fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Consumo no varejo: É pessoal, sim!

Consumo no varejo é pessoal, sim! Tudo pro consumidor é avaliado com base na experiência, em quanto é “fácil consumir”.

  • Academia do Varejo

11/08/2020 por Ricardo Reuters

Tempo de Leitura: 3 minutos

Sim! O consumo no varejo é totalmente pessoal. Nunca foi apenas negócios…

Se tem uma característica estrutural para o varejo local é o quanto as relações são próximas, baseadas em conhecimento e pessoais. Cliente do varejo local “leva para o coração” como se diz hoje em dia. É com base nessa compreensão que as experiências devem ser construídas, porque é mais do que ser sobre pessoas, é sobre ser pessoal mesmo.

Tudo para o consumidor é avaliado com base na sua experiência como indivíduo, na maneira como ele poderá expressar as suas preferências, no quanto será “fácil consumir” e em quanto as suas necessidades e vontades serão atendidas. 

Esse entendimento se configura em uma estrutura de necessidades específicas para o varejo e abre espaço para uma infinidade de oportunidades.

O consumidor nunca disse que só interessa para ele o produto mais barato, o que ele demonstra claramente é que ele quer que você ACERTE na experiência e, para isso, é necessário que você tenha ESTRATÉGIA e ter mais estratégia não pode significar “que são apenas negócios”, esse é o grande erro que algumas operações vêm cometendo ao longo do tempo.

Acertar significa ter uma leitura da totalidade dos processos, ter intenção bem definida, proposta clara e uma sucessão de etapas acertadas, que resultam na experiência positiva para o consumidor, na construção dos seus objetivos como varejista e no fortalecimento da sua função logística no canal de marketing. 



? “Geração das marcas” e valor dos produtos 

 

Não importa se você é dono de uma loja, funcionário, representante ou um estrategista como eu, todos cumprimos uma função no espaço entre as duas pontas do consumo. 

Observe o quanto as grandes operações acertam com frequência. Em quanto o McDonald’s torna fácil a experiência para o consumidorescolher o que prefere dentro daquilo que a marca propõe como MIX e EXPERIÊNCIA. Para isso, o McDonald’s usa todos os recursos técnicos existentes no mercado e investe agressivamente para construir esse resultado. 

Inspire-se na obsessão que os grandes têm por acertar e invista em melhoria contínua, em conhecimento, em técnicas especializadas e amplie a sua competitividade de maneira definitiva

Potencialize todas as suas características locais e fique cada vez mais perto do seu público, proporcionando uma experiência que parte da personalidade da sua marca e que atinge positivamente a personalidade do seu consumidor. 

Trabalhe para ofertar o “produto certo” com a experiência ajustada ao seu público e faça tudo isso para estrategicamente ser cada vez mais pessoal e pessoalmente testemunhar a construção de resultados mais expressivos.

Se tem uma coisa que ninguém consegue ser, é ser você!

 

Assista à Minissérie Especial – Retomada do Varejo em meio à crise do Covid-19 e fique por dentro de tudo que está rolando nesse universo!

A UNISUAM, em parceria com a Academia do Varejo, disponibiliza, gratuitamente, a minissérie especial Retomada do varejo em meio à crise do Covid-19.

Com 3 episódios, a minissérie nasce com o propósito de gerar relacionamentos locais, resgatar o amor pelo consumidor e garantir a longevidade do pequeno e médio lojista.

Direcionada a empresários, profissionais do varejo e estudantes, a produção, que traz Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM como mediador, conta com as participações especiais de Ricardo Reuters – Fundador da Atalho Consultoria, Marketeiro Estrategista e Especialista em Varejo Físico & Jeronimo Venetillo – Sócio da Mega Venetillo e Diretor de Marketing da Rede Citylar.

 

ASSISTA AGORA!

 

Inscreva-se agora no curso COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCAL: Choque de Realidade e transforme o seu negócio!

 

A Academia do Varejo, em parceria com o Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, traz o curso de COMPETITIVIDADE AMPLIADA NO VAREJO LOCALpensado, exclusivamente, para gestores de negócios, para os tomadores de decisão, sejam donos, sucessores dos negócios, gerentes, empreendedores ou aqueles que desejam empreender na área do varejo.

Ministrado por Ricardo Reuters e Jerônimo Venetillo, o curso, além de abordar assuntos relevantes para o varejo local, tem o objetivo de compartilhar evidências que poderão contribuir para a evolução e melhoria da competitividade dos seus negócios!

 

QUERO ME INSCREVER AGORA!

Por Ricardo Reuters

Fundador da Atalho Consultoria. Marketeiro estrategista, especialista em Varejo Físico. Atua na indústria nacional, criando novas experiências de compra para os consumidores com base no significado dos produtos e marcas em suas vidas.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X