fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Já pensou em desenvolver soluções reais pra sociedade?

Mestrado UNISUAM engloba linhas de pesquisa voltadas pro desenvolvimento de soluções reais pra sociedade.

  • Nota 10

26/05/2021 por Luana Medeiros

Tempo de Leitura: 5 minutos

Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM engloba linhas de pesquisa voltadas pro desenvolvimento de soluções reais pra sociedade.

 

Você sabia que o Mestrado é uma área em crescimento exponencial? Isso se deve ao fato de que, cada vez mais, as empresas têm investido em departamentos internos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e inovações tecnológicas em sistemas e processos. 

 

O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

 

Com esse cenário, a mão de obra altamente qualificada se destaca, abrindo um leque de opções que, antes, para o Mestrado, se restringia à educação em sala de aula, e, hoje, se expande para a atuação em grandes corporações e até para o empreendedorismo e aplicação prática de teses em negócios próprios.

 

Já pensou em desenvolver soluções reais para a sociedade e ajudar a resolver os problemas do mundo? 

No Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM, você vai se tornar um especialista nos processos de empreendedorismo social e na gestão criativa da inovação, além de aprender como criar, desenvolver e gerenciar cadeias produtivas sustentáveis.

E não é só isso! Você vai abrir as portas para dar aula no Ensino Superior e se tornar um profissional de destaque para o mercado, lidando com questões sociais e ambientais, áreas que cada dia mais recebem investimento estatal e empresarial.

Multidisciplinar, o Mestrado da UNISUAM, criado em 2006 e reconhecido pela CAPES, tem linhas de pesquisa que abrangem todas as áreas do conhecimento, mas o seu foco principal é a produção de soluções reais para questões sociais, urbanas, ambientais e tecnológicas.

 

 

Conheça alguns dos projetos e soluções que estão sendo desenvolvidos no Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM 

 

1)ESTADO SOCIAL DE DIREITO E CIDADANIA: DA POLÍTICA DE REFÚGIO A UMA POLÍTICA PARA REFUGIADOS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo agregar conhecimento e fomentar estratégias de formação profissional e de interação social para o aperfeiçoamento de direitos e garantias individuais sobre a temática do refúgio mediante ações sobre aspectos da inclusão e profissionalização de pessoas na condição de refugiados à sociedade brasileira. Visa-se examinar as condições de concretização da assistência aos refugiados “protegidos” pelo Estado e questionar a ação do poder público, a partir dos efeitos e influência das políticas públicas. Além disso, é objetivo do trabalho compreender os desafios enfrentados por esse grupo específico de imigrantes forçados na tentativa de integração à “sociedade acolhedora” e buscar soluções para esse equilíbrio, assim como suas estratégias individuais e coletivas para superação desses desafios. O recorte espacial escolhido para a realização desta pesquisa é a cidade do Rio de Janeiro, um lócus relevante de refúgio no Brasil, onde seria possível realizar uma investigação empírica que, subsidiada por nossas escolhas teórico-metodológicas, permita a construção de uma reflexão crítica sobre a política brasileira para refugiados, e, principalmente, colabore para a renovação dos nossos questionamentos sobre a profissionalização e a busca pelo trabalho desse Estado Social de Direito. Além disso, com os resultados e análise, pretende-se construir uma aplicativo que forneça informações substanciais aos refugiados e os aproxime do mercado de trabalho nacional, de forma a atuar e possibilitar aprimoramento das relações nos campos social, econômico e ambiental.

 

Orientador: Carlos Figueiredo

Orientando: Wanderson Suzarte

 

 

2)SISTEMA DE MORADIA PARA OS REFUGIADOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Resumo: Guerras, violação dos direitos humanos, pobreza, perseguição religiosa e política são os principais motivos que levam uma pessoa a deixar o seu país de origem e buscar uma nova  vida. Dessa forma, as violações dos direitos humanos no país de origem fazem com que muitos procurem ajuda atravessando fronteiras em busca de segurança, com o apoio da Organização das Nações Unidas, ONU. Mas, o grande desafio dos países que recebem esses indivíduos em condição de refugiados é que eles precisam oferecer todo o suporte civil e logístico para que as pessoas se estabeleçam no novo país. No Brasil, os refugiados têm, por lei, todos os direitos de cidadão, bem como a documentos, trabalho, moradia, educação, livre religião, entre outros direitos. O presente projeto tem por objetivo estudar o fenômeno contemporâneo da migração de povos  de  diferentes  culturas  para  o  Brasil  na  condição  de refugiados e as políticas públicas de acolhimento, no que tange à moradia temporária e permanente na região metropolitana do Rio de Janeiro. Por meio de pesquisa de campo busca-se conhecer a dinâmica das moradias temporárias e permanentes dos refugiados, assim como propor uma política pública de moradia permanente para refugiados aos governos Estadual e Municipal e desenvolver uma proposta de moradia modular de baixo custo e sustentável.

 

Orientadora: Maria Geralda de Miranda

Orientando: Bruno Matos de Farias

 

 

3) MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DAS ENCHENTES NA COMUNIDADE DE RIO DAS PEDRAS

Resumo: O trabalho em questão aborda a problemática ambiental de bacias hidrográficas em áreas urbanas da cidade do Rio de Janeiro. Cidade esta que, ao longo do seu processo de urbanização, sofreu importantes transformações em seu ambiente original, sendo a maioria realizadas com a completa ausência de planejamento territorial e ambiental. Este estudo avalia os impactos das fortes chuvas na região da comunidade de Rio das Pedras, localizada na bacia de Jacarepaguá, no perímetro de circunvizinhança da Lagoa da Tijuca, onde foram aqui analisadas as principais variáveis responsáveis por estes efeitos, bem como a frequência e incidência pluviométrica na região ao longo dos últimos cinco anos e os pontos de obstruções ao escoamento pluvial. Os resultados obtidos com essa ampla avaliação foram utilizados para a construção de um projeto e plano de trabalho, os quais objetivam a mitigação desses efeitos e poderão ser usados como padrão em regiões com populações à margem de lagoas, localizadas em centros urbanos que possuam uma evolução urbana desordenada e sem planejamento, sendo estas regiões atualmente alvo de enchentes regulares quando exposta à fortes chuvas.

 

Orientadora: Patricia Dusek

Orientando: Edson de Jesus Filho

 

 

4) DESCONSTRUÇÃO CIVIL: A INSUSTENTABILIDADE DE UMA ATIVIDADE ECONÔMICA SEM INDICADORES DEVIDAMENTE AJUSTADOS À AGENDA 2030 DA ONU

Resumo: O projeto visa contribuir para o desenvolvimento de indicadores que avaliem obras, públicas ou privadas, não apenas em relação a si mesmas, o que já seria a função dos vários eco selos existentes, bem como a sua integração com a urbe, e mais ainda, a correlação direta dessa atividade econômica (construção civil) com o índice de desenvolvimento social, sustentável, das cidades. Para avaliação qualitativa deste trabalho será estipulado um distrito, ou região de uma cidade do estado do Rio de Janeiro, onde serão levantados dados que nortearão a pesquisa. Alcançar o desenvolvimento sustentável, como proposto na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, requer da Arquitetura e do Urbanismo cuidados com o ambiente. Não se pode esperar apenas das políticas públicas governamentais que favoreçam o crescimento econômico. O desenvolvimento não predatório, que se sustentará por algumas décadas, depende da convergência destes, dentre outros fatores, respeitando sobretudo valores humanos socioculturais. A utilização de indicadores mais precisos poderá contribuir para a construção civil no processo de desenvolvimento local sustentável, de forma a ajudar a traçar um novo conceito civilizatório, com cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. 

 

Orientadora: Kátia Avelar

Orientanda: Leila Marques da Silva

 

 

E aí, curtiu? Quer aprimorar os seus conhecimentos, realizar pesquisas e bolar soluções reais e práticas para melhorar a vida da sociedade? A escolha certa é o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local da UNISUAM!

Nós formamos você. E você forma um mundo melhor.

 

 

Desenvolva soluções reais para a sociedade e ajude a transformar o mundo em um lugar melhor! Faça o Mestrado em Desenvolvimento Local da UNISUAM!

QUERO ME INSCREVER AGORA

Por Luana Medeiros

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X