fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Como se prevenir e combater a Dengue?

Entenda como se comporta o mosquito da dengue e descubra como se prevenir

  • Viver Bem

04/03/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Brasil vive um surto de Dengue em 2024. Segundo o Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, afirma que o crescimento de casos faz parte de um grande aumento em escala global. Apenas em 2024, o país já registrou mais de 360 mil casos, além de 40 mortes confirmadas. Um aumento de 291% em relação a 2023.

Então, preparamos algumas dicas. Confira:

Evite água parada

A principal forma de prevenção contra a dengue é reduzir a proliferação do mosquito transmissor do vírus. Eliminar o criadouro é bastante simples e pode ser resolvido com simples ações durante o dia a dia.

Portanto, evite o acúmulo de água parada em pneus, latas, garrafas vazias, vasos de plantas e mantenha a caixa d’água sempre fechada. 

Outro ponto de atenção destacado pelos especialistas é a limpeza das calhas. Retire galhos e folhas que possam impedir o fluxo da água. Também não esqueça de eliminar copinhos e tampas de refrigerantes que possam acumular água.

Por fim, em caso de reformas, esteja atento a equipamentos como lonas, betoneiras e carrinhos de mão.

Como é a picada do mosquito da dengue?

A picada do aedes aegypti é realizada apenas pela fêmea da espécie, uma vez que ela precisa de sangue para colocar seus ovos. Além disso, sua picada contém substâncias anestésicas e anticoagulantes, ou seja, não gera incômodos e não deixa marcas.

O mosquito da dengue se alimenta preferencialmente no amanhecer e no pôr do sol. Por voar baixo, pés e pernas costumam ser os locais do corpo mais atacados.

Como evitar picadas do mosquito da dengue?

Primeiro de tudo, como falado anteriormente, é fundamental eliminar qualquer possível foco. Outra forma de se proteger é com o uso de repelentes. Atente-se às informações de composição e tempo de uso na embalagem. Caso aplique outros produtos como protetor solar ou hidratante, passe o repelente por último.

Segundo os especialistas, embora repelentes de tomada ajudem a matar insetos adultos em ambientes fechados, sua eficácia é limitada. Já telas e mosquiteiros são bastante úteis e impedem a entrada do mosquito no ambiente.

Não se automedique em caso de suspeita de dengue

Provavelmente você já escutou a frase: “esse medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue”. A automedicação, principalmente de anti-inflamatórios e corticóides, é extremamente perigosa e pode agravar o quadro da doença. 

Aspirinas, AAS, ibuprofeno, nimesulida, prednisona e hidrocortisona apresentam riscos de hemorragias, causando agravamento da doença. Dessa forma, medicamentos como paracetamol e dipirona surgem como boas opções para aliviar os sintomas.

#BoraFazer UNISUAM!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X