UNISUAM participa do Webinar Internacional da University of Sharjah

Saiba mais sobre o Webinar internacional "Essentials of Clinical Investigations: Physiotherapist Perspective" com participação especial do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM.

• Agenda / Rolou por aqui

21/12/2021 por Julia Abreu

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM participou do Webinar Internacional “Essentials of Clinical Investigations: Physiotherapist Perspective” em 25/11/21. O evento foi organizado pelo Prof. Dr. Gopal Krishna Alaparthi, Professor Assistente do Department of Physiotherapy, College of Health Sciences da University of Sharjah (Emirados Árabes Unidos).

O Prof. Arthur de Sá Ferreira apresentou os resultados mais recentes dos estudos sobre quedas em idosos no Brasil: “Nossos alunos e egressos têm conduzido pesquisas sobre métodos de rastreio de risco de quedas em idosos não institucionalizados e idosos hospitalizados”, diz o Prof. Arthur. “Embora haja disponível um grande número de métodos de avaliação de risco de queda e uma variedade de desempenhos para rastrear esse risco em adultos mais velhos, a concordância para avaliar o risco de queda permanece pouco investigada”, completa.

Dois trabalhos já foram publicados pela nossa egressa do mestrado – hoje doutoranda – Michele Menezes (ex-bolsista CAPES), nos quais testamos a validade e concordância de 6 métodos comumente usados para rastreio de quedas em idosos não institucionalizados. O 1º estudo descreve a concordância e o poder preditivo de 6 métodos para classificar o risco de queda em idosos, usando dados prospectivos e valores de corte publicados. Já o 2º estudo mostra que agregar de 2 a 6 desses métodos sob a estratégia de ‘acreditar no teste positivo’ não aumenta a validade da estratificação do risco de queda em idosos.

Os resultados do 1º estudo mostram uma concordância ligeiramente melhor do que o acaso entre todos os métodos. Entretanto, foram encontrados níveis de concordância global e de pares que questionam os métodos de avaliação de risco de queda para a triagem de idosos residentes na comunidade. “São resultados importantes do ponto de vista clínico, pois auxiliam fisioterapeutas e demais profissionais envolvidos na reabilitação dessa população na escolha de estratégias para o manejo do risco de quedas”, comenta o Prof. Arthur. Além disso, “temos uma pesquisa de mestrado em andamento, financiada com bolsa de iniciação científica da FAPERJ, com a população idosa hospitalizada, da qual apresentaremos resultados preliminares no evento”, conclui.

Assista a participação do Prof. Artur de Sá no Webinar Internacional da University of Sharjah aqui.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

Conheça o Mestrado de Acadêmico em Ciências da Reabilitação UNISUAM.

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.