OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM ZOSETEMBRO
Faltam apenas
para o início das aulas da Graduação Digital!
Stricto sensu
30/09/2025 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) da UNISUAM segue fortalecendo sua presença internacional por meio de pesquisas inovadoras na área de Saúde do Músico. Durante o mês de julho de 2025, o Prof. Dr. Frederico Barreto Kochem, pesquisador de estágio pós-doutoral do PPGCR, ampliou a visibilidade do programa com a apresentação de dois novos trabalhos em importantes eventos científicos internacionais:
Essas apresentações se somam a outras conquistas de 2025, incluindo a participação do pesquisador como palestrante convidado no 2º Congresso Clínico Internacional de Neuromodulação Não-Invasiva com a palestra intitulada “tDCS e Música: como e o que podemos reabilitar?”.
O Prof. Dr. Kochem também integrou a programação do The Musicians’ Health & Performance – 5th Nordic Conference, sediado na University of Southern Denmark, em Odense, Dinamarca, onde ministrou a palestra “Acute Effects of Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS) on Musical Performance”.
Outro destaque do ano foi a publicação do capítulo 12 do livro Perspectives in Performing Arts Medicine Practice II, a ser lançado pela editora Springer Nature deste ano, intitulado “Musculoskeletal Pain and Music Performance Anxiety Among Brazilian Wind Instrumental Musicians: A Cross-Sectional Study”.
Egresso do mestrado e doutorado do PPGCR, o Prof. Dr. Frederico Kochem retornou à instituição em março de 2025 com o projeto de pós-doutorado “Saúde do Músico: Investigação Multidimensional dos Fatores Biopsicossociais Associados à Performance, Prevenção e Reabilitação”, sob supervisão do Renato Santos de Almeida. Sua nomeação iniciou em 3 de março de 2025 e segue até março de 2026.
Segundo Dr. Frederico, “os resultados desses estudos reforçam a importância da integração entre saúde, educação musical e políticas públicas para melhorar a qualidade de vida e o desempenho de músicos, sobretudo aqueles em contextos de vulnerabilidade”.
Para o coordenador do Programa, Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira, “essas participações internacionais evidenciam a excelência do PPGCR em produzir ciência aplicada e socialmente relevante, promovendo a saúde ocupacional de artistas e fortalecendo a internacionalização do Programa”.
Para saber mais sobre a Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, visite o Observatório do Programa.
Matéria enviada pelo Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira.
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário