Faltam apenas  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

UNISUAM conquista prêmio no CONFIR 2025 com pesquisa inovadora em fisioterapia cardiovascular

Pesquisa premiada investiga fatores que influenciam a mortalidade e a reinternação de pacientes com síndrome coronariana.

  • Stricto sensu

07/10/2025 por kenia cardoso

Tempo de Leitura: 3 minutos

Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2025, o estado do Amapá sediou, pela primeira vez, o  Congresso Nortista de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia IntensivaV CONFIR, promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). O evento reuniu fisioterapeutas, acadêmicos e pesquisadores de todo o Brasil, com uma programação voltada à inovação, atualização científica e valorização da fisioterapia na região Norte.

A UNISUAM teve presença de destaque, sendo premiada por sua contribuição científica de excelência. O fisioterapeuta e pesquisador Gabriel Parisotto, egresso dos cursos de Mestrado (Minter UNISUAM-Inspirar) e Doutorado Acadêmicos em Ciências da Reabilitação pela UNISUAM, representou a instituição no V CONFIR 2025 com a apresentação de dois estudos científicos na área de Fisioterapia Cardiovascular – Adulto.

Sob a orientação do professor Dr. Arthur Sá Ferreira, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM (PPGCR), Dr. Gabriel desenvolveu pesquisas que abordam aspectos fundamentais para a melhoria do cuidado com pacientes cardiopatas no Brasil. As pesquisas de Gabriel, desenvolvidas com financiamento da FAPERJ e CAPES, investigaram fatores que influenciam a mortalidade e a reinternação precoce em pacientes com síndrome coronariana aguda, uma das principais causas de hospitalização cardiovascular no país.

Gabriel Parisotto ministrando curso “Capacidade funcional e reabilitação cardíaca” no V CONFIR.

O trabalho intitulado “Functional status and barriers to cardiac rehabilitation as predictors of 1-year mortality in acute coronary syndrome: a longitudinal study”, conquistou o 2º lugar na categoria Fisioterapia Cardiovascular – Adulto, evidenciando a relevância científica e clínica do estudo.

O estudo premiado demonstrou que indicadores funcionais tradicionais, como força muscular e distância percorrida no teste de caminhada, não foram preditores significativos de mortalidade após 12 meses. Em contrapartida, barreiras pessoais e familiares à adesão à reabilitação cardíaca foram fortemente associadas à mortalidade, revelando a importância de estratégias psicossociais no acompanhamento pós-alta de pacientes com síndrome coronariana aguda.

Gabriel Parisotto (esquerda) e Presidente da ASSOBRAFIR Prof. Alexandre Simoes (direita).

Outro estudo apresentado, “Functional status and barriers to cardiac rehabilitation as predictors of hospital readmission in acute coronary syndrome”, investigou fatores associados à reinternação hospitalar em até 30 dias. Os resultados apontaram que menor desempenho no teste de caminhada de seis minutos e maiores barreiras relacionadas a comorbidades e limitações físicas aumentam significativamente o risco de readmissão, reforçando a necessidade de intervenção precoce e individualizada.

Os dois estudos têm colaboração do professor Dr. Luis Felipe Fonseca Reis (UNISUAM), Dr. Maurício Sant’Anna Junior (IFJR) e Dr. Jannis Papathanasiou (Medical University of Plovdiv e Medical University of Sofia, Bulgária).

O PPGCR-UNISUAM tem se consolidado como referência nacional na formação de pesquisadores altamente qualificados e comprometidos com a transformação da realidade da saúde no Brasil. Por meio de iniciativas como o Mestrado Interinstitucional (Minter), o programa tem ampliado seu impacto para além do Sudeste, contribuindo diretamente para a capacitação docente e o fortalecimento da pesquisa em regiões historicamente menos atendidas, como o Norte do país.

“A formação de egressos como Gabriel Parisotto, atualmente coordenador de curso em Roraima, evidencia o potencial de nucleação acadêmica promovido pelo PPGCR-UNISUAM, ou seja, a capacidade de irradiar núcleos autônomos de excelência em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento científico regional e a redução das desigualdades na formação em saúde no Brasil”, comenta o professor Arthur, coordenador do Programa.

Conheça mais sobre a Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação acessando o site oficial do programa.

Matéria enviada pelo Prof. Dr. Arthur Sá Ferreira.

Outras sugestões de postagens pra você...

O verdadeiro potencial do empreendedorismo na periferiaO verdadeiro potencial do empreendedorismo na periferia
O verdadeiro potencial do empreendedorismo na periferia
Refletir sobre o verdadeiro potencial econômico que as periferias possuem...
Veja mais
Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Psicologia...
Uma iniciativa para unir saberes sobre saúde. Ao longo dos...
Veja mais
Morro Makers Hackathon: por que você não...
Nos dias 9 e 10 de agosto, estudantes da UNISUAM...
Veja mais

Por kenia cardoso

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X