fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Espaço Maker - Oficina colaborativa da UNISUAM

O Espaço Maker é uma oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem, que fomenta inovação.

  • Nota 10

09/12/2020 por Luana Medeiros

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que a UNISUAM tem um espaço voltado para a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias? O Espaço Maker UNISUAM é uma oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem, que estimula a inovação por meio da fabricação digital, aberto tanto às comunidades acadêmica e do entorno quanto aos nossos parceiros. 

 

? O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

 

O Espaço Maker, que tem como principal objetivo fomentar a formação de jovens com espírito empreendedor e preparados para os desafios do mercado de trabalho, possibilitou que diversos projetos tomassem forma.

Confira alguns dos projetos realizados no Espaço Maker, a oficina colaborativa da UNISUAM!

Face Shields

 

Face shields Face shields

 

Logo no começo da pandemia, no mês de abril, o Professor e Coordenador dos cursos de Engenharias Mecânica e Elétrica UNISUAM, Carlos Henriques, junto com outras Universidades do Rio de Janeiro produziram face shields, que são EPIs contra o COVID-19 para os profissionais de saúde. O equipamento de proteção foi feito a partir da impressão 3D (tanto em ABS quanto PLA) e folhas transparentes de PETG. Tudo devidamente padronizado e aprovado pelo Hospital Universitário da UFRJ. Esse material produzido atendeu a Enfermeiros, Médicos e Atendentes em diversos hospitais pelo Rio de Janeiro, ajudando, assim, aqueles que estavam na linha de frente no combate a essa nova ameaça. A produção foi dividida entre o Professor e os estagiários, Thadeu Henrique e Joana Soares, cada um com uma impressora em sua casa, por conta do isolamento social. O Professor passava semanalmente na casa dos estagiários recolhendo as viseiras produzidas e, assim, montando e distribuindo para os hospitais e profissionais da saúde.  Mais de 350 face shields foram produzidas.

 

Scanner 3D – Exército 

 

Você conhece a oficina colaborativa da UNISUAM?

No ano de 2020 está se comemorando 100 anos da primeira medalha de ouro olímpica do Brasil, conquistada pelo Ten. Cel. Guilherme Paraense nos Jogos Olímpicos da Antuérpia. A modalidade foi o Tiro Esportivo. O Espaço Maker, em parceria com a FIRJAN, produziu réplicas tanto do revólver utilizado quanto das medalhas recebidas. Foi feita uma visita à casa da filha do Tenente, onde o Professor e Coordenador Carlos Henriques, juntamente com os estagiários Thadeu e Joana, puderam escanear todas as peças históricas através de 3 tipos de scanner 3D e, posteriormente, a FIRJAN utilizando esses materiais digitais coletados pôde fazer a réplica perfeita. Todo o material encontra-se no Museu Histórico do Exército, na Exposição “O Desporto no Exército – Centenários das Primeiras Medalhas Olímpicas do Brasil”, no Forte Copacabana – Rio de Janeiro.

Troféu Privilégios Imóveis

 

Troféus

 

Em dezembro de 2019, foi estabelecida uma parceria entre a Privilégios Imóveis e o Espaço Maker UNISUAM. Por meio da parceria foram produzidos troféus para a comemoração de final de ano da empresa. Todos foram confeccionados com muito cuidado e dedicação pelos estagiários Thadeu e Joana com a utilização da máquina de corte a laser do Espaço Maker. Toda a produção, desde a formatação até o produto final, foi realizada pela UNISUAM. 

CNC Router

 

Você conhece a oficina colaborativa da UNISUAM?

Você conhece a oficona colaborativa da UNISUAM?

 

Um de nossos egressos do curso de Engenharia Mecânica, André Amorim, desenvolveu uma CNC Router a partir de peças impressas no Espaço Maker. A CNC é um equipamento de estrutura metálica, que é movimentado através de eixos e motores de passo ou servomotores e, por fim, controlado por computador. Ela consegue fazer trabalhos de gravação 2D e usinagem 3D em vários materiais, como MDF e acrílico. O seu projeto passou na primeira etapa de seleção do Prêmio Iniciativa Jovem Shell, entrando agora na fase de votação.

? Saiba mais

Garrafa Coleta Tampa

 

Você conhece a oficina colaborativa da UNISUAM?

 

O Espaço Maker idealizou e criou um recipiente de coleta de tampas de garrafa, que serão processadas e transformadas em filamentos de impressão 3D. Com isso, além de impedir que este material plástico vire resíduo, ele será reutilizado. O primeiro passo já foi dado com a impressão de um modelo de garrafa em tamanho aumentado para servir de posto de coleta das tampas. A estrutura foi desenhada pelo estagiário Thadeu Henrique e impressa, em 3 partes, utilizando material PETG e PLA na impressora 3D. O trabalho ainda contou com suporte do Prof. Carlos Henriques, com o auxílio de adesivo e material específico para tornar a sua estrutura fixa e rígida.

 

Fliperama

Na frente do Espaço Maker se situa o Colégio de Aplicação Luso Carioca – CELC. Todos os dias passam por lá dezenas de crianças e, por isso, foi desenvolvido um projeto para divertir as crianças e estimular a visita ao Espaço Maker. 

 

Fliperama

 

Os estagiários do Espaço Maker (Thadeu Henrique e Joana Soares) criaram um fliperama, utilizando como base o raspberry pi 3, que possui mais de 1.500 jogos, desde jogos de Atari até jogos do Playstation 1. O fliperama foi desenvolvido com reaproveitamento de materiais descartados.

 

Venha para a UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!

Por Luana Medeiros

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

comentários

Fernando Moura | 30/10/2023 à48 10:20

Oi, professora. Tudo bem? É preciso enviar um e-mail para a Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Eliene Tozetto. Abraços!

Professora Simone Rocha Souto (UNISUAM VET) | 27/10/2023 à17 20:00

Boa noite, Me chamo Simone Rocha, sou professora do curso da Medicina Veterinária. Tenho alunos de dois grupos de Projetos no Módulo III (Bases do Diagnóstico, Saúde e Produção Animal) que gostariam de utilizar usar a impressora 3D para confecção de peças para apresentação. Gostaria de informações sobre como devo proceder para a solicitação do uso da mesma. Desde já agradeço a atenção e me coloco a disposição para esclarecimentos. Atenciosamente, ______________________________ Profª Simone Rocha Souto, MV, MSc. UNISUAM - Curso de Medicina Vet (BG / BS) Módulo III - Bases do Diagnóstico, Saúde e Produção Animal Cel.: (21) 98879-6378 | @drasimonerochavet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X