fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Terapias manuais e a contribuição pra reabilitação

  • Nota 10

05/03/2021 por Nathalia Pimenta

Tempo de Leitura: 2 minutos

Terapias manuais e a Reabilitação fisioterapêutica: A Fisioterapia Traumato-Ortopédica é uma área com grande demanda dentro da Fisioterapia já que avalia, previne e trata das disfunções musculoesqueléticas clínicas e cirúrgicas, ocasionadas por traumas ou disfunções biomecânicas persistentes na vida cotidiana ou no contexto do esporte.

Para tratar e prevenir essas queixas, o Fisioterapeuta especializado em traumato-ortopedia pode lançar mão das terapias manuais, já ouviu falar? 

Entenda como as terapias manuais contribuem para a reabilitação fisioterapêutica

O que são as terapias manuais?

A terapia manual é uma especialização dentro da Fisioterapia em que o Fisioterapeuta utiliza as suas mãos para avaliação e tratamento das disfunções do movimento, aplicando valências físicas, como pressão ou tração, velocidade, frequência em uma determinada estrutura do corpo, podendo ser a fáscia, músculo ou articulação.

O objetivo principal é reduzir a dor, alinhar biomecanicamente os complexos articulares, reestabelecendo a sinergia do movimento e, assim, restabelecer a função.

Por meio destas abordagens, o Fisioterapeuta faz uso de estímulos mecânicos e proprioceptivos, além de inputs neurais que vão atuar em conjunto para promover o ganho de mobilidade e minimizar a sensibilidade à dor.

Quando usá-las?

Diversas áreas da Fisioterapia podem fazer uso das terapias manuais. Na área de Traumato-Ortopedia, o profissional pode fazer uso das terapias isoladas ou em conjunto com outras ferramentas terapêuticas para avaliação, promoção, prevenção, cura ou acelerar a reabilitação.

Em geral, podem ser usadas em casos de dores agudas, em que o movimento controlado ajuda na redução da dor e edema, ou em casos crônicos, em que o movimento articular já esteja limitado.

Dessa forma, as terapias manuais podem ser aplicadas em um grande espectro de disfunções, desde lombalgias, hérnias, lesões do ombro, tendinites até pós-operatórios de joelhos, quadris e pés, contusões, distensões, entre outros.

Como se especializar?

O Fisioterapeuta que deseja atuar com terapias manuais na área de Traumato-Ortopedia precisa buscar uma especialização, como a Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional com Ênfase em Terapia Manual da UNISUAM.

Durante o curso, o aluno aprofundará os conhecimentos em disciplinas como Anatomia Palpatória, Avaliação Biomecânica da Marcha, Corrida 3D, Avaliação e Manuseio da Dor Crônica (tema extremamente atual) e Tratamento para as Alterações Traumato-Ortopédicas Desportivas, além dos principais recursos manuais, como conceito PNF, Mackensie, Maitland, Mulligan, Osteopatia, Neurodinâmica, entre outras, que garantirão que ele possa realizar diagnósticos e tratar questões musculoesqueléticas, sejam de origem ortopédica ou traumática, através de recursos terapêuticos manuais.

E aí, quer se tornar um(a) Fisioterapeuta especialista? Conheça a Pós em Fisioterapia Traumato-Ortopédica com Ênfase em Terapia Manual UNISUAM!

Por Nathalia Pimenta

Jornalista apaixonada criação de conteúdo, internet, memes, e comunicação em tempo real! Mãe de Pet, viciada em Netfilx, geminiana e autora dos livros "Jornalismo Literário e o Drama das Narrativas Reais" e “Vermelho Intenso”

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X