OFERTA EXCLUSIVA DE LANÇAMENTO! PÓS UNISUAM EM BANGU E CAMPO GRANDE COM 70% OFF EM TODAS AS PARCELAS.
APLIQUE O CUPOM ZOSETEMBRO

Faltam apenas  

DIAS
HORAS
MINUTOS

para o início das aulas da Graduação Digital!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Escola de Comunicação da Unisuam oferece palestra sobre proteção de marcas e ideias

Você sabe como proteger sua marca e ideias? Os corujas tiveram a oportunidade de aprender sobre o assunto com o professor Paulo César Ramos.

  • Rolou Por Aqui

21/05/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

No último dia 06 de maio, o Auditório Timedimension, no Núcleo Hans Donner, no campus de Bonsucesso da UNISUAM, foi cenário de um encontro marcante para estudantes e profissionais das áreas de Design, Marketing, Publicidade, Propaganda e Jornalismo. O Professor Paulo Cesar Ramos veio falar sobre um importante assunto para os cursos de Comunicação e Design: “Como proteger sua marca e suas ideias”.  A conversa, atraiu alunos interessados no assunto, garantindo insights e dicas valiosas.

No competitivo atual cenário empresarial, a proteção da marca é mais do que apenas uma preocupação, é uma necessidade. Com a crescente presença online e a proliferação das redes sociais, as marcas enfrentam desafios únicos na proteção de sua reputação e identidade. No entanto, existem estratégias e dicas que trabalham no auxílio da segurança da sua ideia ou marca. 

O professor Paulo Cesar Ramos explicou a diferença entre patentear e registrar. Patentear é proteger uma invenção industrial, garantindo a exclusividade por um período de 20 anos. Registrar uma marca garante, em território nacional, o seu uso exclusivo e vitalício. A propriedade intelectual é  um conceito mais amplo e pode incluir direitos autorais, marcas comerciais ou designs industriais, entre outras coisas. 
A expressão patentear se refere a uma inovação industrial (não se utiliza registrar para se referir a isso). E a patente é temporária mesmo, sem renovação. Tanto a patente de um produto quanto o registro de uma marca no órgão responsável, INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que garantem o uso exclusivo, assegurado pela lei 9.279 (Lei de Propriedade Industrial e a própria Constituição Brasileira.

Quanto vale uma marca?

Ainda no escopo de tópicos abordados pelo professor, foi enfatizada a relevância da força da marca em comparação à própria empresa. Em uma fala ele ressalta: “A marca vale muito mais que os tangíveis de uma empresa, quando a marca é forte.” Essa distinção destaca o poder e o impacto que uma marca consolidada pode ter no mercado, ultrapassando a própria entidade corporativa (em seus aspectos tangíveis) que a representa.

Podem ser verificados os valores das grandes marcas do mundo em consultorias de marca. Um exemplo citado pelo professor foi a plataforma da Interbrand, que divulga vários rankings de marcas do mundo inteiro, como o das marcas de atuação global mais valiosas. Nesta lista encontra-se a Apple, Microsoft, Amazon, Google, entre outras. 

Para registrar uma marca, podendo ser de produtos, serviços, coletivas ou certificação, o professor Paulo Cesar detalhou alguns requisitos para a viabilidade de registro da marca junto ao INPI, como, por exemplo, a distintividade, a liceidade, a veracidade e a disponibilidade do sinal. 

Então, não marque bobeira, guarde as dicas que o professor Paulo Cesar compartilhou, anote no bloco de notas, assim como os corujas presentes fizeram, para não esquecer os requisitos e orientações a fim de proteger a sua marca e suas ideias. E para ficar por dentro das palestras e eventos da UNISUAM, sigam-nos no Instagram: @comunicacaounisuam e @unisuam.

Texto por: Maria Eduarda Vasconcelos e Natália Moura

Revisão: Maria João

Imagens: Amanda Kelly / Pamela Ferreira

#BoraFazer UNISUAM



Outras sugestões de postagens pra você...

Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE) é...
No dia 02 de julho, foi inaugurado Centro de Atendimento...
Veja mais
Médica cuidando de um paciente usando modelo biopsicossocialMédica cuidando de um paciente usando modelo biopsicossocial
Pós-graduação em Saúde Biopsicossocial: o novo mestrado...
É com muita satisfação que a UNISUAM apresenta aos acadêmicos...
Veja mais
saiba mais sobre a gastronomia contemporaneasaiba mais sobre a gastronomia contemporanea
O que é Gastronomia Contemporânea?
A gastronomia tem evoluído constantemente ao longo dos anos, refletindo...
Veja mais

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X