fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

“Geração das marcas” e valor dos produtos 

A "Geração das Marcas" se desencontrou do valor dos produtos!

  • Academia do Varejo

08/04/2021 por Ricardo Reuters

Tempo de Leitura: 3 minutos

A “Geração das Marcas” se desencontrou do valor dos produtos!

 

A Revolução da Comunicação tem um efeito direto no comportamento humano, influência  sobre as rotinas, construção de novos hábitos e transformou diretamente a leitura das pessoas  sobre quaisquer assuntos. 

Dentro desse contexto, a compreensão sobre a cadeia produtiva que  abastece o mundo e, consequentemente, o varejo local ficou definitivamente comprometida. 

O fluxo de abastecimento é contínuo, unidirecional e se movimenta sempre no sentido do  consumo. 

Sabemos que não há recursos disponíveis para todos, que comportamento e cultura  potencializam lucro e que previsibilidade é fundamental para que os resultados se desenvolvam  de maneira perene. 

Não é possível compatibilizar a dinâmica, dispersão e volatilidade causadas pela Revolução da  Comunicação com a necessidade de estratégia, estrutura, previsão e volume da cadeia de  abastecimento e essa é uma leitura que amplia exponencialmente a construção de crescimento  com efeitos que se baseiam, inclusive, em lastro social. 

Sim, lastro social, pois o trabalhador da indústria nacional é um consumidor do varejo local, por exemplo. Indústrias desenvolveram cidades e operações de varejo, o famoso “comércio”, desenvolveram bairros historicamente. 

 

Consumo no varejo: É pessoal, sim!

 

Estamos hipervalorizando a pluralidade de mensagens, olhando de maneira míope para o  consumidor, nos afogando nesse turbilhão de dispersão das informações e nos esquecendo de  formar jovens profissionais que tenham os seus talentos e capacidades acoplados e  potencializados por uma visão que tenha o abastecimento como fator crítico de interpretação. 

É o “produto” que torna tudo possível: os empregos, os impostos, as marcas, a comunicação,  a oferta, a gôndola, o desejo e o consumo. 

Como pessoas, queremos coisas e, principalmente,  queremos coisas prontas que acertem o nosso desejo. 

Pare e pense: os seus hábitos e desejos de  consumo foram realmente preferências suas ou foram construídos ao longo de anos pela  indústria e pela comunicação em escala industrial? 

Se pararmos para refletir, perceberemos que, no mínimo, fomos altamente influenciados. Tudo isso porque para fabricar, abastecer e ofertar  algo, é preciso PRODUZIR. Sem produtos, não há marcas. 

Sem essa compreensão, ficamos nos clichês sobre influência de comportamento e nos  distanciamos da realidade do mundo, querendo, infantilmente, que o mundo seja abastecido por  um grande alfaiate e ofertado por um grande camelô, que faz como a preferência do freguês  que ele conhece e convive. 

O mundo profissional funciona em escala global de abastecimento e isso afeta diretamente as operações de varejo local, o marketing e a comunicação. 

Faço um convite para essa postura mais madura e pergunto: como os grandes players do  mercado se comunicam? Reflita sobre isso. 

 


Assista à Minissérie Especial – Retomada do Varejo em meio à crise do Covid-19 e fique por dentro de tudo que está rolando nesse universo!


A UNISUAM, em parceria com a Academia do Varejo, disponibiliza, gratuitamente, a minissérie especial Retomada do varejo em meio à crise do Covid-19.

Com 3 episódios, a minissérie nasce com o propósito de gerar relacionamentos locais, resgatar o amor pelo consumidor e garantir a longevidade do pequeno e médio lojista.

Direcionada a empresários, profissionais do varejo e estudantes, a produção, que traz Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM como mediador, conta com as participações especiais de Ricardo Reuters – Fundador da Atalho Consultoria, Marketeiro Estrategista e Especialista em Varejo Físico & Jeronimo Venetillo – Sócio da Mega Venetillo e Diretor de Marketing da Rede Citylar.


ASSISTA AGORA!




Inscreva-se agora no curso COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCAL: Choque de Realidade e transforme o seu negócio!


A Academia do Varejo, em parceria com o Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, traz o curso de COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCALpensado, exclusivamente, para gestores de negócios, para os tomadores de decisão, sejam donos, sucessores dos negócios, gerentes, empreendedores ou aqueles que desejam empreender na área do varejo.

Ministrado por Ricardo Reuters e Jerônimo Venetillo, o curso, além de abordar assuntos relevantes para o varejo local, tem o objetivo de compartilhar evidências que poderão contribuir para a evolução e melhoria da competitividade dos seus negócios!


QUERO ME INSCREVER AGORA!

Por Ricardo Reuters

Fundador da Atalho Consultoria. Marketeiro estrategista, especialista em Varejo Físico. Atua na indústria nacional, criando novas experiências de compra para os consumidores com base no significado dos produtos e marcas em suas vidas.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X