OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM ZOSETEMBRO

Faltam apenas  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

UNISUAM conquista prêmio no CONFIR 2025 com pesquisa inovadora em fisioterapia cardiovascular

Pesquisa premiada investiga fatores que influenciam a mortalidade e a reinternação de pacientes com síndrome coronariana.

  • Stricto sensu

07/10/2025 por kenia cardoso

Tempo de Leitura: 3 minutos

Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2025, o estado do Amapá sediou, pela primeira vez, o  Congresso Nortista de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia IntensivaV CONFIR, promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). O evento reuniu fisioterapeutas, acadêmicos e pesquisadores de todo o Brasil, com uma programação voltada à inovação, atualização científica e valorização da fisioterapia na região Norte.

A UNISUAM teve presença de destaque, sendo premiada por sua contribuição científica de excelência. O fisioterapeuta e pesquisador Gabriel Parisotto, egresso dos cursos de Mestrado (Minter UNISUAM-Inspirar) e Doutorado Acadêmicos em Ciências da Reabilitação pela UNISUAM, representou a instituição no V CONFIR 2025 com a apresentação de dois estudos científicos na área de Fisioterapia Cardiovascular – Adulto.

Sob a orientação do professor Dr. Arthur Sá Ferreira, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM (PPGCR), Dr. Gabriel desenvolveu pesquisas que abordam aspectos fundamentais para a melhoria do cuidado com pacientes cardiopatas no Brasil. As pesquisas de Gabriel, desenvolvidas com financiamento da FAPERJ e CAPES, investigaram fatores que influenciam a mortalidade e a reinternação precoce em pacientes com síndrome coronariana aguda, uma das principais causas de hospitalização cardiovascular no país.

Gabriel Parisotto ministrando curso “Capacidade funcional e reabilitação cardíaca” no V CONFIR.

O trabalho intitulado “Functional status and barriers to cardiac rehabilitation as predictors of 1-year mortality in acute coronary syndrome: a longitudinal study”, conquistou o 2º lugar na categoria Fisioterapia Cardiovascular – Adulto, evidenciando a relevância científica e clínica do estudo.

O estudo premiado demonstrou que indicadores funcionais tradicionais, como força muscular e distância percorrida no teste de caminhada, não foram preditores significativos de mortalidade após 12 meses. Em contrapartida, barreiras pessoais e familiares à adesão à reabilitação cardíaca foram fortemente associadas à mortalidade, revelando a importância de estratégias psicossociais no acompanhamento pós-alta de pacientes com síndrome coronariana aguda.

Gabriel Parisotto (esquerda) e Presidente da ASSOBRAFIR Prof. Alexandre Simoes (direita).

Outro estudo apresentado, “Functional status and barriers to cardiac rehabilitation as predictors of hospital readmission in acute coronary syndrome”, investigou fatores associados à reinternação hospitalar em até 30 dias. Os resultados apontaram que menor desempenho no teste de caminhada de seis minutos e maiores barreiras relacionadas a comorbidades e limitações físicas aumentam significativamente o risco de readmissão, reforçando a necessidade de intervenção precoce e individualizada.

Os dois estudos têm colaboração do professor Dr. Luis Felipe Fonseca Reis (UNISUAM), Dr. Maurício Sant’Anna Junior (IFJR) e Dr. Jannis Papathanasiou (Medical University of Plovdiv e Medical University of Sofia, Bulgária).

O PPGCR-UNISUAM tem se consolidado como referência nacional na formação de pesquisadores altamente qualificados e comprometidos com a transformação da realidade da saúde no Brasil. Por meio de iniciativas como o Mestrado Interinstitucional (Minter), o programa tem ampliado seu impacto para além do Sudeste, contribuindo diretamente para a capacitação docente e o fortalecimento da pesquisa em regiões historicamente menos atendidas, como o Norte do país.

“A formação de egressos como Gabriel Parisotto, atualmente coordenador de curso em Roraima, evidencia o potencial de nucleação acadêmica promovido pelo PPGCR-UNISUAM, ou seja, a capacidade de irradiar núcleos autônomos de excelência em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento científico regional e a redução das desigualdades na formação em saúde no Brasil”, comenta o professor Arthur, coordenador do Programa.

Conheça mais sobre a Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação acessando o site oficial do programa.

Matéria enviada pelo Prof. Dr. Arthur Sá Ferreira.

Outras sugestões de postagens pra você...

Por que fazer Engenharia Mecânica?Por que fazer Engenharia Mecânica?
Por que fazer Engenharia Mecânica?
A Engenharia Mecânica é uma área em alta no mercado....
Veja mais
Profissionais especialistas em direito tributário trabalhandoProfissionais especialistas em direito tributário trabalhando
Direito Tributário: veja como se especializar na...
O curso de Pós-graduação em Direito Tributário da UNISUAM foi...
Veja mais
Homem mexendo em equipamento de hardwareHomem mexendo em equipamento de hardware
UNISUAM lança curso de Engenharia da Computação...
A UNISUAM acaba de lançar seu novo curso de Engenharia...
Veja mais

Por kenia cardoso

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X