Vale a pena fazer faculdade de Jornalismo?

Saiba sobre o curso de Jornalismo da UNISUAM, suas vantagens e tendências e ainda fique de olho em nossas lives!

25/06/2021 por Tais Leal

Vale a pena fazer a faculdade de Jornalismo? Se você chegou até aqui, é porque está interessado na faculdade de Jornalismo, certo? Mas fica aquela dúvida: vale a pena fazer a faculdade de Jornalismo?

Antes de mais nada, é preciso saber que o Jornalismo de hoje já não é o mesmo de 10 anos atrás, isso é fato! Mas, como o Jornalismo se adaptou à revolução digital e como se preparar para ser um profissional do futuro? Ou melhor, ainda vale a pena estudar Jornalismo?

Esses foram alguns dos pontos abordados na live do curso de Jornalismo da série Muito Mais Futuro, realizada pela UNISUAM para ajudar você na decisão de qual carreira seguir.

? Confira alguns dos principais temas discutidos na live! ?

Jornalismo multifacetado

Apesar do Jornalismo ter mudado muito, ainda tem gente que pensa que só faz o curso quem quer trabalhar na bancada do Jornal Nacional. Mas, essa imagem do Jornalista clássico, segurando o microfone e passando as últimas notícias para os telespectadores, já não ilustra a realidade da profissão.

O Jornalista de hoje em dia precisa ser versátil para encontrar o seu lugar no mercado. Carolina Grimião, ex-aluna do curso na UNISUAM, disse que durante a Graduação aproveitou todas as oportunidades, trabalhou em rádio, revistas, assessoria, ONGs, projetos culturais, entre outros, e que isso abriu muitas portas para a sua carreira.

Com a internet, esse leque de oportunidades aumentou e existem Jornalistas trabalhando em variadas áreas da produção de conteúdo online, por exemplo.

“Por isso, o curso de Jornalismo da UNISUAM prepara o aluno para situações que, antes, eram impensáveis. Agora, é comum ver esses profissionais trabalhando em empresas, com Jornalismo Corporativo, e no digital, com as redes sociais, por exemplo”, ressalta Prof. Diogo Duarte – Coordenador do curso de Jornalismo da UNISUAM.

O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

O diferencial do sistema MUDE

Para o Prof. Diogo, o grande diferencial do curso na UNISUAM é o MUDE, um sistema de ensino por módulos focado na preparação do aluno para o mercado de trabalho.

Durante cada módulo, os alunos precisam desenvolver um projeto, o que ajuda não só a assimilar teoria e prática de forma mais relevante, mas também contribui para que o aluno já vá montando o seu portfólio, o que pode ajudar – e muito – na hora de conseguir um emprego.

Os módulos foram todos desenhados para formar profissionais atualizados, capazes de empreender e de se estabelecerem dentro do Jornalismo. Como exemplo, podemos citar o módulo de Gestão e Tratamento de Dados e Informações, no qual os alunos aprenderão técnicas de Fact-Check, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Coleta e Análises de Dados, Big Data e Pensamento Computacional, além de saberes tradicionais que embasam o Jornalismo Clássico, como Captura e Composição de Narrativas e Análise e Interpretação de Reportagens.

A menina dos olhos: NHD

E não dá pra falar do Jornalismo UNISUAM sem falar da sua menina dos olhos: o Núcleo Hans Donner – NHD.

O NHD é o prédio que abriga as práticas dos cursos de Comunicação, já que lá os alunos têm à disposição diversas ferramentas, como laboratórios, ilha de edição, sala de gravação, jornal, estúdio de TV, entre outros.

A ex-aluna do curso de Jornalismo e, atualmente, funcionária da Diretoria de Marketing UNISUAM, Mariana Mortani, relembra que ficou maravilhada desde a primeira vez que visitou o NHD e que isso foi um fator decisivo na sua escolha pela Instituição.

Quer saber mais sobre o que rolou nessa live? Então, confira o vídeo na íntegra e descubra se vale a pena fazer a faculdade de Jornalismo.

Você ainda pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui.

E não esqueça! A UNISUAM está com matrículas abertas para o curso de Jornalismo com preço fixo (mensalidades que não aumentam nunca) e 50% de desconto durante todo o curso.

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Jornalismo UNISUAM!

Por Tais Leal

Jornalista e fotógrafa apaixonada por viagem, boa comida e cerveja artesanal. De alma inquieta e livre, como boa aquariana, largou tudo, pegou a estrada e, desde então leva um estilo de vida nômade, produzindo conteúdo e tentando quebrar alguns tabus.