Tecnologia BIM: o que é e como funciona?

A Tecnologia BIM é uma ferramenta importantíssima na gestão e harmonização de projetos de edificação

31/07/2023 por Fernando Moura

Você sabe o que significa a Tecnologia BIM? Essa metodologia tem sido cada vez mais utilizada na construção civil, envolvendo áreas como Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Isso se deve, principalmente, à capacidade de solucionar problemas antigos nas indústrias, sobretudo a gestão de projetos e harmonização entre eles.

Portanto, com uma demanda cada vez maior, o profissional que domina essa tecnologia se destaca no mercado de trabalho.

Então, agora você vai aprender mais sobre o uso dessa metodologia e suas diferentes aplicações.

O que é a Tecnologia BIM?

Traduzindo para o português, a sigla significa Modelagem de Tecnologia de Construção. Esse sistema é um conjunto de tecnologias e processos, que permite que diversas áreas de atuação possam trabalhar de maneira colaborativa. Assim, o sistema torna os processos de projeção, construção e operação, mais integrados e organizados.

A tecnologia acompanha a obra em todo o ciclo de vida, prevendo problemas com mais facilidade, pois é um instrumento de gestão de informações, fluxos de trabalho e procedimentos.

Com as inovações provindas da era digital, os softwares baseados em BIM permitem a criação de modelos 3D detalhados da obra. Ou seja, graças a tecnologia, os modelos são muito mais próximos do resultado final que simples protótipos 2D ou processos que  possuem apenas dados visuais em 3D.

Em suma, graças ao sistema, os processos ocorrem de maneira mais integrada, o que possibilita a resolução de problemas de maneira muito mais rápida, otimizando o tempo e garantindo assertividade nas tomadas de decisão.

Quais os benefícios da Tecnologia BIM?

• Otimização de tempo e recursos;
  • Redução de erros;
  • Melhoria na comunicação de equipes;
  • Aumento da produtividade;
  • Permite realizar testes e simulações.

Pós UNISUAM

Como utilizar a Tecnologia na Construção Civil?

Vimos que a metodologia oferece diversos benefícios no setor. Mas, como podemos aplicar a tecnologias nas diferentes etapas da construção? Vamos entender:

Levantamento de materiais e orçamento

Com a Tecnologia BIM, é possível incluir dados como materiais, custos, fabricantes e outras propriedades, ao contrário dos modelos 2D em plantas baixas e cortes, que apresentam apenas parâmetros usuais, como espessura, tamanho e altura.

Dessa forma, se torna muito mais fácil quantificar materiais. Então, esqueça as grandes planilhas manuais e obtenha informações de maneira simples e com possibilidade de atualização sempre que for necessário.

Com dados muito mais precisos, além dos profissionais poderem visualizar e editar informações simultaneamente, ainda reduzem o desperdício de materiais.

Em síntese, a economia de tempo e melhora na comunicação permitem obter um orçamento mais detalhado e confiável.

Clash Detection

Clash Detection é o estudo de interferências entre projetos. Graças a modelagem paramétrica do BIM, é possível identificar em que lugar duas propostas se sobrepõem. Certamente, uma grande vantagem, uma vez que tal questão seria percebida apenas durante a execução dos projetos.

Veja exemplos de situações em que o Clash Detection é fundamental:

• Porta do banheiro não abre corretamente devido ao espaço projetado para pia e vaso sanitário;
  • Dutos elétricos projetados no mesmo local onde passaria tubulação hidráulica;
  • Pilares de projetos estruturais que não aparecem no projeto arquitetônico.

Em outras palavras, quando o projeto arquitetônico não está compatível com o projeto estrutural, ou o hidráulico não está em acordo com o elétrico, é criado um grande problema no andamento da obra.

Planejamento eficiente

Graças às informações e detalhes minuciosos, o planejamento de qualquer edificação se torna mais confiável e próximo da realidade. Por meio da programação gráfica, é possível alinhar o tempo de execução do projeto. Ou seja, é possível visualizar como estará a edificação em determinado tempo. Esses dados, juntamente com a programação linear, permitem a melhor utilização de recursos.

Além disso, a Tecnologia BIM, utilizada em conjunto com outros softwares, ainda permite avaliar a qualidade da construção. Essa ação torna as etapas da obra mais eficientes, já que esses sistemas permitem a visualização das informações em tempo real.

Com o armazenamento em nuvem, a observação, edição e integração dos dados tornam-se bastante simples, além de permitir o acesso de diferentes locais e profissionais.

Criação de projetos sustentáveis

A metodologia em BIM permite avaliar como diferentes materiais se comportam em questões energéticas e de conforto térmico e acústico. Logo, o profissional tem mais assertividade na escolha de materiais que ajudem a diminuir a necessidade de iluminação e ventilação artificial. Além disso, é possível rastrear caminhos e a influência que o sol e o vento terão na construção.

Com essas funcionalidades, é possível diminuir os impactos ao ecossistema e ajudar a reduzir gastos com energia elétrica, por exemplo.

Onde aprender sobre a Tecnologia BIM?

Se você é um arquiteto, urbanista ou engenheiro e deseja se especializar nessa tecnologia, a Pós-Graduação em Gestão e Projetos em BIM da UNISUAM é a escolha perfeita.

A especialização vai capacitá-lo para atuar de maneira colaborativa e integrada com diferentes profissionais e projetos, por meio da Tecnologia BIM. Conhecendo e praticando todas as fases do Decreto BIM 2020, você vai dominar as fases e processos do ciclo de vida das edificações, ou seja, a pré-execução, obra e pós-execução.

Venha para a UNISUAM e construa seus sonhos!