Faltam
para o início das aulas da Graduação Digital!
Stricto sensu
12/02/2026 por Bruna Mariano
Tempo de Leitura: 3 minutos
Valorizamos projetos desenvolvidos em sala de aula que se transformam em impacto social, essa é parte do nosso compromisso com a inovação.
A crescente demanda por geração de energia a partir de fontes renováveis reflete um cenário global marcado pelos impactos ambientais de modelos como o nuclear e o termelétrico, pelas limitações impostas pela crise hídrica à geração hidrelétrica e pelos esforços internacionais para reduzir as emissões de CO₂. Diante desse panorama, iniciativas que impulsionam o desenvolvimento e a inserção de fontes renováveis na matriz energética, com menor impacto ambiental, tornam-se cada vez mais estratégicas. A relevância desse debate foi evidenciada, inclusive, nas discussões do G20 realizadas no Rio de Janeiro.

Apresentamos a criação de uma alternativa sustentável para enfrentar o desafio energético vivido pelos catadores do Antigo Lixão de Gramacho.
A energia solar fotovoltaica é uma fonte limpa e renovável que permite gerar eletricidade no próprio local onde ela será utilizada. Nesse cenário, os aterros de triagem e transbordo de resíduos da construção civil (RCC) recebem resíduos volumosos coletados por agentes privados e realizam a separação dos materiais por tipo, além do reaproveitamento e tratamento da parte mineral desses resíduos.
Durante a etapa de classificação dos materiais, é utilizada uma peneira elétrica para separar os grãos mais finos, o que exige fornecimento constante de energia. Como o aterro possui infraestrutura elétrica limitada e apresenta alto potencial para captação de energia solar, foi desenvolvido um projeto de pesquisa para criar e construir um microgerador fotovoltaico em plataforma móvel, capaz de suprir a demanda do equipamento e se adaptar às características do terreno.
Essa tecnologia de conversão de energia, aplicada à peneira elétrica usada na separação de resíduos da construção civil em um aterro de transbordo, torna o processo mais sustentável e gera benefícios ambientais, econômicos e sociais, contribuindo para o desenvolvimento local. Com a implementação dessa solução, os catadores do antigo Lixão de Gramacho passaram a receber, em média, cerca de um salário mínimo por mês cada um.
Os resultados foram muito positivos para os catadores da ACEX – Associação Carioca de Catadores e Ex-Catadores. Antes do projeto, a peneira utilizada funcionava com a bateria de um caminhão movido a óleo diesel. Além do impacto ambiental causado pela queima do combustível, que é altamente poluente, havia também um custo elevado de operação. O trabalho ainda sofria interrupções frequentes, seja pela necessidade de uso do caminhão para outras atividades, seja pela manutenção do veículo devido ao desgaste. A solução desenvolvida pode ser adaptada e aplicada em outras estações com características semelhantes.
Conheça os 5 dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são aplicados no Brasil:
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reúnem 17 metas interligadas que buscam enfrentar os principais desafios sociais, econômicos e ambientais no Brasil e no mundo. Eles representam um chamado global para combater a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e promover paz e prosperidade para todas as pessoas.
Essas metas orientam as ações das Nações Unidas e de seus parceiros para que a Agenda 2030 seja alcançada também no Brasil.
Você sabe como fazer a diferença para um futuro sustentável?
O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local ajuda você a promover mudanças positivas na sua região por meio da educação e da pesquisa. O curso prepara profissionais para identificar e fortalecer as potencialidades locais, com foco em inovação, empreendedorismo e trabalho colaborativo. Além disso, o programa é reconhecido pela CAPES por sua qualidade e incentiva ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.
Durante o curso, você é preparado para desenvolver pesquisas aplicadas voltadas à solução de problemas reais e à redução das desigualdades sociais, com impacto em áreas como saúde, moradia, educação e qualidade de vida da comunidade. O programa conta com três linhas de pesquisa: Sociedade e Ambiente, Cadeias Produtivas e Sustentáveis e Inovação e Empreendedorismo.
Entenda a diferença entre Mestrado Profissional e Acadêmico
Faça parte do nosso programa de Mestrado Profissional
O mestrado conta com um corpo docente formado por profissionais com experiência no mercado e oferece aulas presenciais na UNISUAM, campus Bonsucesso. O programa é interdisciplinar e atende profissionais de diferentes áreas que querem ampliar e aprofundar seus conhecimentos.
As inscrições podem ser feitas pelo nosso site.
Case cedido pela Profª Patrícia Dusek.
Deixe um comentário