Patricia Evangelista: Uma Voz de Liderança pela Educação e Inclusão no ensino superior

• CPA

02/07/2023 por Luciano Santos

Olá, meu nome é Patricia Evangelista Ribeiro, tenho 50 anos e sou auxiliar administrativo na clínica de saúde da família da Fiocruz. Além disso, sou mãe, avó e líder comunitária engajada em diversas frentes de luta pelos direitos das mulheres e pelo desenvolvimento de minha comunidade.

Minha trajetória na militância e no ativismo social teve início em 1997, quando me tornei secretária da Associação de Moradores de Manguinhos, o local onde nasci e vivo até hoje com minha família. Foi nessa época que comecei a lutar pela melhoria e pelo desenvolvimento de nossa região, buscando sempre o fortalecimento da participação popular.

Ao longo dos anos, participei de importantes iniciativas em prol da comunidade. Entre 2000 e 2006, fui mãe representante do Conselho Escola Comunidade no CIEP Vinicius de Moraes, no Jacarezinho, escola na qual minhas filhas estudavam. Nesse período, tive a oportunidade de estar envolvida em atividades e decisões fundamentais ao lado da direção escolar.

Em 2004, assumi o cargo de coordenadora da Fundação Leão 13 em Manguinhos e, posteriormente, na Praia de Ramos. Durante esse tempo, desenvolvemos diversas ações sociais voltadas para atender a população menos assistida em nossas comunidades. Junto com o apoio da população local, conseguimos estabelecer um núcleo de alfabetização para jovens e adultos, além de criar uma biblioteca comunitária.

Em 2010, fui uma das fundadoras da ONG Associação Mulheres de Atitude, que trabalha para conscientizar e empoderar as mulheres, buscando uma vida livre de violência e uma melhoria na qualidade de vida. Nossa organização atua na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero.

Atualmente, ocupo a posição de presidente da Associação Mulheres de Atitude e também atuo como articuladora e apoiadora da gestão participativa da Estratégia Saúde da Família em Manguinhos, por meio da ENSP/Fiocruz. Acredito que a educação é a base fundamental para a ascensão social e acredito no poder transformador que ela possui.

Fui convidada a fazer parte da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNISUAM e decidi encarar esse desafio com entusiasmo. Meu objetivo é contribuir com uma perspectiva que valoriza a educação como oportunidade de inclusão e mobilização, especialmente para aqueles que atuo diariamente, incentivando-os a retomar e concluir seus estudos.

Minha expectativa em relação à instituição é que ela se torne cada dia mais inclusiva, integradora e acessível a todas e todos. Acredito que, por meio do diálogo, da participação e do engajamento da comunidade, podemos construir uma universidade que esteja verdadeiramente conectada às necessidades e demandas de seus estudantes e da sociedade em geral.

Estou comprometida em contribuir com a CPA da UNISUAM, trazendo minha experiência como líder comunitária, defensora dos direitos das mulheres e apoiadora da educação. Juntos, podemos promover melhorias contínuas e garantir uma formação acadêmica de qualidade, buscando sempre a inclusão e a igualdade para todos os envolvidos na comunidade universitária

Patricia Evangelista

Por Luciano Santos