fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

A importância da Pós-Graduação em Direito para Concursos Públicos

Além de garantir uma especialização ao profissional, a Pós-Graduação em Direito é importantíssima para os concurseiros.

  • Nota 10

18/09/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

A Pós-Graduação em Direito é fundamental para quem deseja seguir carreira jurídica por  meio de concursos. A especialização ajuda o concurseiro na prova de títulos, garantindo melhores salários, promoções e autoridade profissional.

Todavia, muitos concurseiros se questionam: “como conciliar os estudos em uma especialização em direito e concurso público?” Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra mais

Por que fazer uma Pós-Graduação em Direito?

Primeiramente, o setor jurídico é bastante amplo e vive constantes mudanças e atualizações. Novas portarias, decretos e projetos são aprovados, criando novos dispositivos.

Dessa forma, o profissional em Direito precisa acompanhar esse processo de atualização. Assim, ele assegura o melhor cumprimento de suas funções e demonstra aos recrutadores que está pronto para prestar um serviço de extrema qualidade quando for solicitado.

Além disso, se você já conquistou sua vaga em algum concurso, a Pós-Graduação em Direito servirá para garantir melhores salários e impulsionar promoções.

Influência da Pós-Graduação em Concursos Públicos

A Pós em Direito apresenta uma grande vantagem em concursos públicos: a possibilidade de ganhar pontos adicionais por conta da titulação. Essa etapa recebe o nome de Prova de Títulos.

A Prova de Títulos tem o objetivo de comparar o histórico dos candidatos. Portanto, é o momento de observar as especializações na carreira de cada candidato, além da experiência profissional.

Da mesma forma, a Pós-Graduação garante outro benefício: melhor salário. O Adicional de Qualificação é um bônus na remuneração, que funciona como uma forma de incentivar o funcionário público a se aperfeiçoar na área de atuação. Assim, ele recebe uma adição percentual ao vencimento mensal que comprova a conclusão da Pós-Graduação.

Como conciliar a Pós-Graduação em Direito com o Concurso?

O dia possui apenas 24h, o que parece ser muito pouco quando se trabalha e se sabe que o pouco tempo livre tem que ser dedicado aos estudos. Portanto, separamos algumas dicas para otimizar o seu tempo de estudo e preparo para os concursos públicos. Veja:

  • Faça um cronograma de estudos;
  • Aproveite matérias;
  • Escolha uma Pós em Direito que atenda a seus objetivos;
  • Mantenha o foco e a dedicação.

Faça um cronograma de estudos

Primeiramente, é fundamental possuir um cronograma de estudos. Essa é uma das dicas mais importantes da lista. Afinal, o planejamento garante maior controle do tempo.

Mas, como definir um bom cronograma de estudos? Confira.

  • Defina seu objetivo final: tenha foco! Evite estudar para vários concursos e cursar uma Pós-Graduação ao mesmo tempo. 
  • Estabeleça prazos a longo e médio prazos: uma bela opção seria definir que em um mês, estudaria uma matéria específica do concurso e concluiria dois trabalhos da Pós em Direito.
  • Mensure o tempo disponível: quantas horas por semana e por mês você vai dedicar aos estudos?
  • Defina prioridades: é sabido que em toda prova existem disciplinas que merecem mais atenção. Portanto, invista nelas. O fluxo de uma pós é um pouco menor, então não há necessidade de afunilamento.
  • Diversifique e distribua disciplinas: evite estudar apenas uma disciplina por dia. Distribua essas disciplinas ao longo do dia e, se for necessário, quebre os temas em pequenos cronogramas para se atentar a Pós-Graduação.

Aproveite matérias

Certamente, na Pós-Graduação em Direito, você vai abordar temas presentes nos certames de concursos públicos. Os conteúdos são bem similares, sendo a principal diferença o aprofundamento dos temas. Afinal, estudar para concursos requer uma visão mais generalista, enquanto a Pós é exatamente o contrário.

Dessa forma, você não precisa estudar duas vezes a mesma matéria. Faça o mapeamento das matérias presentes na Pós e requisitadas no certame. Assim, você terá um tempo livre para se dedicar a outras disciplinas.

Escolha uma Pós-Graduação em Direito que atenda a seus objetivos

Escolha uma Pós-Graduação em Direito ligada ao que busca para sua carreira. Encare a especialização como uma abertura de possibilidades e não apenas como um certificado pendurado na parede. 

Nesse sentido, é importante optar por uma Pós que não apenas aborde o caminho jurídico que deseja seguir, mas também esteja de acordo com sua carga horária.

Mantenha o foco e dedicação

Estudar para uma vida melhor requer dedicação e concessões. Portanto, não é nada fácil lutar contra possíveis desmotivações. Porém, essa rotina não dura a vida inteira. Ela é o caminho para o seu objetivo principal, no qual a partir dela, vai poder desfrutar de seu esforço.

Entretanto, é importante ter  em mente a necessidade de respeitar os próprios limites: não negligencie o descanso e a hora de lazer. A produtividade depende de uma rotina saudável!

Pós-Graduação em Direito na UNISUAM

Pós-Graduação em Ciências Penais – Teoria e Prática

A Pós-Graduação em Ciências Penais – Teoria e Prática é fundamental para quem deseja se destacar em Direito Penal, Criminologia, Execução Penal e muito mais. Essa Pós-Graduação é voltada para questões práticas de mercado e concursos públicos, integrando a prática criminal aos conceitos teóricos.

É direcionada para os profissionais, principalmente concurseiros, que desejam atuar na Advocacia Criminal, Magistratura, Ministério Público ou Defensoria Pública, visando aprimorar a qualidade de produção das peças práticas de Processo Penal, as quais serão escritas e levadas a efeito de forma didática, para que o julgador avalie todos os conhecimentos teóricos e práticos de defesa e acusação.

Pós-Graduação em Direito Previdenciário e Trabalho – Teoria e Prática

A Pós em Direito Previdenciário e Trabalho tem um programa inovador que oferece uma abordagem abrangente entre teoria e prática

Dessa forma, no âmbito teórico, o profissional explora os fundamentos jurídicos essenciais, legislação, jurisprudência e doutrinas mais recentes. Assim, têm a oportunidade de compreender as bases conceituais e políticas públicas que permeiam o Direito Previdenciário e do Trabalho.

Analogamente, no que diz respeito à prática, o curso capacita os alunos com habilidades fundamentais, realizando estudo de casos, simulações, exercícios práticos, como elaboração de petições, condução de audiências, negociação de acordos, além de particularidades de atuação de órgãos como o INSS.

Portanto, se apresenta como o Curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário e Trabalho perfeito para quem busca aprimorar seus conhecimentos e habilidades nessas áreas específicas.



Venha para a UNISUAM e se torne um especialista!

Por Fernando Moura

Assistente de Comunicação das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X