fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Cristo Redentor: A história de um monumento

A professora Nivea Lemos fala sobre os 90 anos do Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro.

  • Espaço do Mestre

11/10/2021 por Leonardo Medeiros

Tempo de Leitura: 2 minutos

Quando falamos de grandes obras arquitetônicas, como a Pirâmide de Gizé, do  Mausoléu de Halicarnasso, o Templo de Ártemis, da Estátua de Zeus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria e dos Jardins Suspensos da Babilônia, estamos falando das 7 maravilhas do mundo antigo. Todas ficavam na Costa da região do Mediterrâneo, a maioria nem existe mais, mas foram grandes nomes viajantes da civilização grega que, há mais de 2000 anos, elencaram as atrações mais notáveis para servir de recomendação para os visitantes da época. Hoje, nós temos a nossa própria maravilha.

 

A verdadeira história

O Cristo Redentor de braços abertos sobre a Guanabara, que hoje conhecemos em prosa, verso e muitos cliques — erguido a 709 metros acima do nível do mar — surge a partir das comemorações pelo centenário da independência do Brasil em 1922, a partir de um  concurso de projetos organizado e financiado a partir de fiéis católicos, e é inaugurado em 1931, com a tentativa de fortalecer a fé no cristianismo. É um monumento reconhecido no mundo inteiro como um projeto ousado, que teve sua concepção inicial realizada no Brasil, feita pelo engenheiro Heitor da Silva Costa — com uma concepção um pouco diferente do que vemos hoje — e teve parte das suas peças produzidas na França pelo escultor escolhido Paul Landowski, que produziu moldes para base, braços, mãos e cabeça. Isso conclui que não foi um presente do governo francês para o Brasil, como muitos acreditam.

 

 

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

 

 

Uma maravilha carioca

Com uma geografia privilegiada, fica localizado no bairro de Santa Teresa, no Parque Nacional da Tijuca, o morro do Corcovado, com vista para a cidade maravilhosa. Pesando mais de 635 toneladas e revestido de argamassa e pedra sabão vinda de Minas Gerais. Em 2006, em comemoração aos 75 anos da estátua, ganha em sua base uma capela, que hoje é utilizada para grandes celebrações na cidade. Em 2007, um concurso realizado mundialmente pela organização suíça New Open World Corporation (NOWC), elegeu o nosso Cristo Redentor do Rio de Janeiro como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. E não foi só isso! Em 2011, numa pesquisa feita pela revista América Economia com líderes do mundo inteiro, o Cristo foi considerado o maior ícone urbano da América Latina. Além de ser um dos monumentos mais fotografados do mundo e maior representação em Art déco do mundo.

 

 

? Geografia e História: Por que escolhi ser professor?

 

 

Quase centenário

As comemorações para os 90 anos do Cristo Redentor, que acontecem amanhã (12), contam com cerca de 40 profissionais especializados, como técnicos em escaneamento 3D, alpinistas e engenheiros. Segundo a página oficial do Santuário Cristo Redentor: “o Cristo Redentor pretende deixar um legado socioambiental, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na área cultural, vai reafirmar a contribuição para a formação intelectual e o fortalecimento da história da cidade e do país, atuando na educação dos cidadãos.”

 

 

Professora graduada em Pedagogia e História. Especialista em Design Instrucional para EAD pela UNIFEI  e Psicopedagoga /Orientadora Educacional Pela UFRRJ. Professora nos cursos de história  e disciplinas institucionais na Unisuam.  Professora em cursos de pós graduação nas áreas educacionais, professora de ensino fundamental na SME do Rio de Janeiro.

 

 

? Seja aluno de HISTÓRIA na UNISUAM

e aproveite o Preço Fixo!

 

 

Sem discussão, a UNISUAM é a melhor opção!

MATRÍCULAS ABERTAS!

 

 

Fonte: http://www.santuariocristoredentor.com.br/noticias/lancamento-oficial-da-festa-dos-90-anos-do-cristo-redentor

Por Leonardo Medeiros

Redator, Copywriter e Jornalista. Meus interesses se movem na órbita dos livros e da cultura. Dentre os amores, o café, a informação fresca e as boas conversas. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", Gandhi.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X