O que está procurando?

X
X

BLOG

BLOG

Voltar

UNISUAM participa do Webinar Internacional da University of Sharjah

Saiba mais sobre o Webinar internacional "Essentials of Clinical Investigations: Physiotherapist Perspective" com participação especial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM.

  • Rolou Por Aqui

21/12/2021 por Julia Abreu

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM participou do Webinar Internacional “Essentials of Clinical Investigations: Physiotherapist Perspective” em 25/11/21. O evento foi organizado pelo Prof. Dr. Gopal Krishna Alaparthi, Professor Assistente do Department of Physiotherapy, College of Health Sciences da University of Sharjah (Emirados Árabes Unidos).

 

O Prof. Arthur de Sá Ferreira apresentou os resultados mais recentes dos estudos sobre quedas em idosos no Brasil: “Nossos alunos e egressos têm conduzido pesquisas sobre métodos de rastreio de risco de quedas em idosos não institucionalizados e idosos hospitalizados”, diz o Prof. Arthur. “Embora haja disponível um grande número de métodos de avaliação de risco de queda e uma variedade de desempenhos para rastrear esse risco em adultos mais velhos, a concordância para avaliar o risco de queda permanece pouco investigada”, completa.

 

Dois trabalhos já foram publicados pela nossa egressa do mestrado – hoje doutoranda – Michele Menezes (ex-bolsista CAPES), nos quais testamos a validade e concordância de 6 métodos comumente usados para rastreio de quedas em idosos não institucionalizados. O 1º estudo descreve a concordância e o poder preditivo de 6 métodos para classificar o risco de queda em idosos, usando dados prospectivos e valores de corte publicados. Já o 2º estudo mostra que agregar de 2 a 6 desses métodos sob a estratégia de ‘acreditar no teste positivo’ não aumenta a validade da estratificação do risco de queda em idosos.

 

Os resultados do 1º estudo mostram uma concordância ligeiramente melhor do que o acaso entre todos os métodos. Entretanto, foram encontrados níveis de concordância global e de pares que questionam os métodos de avaliação de risco de queda para a triagem de idosos residentes na comunidade. “São resultados importantes do ponto de vista clínico, pois auxiliam fisioterapeutas e demais profissionais envolvidos na reabilitação dessa população na escolha de estratégias para o manejo do risco de quedas”, comenta o Prof. Arthur. Além disso, “temos uma pesquisa de mestrado em andamento, financiada com bolsa de iniciação científica da FAPERJ, com a população idosa hospitalizada, da qual apresentaremos resultados preliminares no evento”, conclui.

 

Assista a participação do Prof. Artur de Sá no Webinar Internacional da University of Sharjah aqui.

 

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

Conheça o Mestrado de Acadêmico em Ciências da Reabilitação UNISUAM.

Outras sugestões de postagens pra você...

UNISUAM Engenharia Mecânica
Egresso da UNISUAM é aprovado em Mestrado...
Paulo Gabriel Pereira, egresso da Graduação de Engenharia Mecânica da...
Veja mais
Quais são os cursos de Graduação mais...
Pesquisas divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em julho...
Veja mais
A vida depois dos 50: mercado aquecido...
Liderança, experiência, maturidade e conhecimento. Uma pesquisa divulgada no início...
Veja mais

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X