O que se estuda em Educação Física?

06/03/2021 por Tais Leal

O que se estuda em Educação Física? Essa é uma pergunta comum para quem está pensando em cursar esta graduação. Se este é o seu caso, continue lendo o texto e conheça tudo sobre o Curso de Educação Física!

A prática do exercício físico oferece uma série de benefícios para a saúde do corpo e da mente. A maioria das pessoas têm essa consciência, mas, mesmo assim, muita gente ainda ignora que a Educação Física extrapola as barreiras das escolas e academias, podendo ser aplicada em uma variedade de áreas.

Foi justamente para falar dessa amplitude que a UNISUAM convidou a Profª Patrícia Amaral, Coordenadora do curso, e os Professores Estevão Rios Monteiro e Jeter Pereira de Freitas, para um bate-papo na live da Maratona Muito Mais Futuro, que ajuda você a escolher qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

Entendendo o que é a Educação Física

De acordo com a Profª Patrícia, Coordenadora do curso de Educação Física UNISUAM, a Educação Física é olhar para o outro, entendendo o indivíduo como um todo.

Apesar da maioria das pessoas olharem para a Educação Física apenas pela prática do exercício físico, ela ressalta que a área vai muito além.

As atividades motoras são naturais ao ser humano e para entender isso podemos dar uma rápida olhada no passado, como, por exemplo, na pré-história, em que os indivíduos já caçavam e pescavam.

Fomos evoluindo, inserindo outras atividades na rotina e, dentro desse contexto, o que a Educação Física faz é aprimorar esses movimentos de acordo com as possibilidades e necessidades de cada um.

“Vamos lapidando o movimento”, afirma Profª Patrícia.

Licenciatura ou Bacharelado: qual é o melhor?

Essa é uma dúvida muito comum para quem vai começar o curso de Educação Física. Primeiro de tudo, você precisa pensar quais são os seus interesses e do que você realmente gosta.

Se você curte mais o ambiente das escolas, sejam elas públicas ou privadas, e não se vê trabalhando em academias ou clubes, então, o caminho mais lógico é optar pela Licenciatura.

Agora, se você tem mais proximidade com a prática da atividade com foco no condicionamento físico e trabalho com grupos especiais ou centros desportivos, a sua melhor opção é o Bacharelado.

? O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

Mas, se você tem disposição e tempo, a Profª Patrícia recomenda que faça as 2 habilitações, já que a área da Educação Física oferece um vasto campo de atuação e com as 2 formações você terá muito mais possibilidades.

Ela também relembra que a situação está muito melhor para quem ainda está na dúvida, já que a UNISUAM antecipou a reformulação da grade curricular do curso, recomendada pelo MEC, e que deve ser implementada até dezembro de 2021 por todas as universidades.

Com a mudança, os alunos não precisam mais escolher entre Licenciatura ou Bacharelado no ato da matrícula. Agora, eles podem cursar os dois primeiros anos do curso e conhecer melhor a área e, só depois, selecionar uma habilitação.

Educação Física e as possibilidades de carreira

O Prof. Estevão conta que também ficou muito indeciso antes de começar o curso, não sabia se seguia pela Licenciatura, pelo Bacharelado ou, até mesmo, em que área queria atuar e tinha um pensamento muito pequeno sobre o que, de fato, era o campo de atuação profissional.

Mas, ao longo da Graduação, foi notando que existiam muitas possibilidades além de ser Professor escolar ou Personal Trainer em academia.

A Educação Física mudou muito. No passado, o seu aspecto técnico era muito mais valorizado e destacava-se na área quem possuía alguma aptidão esportiva, como os atletas. Mas, hoje, esse cenário abrange muitas outras situações e lança o olhar também para aqueles indivíduos que não possuem tanta habilidade motora ou que são portadores de alguma deficiência.

Um exemplo é a entrada da atividade física no ambiente hospitalar, exercendo trabalho com grupos de riscos – em que a UNISUAM inclusive tem uma Pós-Graduação – , e a legislação, que já defende que o Educador Físico é o único profissional habilitado para prescrever exercício físicos, com exceção da parte que refere à reabilitação.

Para mostrar a amplitude da Educação Física, o Prof. Jeter relembrou que ele mesmo passou por diferentes áreas.

“Eu já trabalhei na Natação, com crianças e até com adultos que tinham trauma com a água e não só superaram o medo como também aprenderam nadar, Hidroginástica para jovens e idosos, Artes Marciais, Ginástica Localizada, como Pesquisador em vários esportes e como Preparador Físico no Rugby em Cadeira de Rodas. Também passei pela área Escolar na Educação Básica e, agora, pela Docência do Ensino Superior. Tem oportunidades para todo mundo”, destaca o Professor.

Os convidados também abordaram temas como soft skills indispensáveis para os Educadores Físicos e mercado de trabalho em 2021, além de dicas de livros e filmes para quem quer se inspirar e entrar na vibe da área.

Ficou curioso(a) para saber o que se estuda em Educação Física? Então, confira o vídeo completo abaixo:

Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui.

E não esqueça! A UNISUAM já está com matrículas abertas para o curso de Educação Física com preço fixo e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física UNISUAM!

Por Tais Leal

Jornalista e fotógrafa apaixonada por viagem, boa comida e cerveja artesanal. De alma inquieta e livre, como boa aquariana, largou tudo, pegou a estrada e, desde então leva um estilo de vida nômade, produzindo conteúdo e tentando quebrar alguns tabus.