Saúde mental na UNISUAM

Conheça os três núcleos de tratamento e acompanhamento psicológico da UNISUAM.

16/09/2021 por Leonardo Medeiros

Transformar vidas é o compromisso mais importante da nossa Instituição. Por isso, saúde mental na UNISUAM não é brincadeira. A empatia e a solidariedade estão impressas no DNA da nossa história e, como exemplo disso, temos três núcleos de acompanhamento psicológico disponíveis. Para falar mais desse trabalho incrível, nada melhor do que quem o vivencia diariamente, como as professoras Luiza Mendes e Waldirene Araújo, e a psicopedagoga Rosangela Souza.

? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

CONHEÇA O SPA

O SPA, ou Serviço de Psicologia Aplicada, é o núcleo responsável pelos estágios do curso de Graduação em Psicologia da UNISUAM. “Ele possui uma Clínica Universitária voltada para o atendimento dos moradores da região da zona norte, zona oeste e comunidade acadêmica”, explica a professora Luiza.

O SPA foi implementado em 2013 e, hoje, é uma referência no atendimento psicológico da região. Além do atendimento in locu, ele se faz presente por meio de estágios e projetos sociais em unidades hospitalares, unidades da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, organizações, comunidades e instituições jurídicas. O Serviço de Psicologia desenvolve, ainda, ações sociais para a comunidade local, visando promover melhoria na qualidade de vida por meio de diversas atividades inerentes à área.

A professora diz que o núcleo conta com uma equipe de profissionais habilitados na área clínica, hospitalar, saúde mental, psicologia do esporte, comunitária, jurídica e organizacional. Devido à pandemia, o SPA está trabalhando com atendimentos remotos e presenciais, por meio de entrevistas de acolhimento, plantão psicológico, avaliação psicológica, psicoterapia (somente no presencial), grupos de apoio (somente online), estágio externo nos hospitais, suporte na saúde mental e na área da psicologia do esporte, comunitária e jurídica.

MAIS AINDA COM PSIKUS

A professora Waldirene Araújo nos conta que o núcleo Psikus é um projeto de extensão do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da UNISUAM. Alunos egressos — psicopedagogos voluntários — supervisionam os pós-graduandos nas práticas clínicas, durante os atendimentos realizados a pessoas com dificuldade de aprendizagem, deficiências, transtornos e síndromes.

A importância do projeto é notada, primeiramente, no atendimento à comunidade interna e externa da UNISUAM. Mas vai além, também é vista na formação dos nossos alunos pós-graduandos em psicopedagogia e no fomento do trabalho voluntário de nossos egressos. O atendimento consiste em investigação, acompanhamento e intervenção psicopedagógica adequada a cada caso, diminuindo as dificuldades de aprendizagem.

O NAPP E O PROCESSO DE ENSINO

O NAPP, Núcleo de Apoio Psicopedagógico, realiza atendimentos voltados para a aprendizagem, com alunos indicados por professores ou que nos procuram com dificuldades no processo de ensino e aprendizagem acadêmico. Também atende alunos do Programa UNISUAM Inclusiva, que são alunos com deficiência auditiva, visual, TDAH, autista, entre outros. “Nós fazemos o acolhimento desses alunos, escutamos e buscamos adequações ou estratégias que os auxiliem, mas quando as questões são voltadas para ansiedade ou depressão, nós encaminhamos esse aluno para um atendimento psicólogo, no caso, o SPA”, esclarece a psicopedagoga Rosangela Souza.

Saúde Mental na UNISUAM

É super importante buscar ajuda e, dentro da UNISUAM, gostamos de acreditar que somos uma grande família. Uma que se importa com cada aluno e quer ver todos vivendo seus melhores momentos. A coordenadora do curso de Psicologia, Isis Brito, explica: “A UNISUAM tem o diferencial por acolher no ninho quem chega, não importa de onde ou como, é um lugar de todos. De escuta qualificada e assistência”.

Gostou do trabalho que é feito nestes núcleos? Quer saber como chegar até eles? Dá uma olhada abaixo:

SPA: inscrição para atendimento no link

PSIKUS: psikus@unisuam.edu.br (com nome e telefone)

NAPP: napp@unisuam.edu.br

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça o curso de Psicologia UNISUAM!

Por Leonardo Medeiros

Redator, Copywriter e Jornalista. Meus interesses se movem na órbita dos livros e da cultura. Dentre os amores, o café, a informação fresca e as boas conversas. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", Gandhi.