fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

A importância dos exames laboratoriais para o diagnóstico precoce

  • Viver Bem

03/03/2021 por Nathalia Pimenta

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você sabe qual a importância dos exames laboratoriais para o diagnóstico precoce de doenças mais graves? Este é o assunto das próximas linhas . Abaixo, destacamos estudos sobre o tema, previsões para o futuro e falamos de sua importância para a área de análises clínicas. 

A demanda por estudos laboratoriais deve dobrar até 2030. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde Suplementar – IESS e podemos dizer que isso se deve em parte pelos avanços tecnológicos, mas, principalmente, pela grande importância que os exames laboratoriais possuem para diagnosticar, o quanto antes, doenças mais graves. 

Através de exames e do diagnóstico precoce é possível ter mais segurança na hora da tomada de decisões médicas.

 

A demanda por exames laboratoriais deve dobrar nos próximos anos

 

Afinal, diagnósticos como diabetes, câncer e, mais recentemente, o COVID-19 – só para citar alguns dos principais – dependem de coleta e análises de materiais por parte dos laboratórios para prover um diagnóstico mais assertivo.

Para se ter uma ideia, cerca de 70% das decisões médicas são com base em resultados de análises laboratoriais. No entanto, esse número é ainda maior quando falamos no ambiente cirúrgico, com participação de 97% nos procedimentos.

Ainda que o diagnóstico e prognóstico sejam as principais razões que vêm em mente quando falamos do assunto, é importante entender que os exames também têm grande participação na etapa de prevenção. Através deles, torna-se possível a detecção precoce de indicadores de enfermidades, evitando a realização de procedimentos mais invasivos e complexos, além de facilitar o tratamento.

 

A Importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce

Atualmente, cerca de 95% das doenças poderiam ser identificadas nos primeiros estágios, ou seja, com maior chance de cura e, claro, melhor qualidade de vida para os pacientes. Por este motivo, é possível reafirmar a importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce de doenças graves. 

Para atingir esse padrão de eficácia e qualidade é que a UNISUAM desenvolveu a Pós-Graduação em Análises Clínicas e Patológicas, voltada aos profissionais das áreas de Farmácia, Biologia, Biomedicina e outros que já atuem na área de análises laboratoriais.

A especialização concilia teoria, visitas técnicas e vivência prática de Mestres e Doutores na área. Sendo assim, os estudantes podem aprofundar os seus conhecimentos técnicos e desenvolver novas habilidades. 

 

E aí, quer se tornar um(a) Especialista em Análises Clínicas? Conheça a Pós em Análises Clínicas e Patológicas UNISUAM!

Por Nathalia Pimenta

Jornalista apaixonada criação de conteúdo, internet, memes, e comunicação em tempo real! Mãe de Pet, viciada em Netfilx, geminiana e autora dos livros "Jornalismo Literário e o Drama das Narrativas Reais" e “Vermelho Intenso”

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X