em pequenas e grandes empresas. Ela é a responsável por diminuir desperdícios, amenizar falhas, solucionar problemas, melhorar processos e dar uma visão mais ampla e detalhada de tudo o que acontece dentro da organização, garantindo um maior controle da equipe sobre essas atividades.

“Com a ferramenta DMAIC, o desenvolvimento do planejamento estratégico pode ser feito de forma mais quantitativa e organizada, aumentando a sua eficiência”, afirma Vitória.

Yellow Belt

É o profissional capacitado com base na aplicação da metodologia Lean Seis Sigma e cumpre um papel operacional no programa, auxiliando os Green Belts e Black Belts na implementação de projetos de melhoria dentro das organizações.

“Este profissional é treinado para utilizar as ferramentas da metodologia Lean Seis Sigma através de uma visão de projeto e não só de suporte”, observa Vitória.



O projeto destaque liderado por Vitória e a certificação Yellow Belt com honraria

 

Aluna UNISUAM recebe certificação Yellow Belt com honraria


O projeto de Vitória tinha como objetivo reduzir em 30% os problemas gerados no processo. Para isso, de acordo com ela, foram realizados estudos amostrais para identificar a frequência com que eles ocorriam embasados por algumas ferramentas, tais como Gráfico de Pareto, Histograma, Capability Sixpack, Box Plot, Matriz GUT, Diagrama de Ishikawa, entre outras.

Ao fim do projeto, foram reduzidos não apenas 30%, mas 60% dos problemas. Que tiro foi esse? ?

“Foi um choque! Estagiária, liderando o meu primeiro projeto, tendo como time pessoas que tinham mais tempo de empresa do que eu tenho de vida. Foi incrível trabalhar com essas pessoas, o conhecimento que eles trazem em sua bagagem é fenomenal. Eu jamais teria conseguido sem eles. Sou muito grata aos meus Gestores Johny Paiva e Mácio Rocha, pois ambos são Black Belts e foram os meus orientadores durante todo o tempo. Agradeço também ao meu amigo Danilo, que desenvolveu um projeto o qual também teve a honra de receber projeto destaque, nós dois nos ajudamos muito durante essa nova etapa”, revela Vitória.


Demais ver os nossos Corujas voando alto, né? ❤️



Vem ser UNISUAM e se destaque no mercado também!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Engenharia de Produção UNISUAM!

Por Luana Medeiros

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X