Academia do Varejo
08/04/2021 por Ricardo Reuters
Tempo de Leitura: 3 minutos
A “Geração das Marcas” se desencontrou do valor dos produtos!
A Revolução da Comunicação tem um efeito direto no comportamento humano, influência sobre as rotinas, construção de novos hábitos e transformou diretamente a leitura das pessoas sobre quaisquer assuntos.
Dentro desse contexto, a compreensão sobre a cadeia produtiva que abastece o mundo e, consequentemente, o varejo local ficou definitivamente comprometida.
O fluxo de abastecimento é contínuo, unidirecional e se movimenta sempre no sentido do consumo.
Sabemos que não há recursos disponíveis para todos, que comportamento e cultura potencializam lucro e que previsibilidade é fundamental para que os resultados se desenvolvam de maneira perene.
Não é possível compatibilizar a dinâmica, dispersão e volatilidade causadas pela Revolução da Comunicação com a necessidade de estratégia, estrutura, previsão e volume da cadeia de abastecimento e essa é uma leitura que amplia exponencialmente a construção de crescimento com efeitos que se baseiam, inclusive, em lastro social.
Sim, lastro social, pois o trabalhador da indústria nacional é um consumidor do varejo local, por exemplo. Indústrias desenvolveram cidades e operações de varejo, o famoso “comércio”, desenvolveram bairros historicamente.
? Consumo no varejo: É pessoal, sim!
Estamos hipervalorizando a pluralidade de mensagens, olhando de maneira míope para o consumidor, nos afogando nesse turbilhão de dispersão das informações e nos esquecendo de formar jovens profissionais que tenham os seus talentos e capacidades acoplados e potencializados por uma visão que tenha o abastecimento como fator crítico de interpretação.
É o “produto” que torna tudo possível: os empregos, os impostos, as marcas, a comunicação, a oferta, a gôndola, o desejo e o consumo.
Como pessoas, queremos coisas e, principalmente, queremos coisas prontas que acertem o nosso desejo.
Pare e pense: os seus hábitos e desejos de consumo foram realmente preferências suas ou foram construídos ao longo de anos pela indústria e pela comunicação em escala industrial?
Se pararmos para refletir, perceberemos que, no mínimo, fomos altamente influenciados. Tudo isso porque para fabricar, abastecer e ofertar algo, é preciso PRODUZIR. Sem produtos, não há marcas.
Sem essa compreensão, ficamos nos clichês sobre influência de comportamento e nos distanciamos da realidade do mundo, querendo, infantilmente, que o mundo seja abastecido por um grande alfaiate e ofertado por um grande camelô, que faz como a preferência do freguês que ele conhece e convive.
O mundo profissional funciona em escala global de abastecimento e isso afeta diretamente as operações de varejo local, o marketing e a comunicação.
Faço um convite para essa postura mais madura e pergunto: como os grandes players do mercado se comunicam? Reflita sobre isso.
A UNISUAM, em parceria com a Academia do Varejo, disponibiliza, gratuitamente, a minissérie especial Retomada do varejo em meio à crise do Covid-19.
Com 3 episódios, a minissérie nasce com o propósito de gerar relacionamentos locais, resgatar o amor pelo consumidor e garantir a longevidade do pequeno e médio lojista.
Direcionada a empresários, profissionais do varejo e estudantes, a produção, que traz Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM como mediador, conta com as participações especiais de Ricardo Reuters – Fundador da Atalho Consultoria, Marketeiro Estrategista e Especialista em Varejo Físico & Jeronimo Venetillo – Sócio da Mega Venetillo e Diretor de Marketing da Rede Citylar.
A Academia do Varejo, em parceria com o Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, traz o curso de COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCAL, pensado, exclusivamente, para gestores de negócios, para os tomadores de decisão, sejam donos, sucessores dos negócios, gerentes, empreendedores ou aqueles que desejam empreender na área do varejo.
Ministrado por Ricardo Reuters e Jerônimo Venetillo, o curso, além de abordar assuntos relevantes para o varejo local, tem o objetivo de compartilhar evidências que poderão contribuir para a evolução e melhoria da competitividade dos seus negócios!
Fundador da Atalho Consultoria. Marketeiro estrategista, especialista em Varejo Físico. Atua na indústria nacional, criando novas experiências de compra para os consumidores com base no significado dos produtos e marcas em suas vidas.
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