fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Pesquisadores da UNISUAM participam de Fórum Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia

Encontro faz parte da agenda nacional dos pesquisadores para discutir ações de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu

  • Mestrado e Doutorado

29/05/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

Entre 15 e 17/05/2024, os pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM participaram do XIX Fórum Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT). Este ano o evento ocorreu em Juiz de Fora (MG), organizado pelos pesquisadores da UFJF. Este evento é anual e faz parte da agenda nacional de encontros dos pesquisadores da área para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento de ações dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu – que oferecem cursos de mestrado e doutorado – e a avaliação dos seus impactos na sociedade.

A UNISUAM participa do fórum desde 2007, quando os pesquisadores estavam ainda desenvolvendo a proposta de curso novo de mestrado acadêmico para o PPGCR. Neste evento, o PPGCR foi representado pelos Professor Dr. Leandro Nogueira, Professora Dra. Laura Oliveira, Professor Dr. Renato Almeida, Professor Dr. Ney Meziat Filho e Professor Dr. Arthur de Sá Ferreira – coordenador do PPGCR e atual Vice-Presidente da APRABG-FT (gestão 2022-2024).

Dentre as apresentações do evento, o Professor Ney Meziat participou da mesa redonda intitulada “Pseudociência e negação científica: O impacto na educação e no avanço do conhecimento”, na qual debateu questões relacionadas a crenças não suportadas por evidências científicas, tais como o “text neck”. O professor apresentou diversos artigos publicados pelo seu grupo de discentes, egressos e colaboradores nacionais e internacionais, em periódicos prestigiados como o European Spine Journal (2023 e 2018), Spine, Spine Journal e Journal of Bodywork and Movement Therapy

“É muito importante direcionarmos as pesquisas para que respondam às questões atuais da sociedade. Os trabalhos do grupo nesse tema têm sido fundamentais para combater as crenças disseminadas não só na população mas também entre profissionais de saúde”, afirma o Professor Arthur, que moderou esta mesa redonda.

Em outra mesa redonda, intitulada “Inovação e Empreendedorismo: Criando legados a partir da Pós-Graduação”, o Professor Arthur apresentou exemplos de inovação desenvolvidos no PPGCR:

“Esta foi uma oportunidade de apresentar as inovações que temos desenvolvido aqui no Programa com nossos discentes. Apresentei três aplicativos que desenvolvemos para: avaliação de mapas de dor musculoesquelética (PainMAP, publicado na Pain Practice, Archives of Physiotherapy em 2022 e 2023, e Brazilian Journal of Pain), análise de imagem de ultrassom (UsIA) e análise de dados da pós-graduação (Observatório CR). Foi gratificante perceber que nossos alunos e docentes estão seguindo as tendências nacionais da área de Fisioterapia no desenvolvimento de produtos tecnológicos de médio/alto impacto”.

#BoraFazer UNISUAM!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X